Este sábado é mais um Dia D de vacinação contra o sarampo

Público-alvo agora é mais amplo, de 5 a 59 anos; Friburgo já tem 5 casos confirmados e mais de 40 em investigação
quinta-feira, 13 de fevereiro de 2020
por Jornal A Voz da Serra
Este sábado é mais um Dia D de vacinação contra o sarampo

Acontece neste sábado, 15, das 9h às 16h, mais um Dia D de mobilização de vacinação contra o sarampo. A nova campanha nacional lançada pelo Ministério da Saúde será realizada também em Nova Friburgo e tem como conceito “Mais proteção para a sua família”. As autoridades de saúde querem sensibilizar pais e responsáveis sobre os riscos de não vacinar seus filhos, reforçando que o sarampo é uma doença grave e que pode matar. Nesta etapa, a convocação será para mais de três milhões de pessoas  na faixa etária de 5 a 19 anos. Além do Dia D, a vacinação continuará nos postos de saúde até 13 de março. 

“É importante que as pessoas entendam as consequências de não se vacinar contra o Sarampo, que é um vírus de alta transmissibilidade, podendo uma pessoa infectada contaminar mais 18 pessoas. Por isso, os responsáveis devem ficar atentos e levar as crianças para tomarem a dose da vacina, que é gratuita. Também, nesse momento, os gestores estaduais e municipais de saúde devem unir forças para deixar o Brasil novamente livre da circulação do Sarampo”, destacou o ministro da Saúde, Luiz Henrique Mandetta.

Para a representante da Organização Mundial da Saúde (OMS) no Brasil, Socorro Gross, a vacinação junto com o aleitamento materno são as intervenções mais efetivas para proteger as crianças de doenças. “A responsabilidade da vacinação deve ser compartilