A Sociedade Musical Beneficente Euterpe Friburguense completou 160 anos no dia 26 de fevereiro, mas devido à proximidade do carnaval, as comemorações foram adiadas para este sábado, 11. A “Centenária das Centenárias” fará um concerto especial, às 18h, na Praça Dermeval Barbosa Moreira.
A banda é a “Mais Antiga Expressão Cultural” do município e possui o título número 1 de Patrimônio Cultural Imaterial do Estado do Rio, além da Medalha Tiradentes, honraria concedida pela Assembleia Legislativa (Alerj). Além das grandiosas apresentações, a Euterpe se destaca pela formação musical de jovens com sua Escola de Música Samuel Antônio dos Santos, uma homenagem póstuma ao maestro fundador.
Na apresentação deste sábado, a Euterpe lançará sua camerata feminina formada pelas flautistas Maria Manuela e Andreza Rodrigues; a clarinetista Yara Gomes; a saxofonista Ruana Freimann; e a trompista Gabriele Amaro. No repertório preparado pelo maestro Nelson José da Silva, clássicos da MPB e da música internacional.
Deixe o seu comentário