Estúdio Samsara realiza o Yoga Festival a partir deste domingo

Evento online será realizado em comemoração ao Dia Internacional do Yoga
sexta-feira, 19 de junho de 2020
por Thiago Lima*

Neste domingo, 21 de junho. comemora-se o Dia Internacional do Yoga. Em vários lugares do mundo, milhares de pessoas aproveitam a data para conscientizar o público sobre a importância e benefícios do Yoga.  Em Nova Friburgo não será diferente. 

Proprietário do Samsara Estúdio de Yoga, o professor Igor Fonseca decidiu fazer o “Yogaday” em Friburgo com o propósito de reunir todos os grupos praticantes da cidade. Ele lembra que a prática do yoga leva o ser humano a um contato maior com o seu interior, possibilitando o despertar do que há de melhor em cada um. Para ele, a meditação traz diversos benefícios para a vida de quem a pratica, portanto, aprender a meditar é permitir a cada pessoa viver com saúde plena e descobrir um novo universo.

Em edições anteriores, A VOZ DA SERRA, que patrocina o evento, acertou uma parceria com o Nova Friburgo Country Club, que cedeu o espaço para o encontro, dando um ar especial a este dia importante. Veja como foi uma das edições em nosso canal no Youtube.

Já este ano, por conta da crise sanitária provocada pela Covid-19, o Estúdio Samsara realizará o tradicional evento de forma 100% on-line durante quatro dias seguidos, com uma programação elaborada e com professores convidados: haverá práticas de Yoga, meditação, conversas e muito mais. As ações acontecerão ao vivo no perfil deles no instagram (@estudiosamsara) e gravadas no IGTV. Também serão disponibilizar os links para o canal do Youtube, tudo de forma gratuita. 

O Yoga não é uma atividade competitiva e não tem a estética como foco. O objetivo é controlar a mente mas, claro, há muitos benefícios físicos como, por exemplo, aumento da flexibilidade e da agilidade, melhora da postura, conhecimento corporal e equilíbrio. É um exercício para qualquer pessoa, independentemente do gênero, idade e aptidão física. 

É importante lembrar que o Yoga não é uma religião, e sim, resumidamente, uma filosofia que trabalha corpo e mente. A palavra "Yoga" é derivada da palavra "Yug", um termo de origem sânscrita que significa “unir ou integrar” - portanto, Yoga é união. 

Por que Praticar Yoga? 

Por Igor Fonseca

Yoga é muito mais que uma disciplina física, ainda que essa seja a faceta mais conhecida do método e extremamente importante para uma ideia de saúde plena e integral. A verdade é que o yoga é mais célebre do que conhecido e, na realidade, trata-se de uma metodologia de autoconhecimento. Propõe usar a energia que gastamos com o mundo externo e todas as suas distrações para canalizá-la num estado de interiorização e, assim, alcançar um estado meditativo com maior lucidez.

Os cinco sentidos são insaciáveis aos estímulos externos e a mente, como uma esponja, absorve tudo que vem de fora e nem sempre sabe digerir todo esse conteúdo. Essa mente vulnerável está suscetível a todo tipo de perturbação: medo, insegurança, ansiedade, sentimento de incompletude, e uma grande identificação com os caprichos do ego. A consequência disso tudo está ligada à produção do sentimento de raiva, vaidades e ao estímulo a ignorância sobre uma falsa percepção em relação aos objetos do mundo.

Além disso, há uma reação em cadeia e todos esses sentimentos podem induzir a maus hábitos posturais, doenças psicossomáticas e o comprometimento da saúde física dos indivíduos.

Essa metodologia muito clara, distinta e sensível, estimula uma vigília sobre os cuidados com o corpo, com nosso ritmo interno através do controle respiratório, com a observação sobre as emoções produzidas nesse fluxo incessante de pensamentos. O grande retorno para o praticante está na construção de um bem estar duradouro, inteligente, e não condicionado a acontecimentos externos que estimulam nossos gostos e aversões. Essa busca por saúde integral e bem estar tem muito suporte neste tipo de prática.

Yoga Day e a data comemorativa

Essa data foi oficializada pela ONU em 2014 para celebrar o Yoga como uma prática que promove o bem estar e o progresso em nível global. Foi a primeira votação em que todos os 175 países concordaram unanimemente em promover esta prática. 

Nesta ocasião, o primeiro ministro da Índia usou as seguintes palavras: “A Yoga é um presente inestimável da antiga tradição indiana. Corporifica a unidade entre a mente e o corpo; o pensamento e a ação; o controle e a plenitude; a harmonia do homem com a natureza; uma abordagem holística para a saúde e o bem estar.”

Foi escolhido o dia 21 de junho em alusão ao solstício de inverno, que emana energias de renascimento e de renovação. O solstício é um evento que determina o início e continuidade dos ciclos que definem a vida de uma pessoa, como relacionamentos, trabalhos, projetos e família. 

 De acordo com a tradição, a primeira transmissão do conhecimento do Yoga foi feita neste dia pelo primeiro Guru. O solstício também é considerada uma data especial, quando as influências cósmicas tornam favoráveis as práticas espirituais. 

Estúdio oferece aulas on-line         

O momento atual é muito desafiador em todos os aspectos e qualquer prática que promova saúde, tranquilidade e lucidez deve ser extremamente bem recebida. Já que o momento pede isolamento social, em um ímpeto mundial de reinvenção, muitas plataformas de aulas online surgiram para incentivar essa prática. Neste caso, o Samsara também criou a sua plataforma, oferecendo aulas online com a mesma dedicação de uma experiência presencial.

As modalidade que podem ser acessadas através do site samsara.eadplataforma.com. Lá, você encontrará aulas de Yoga (Ashtanga, Vinyasa e Hatha), Yoga para Crianças, Yoga Restaurativa e Pilates Solo. Há também planos promocionais que consideram duas modalidades e um plano constituído por todas elas.         Para cada modalidade dessas mencionadas acima, o estúdio oferece uma aula experimental gratuita para que os interessados possam conhecer nossa metodologia. Além do festival, os alunos podem realizar as aulas do estúdio de forma virtual, já que o mesmo se encontra fechado devido a pandemia.

Programação completa do Yoga Festival 

Domingo, 21

  • 9h: Meditação Japamala com Vladimir Hersen (IGTV @estudiosamsara)

  • 11h: Live aula de Yoga com Igor Fonseca (Instagram @estudiosamsara) 

Segunda-feira, 22

  • 11h: Yoga Nidra com Sandra Sanglard (IGTV @estudiosamsara)

  • 20h: Live Método Restaurativo com Miila Derzett, Roberto Simões e Igor Fonseca (Instagram @estudiosamsara) 

Terça-feira, 23

  • 9h: Música de Rezo com Gauri (IGTV @estudiosamsara)

  • 10h: Live aula de Yoga com Patrícia Morgado (Instagram @estudiosamsara) 

  • 19h30: Live Mitologia Hindu com Maria Clara Rebel e Igor Fonseca (Instagram @estudiosamsara)

Quarta-feira, 24

  • 18h: Meditação encerramento com Cristiane Regina (IGTV @estudiosamsara)

*Reportagem do estagiário Thiago Lima com supervisão de Henrique Amorim

 

Publicidade

Apoie o jornalismo de qualidade

Há 75 anos A VOZ DA SERRA se dedica a buscar e entregar a seus leitores informações atualizadas e confiáveis, ajudando a escrever, dia após dia, a história de Nova Friburgo e região. Por sua alta credibilidade, incansável modernização e independência editorial, A VOZ DA SERRA consagrou-se como incontestável fonte de consulta para historiadores e pesquisadores do cotidiano de nossa cidade, tornando-se referência de jornalismo no interior fluminense, um dos veículos mais respeitados da Região Serrana e líder de mercado.

Assinando A VOZ DA SERRA, você não apenas tem acesso a conteúdo de qualidade, mantendo-se bem informado através de nossas páginas, site e mídias sociais, como ajuda a construir e dar continuidade a essa história.

Assine A Voz da Serra

TAGS: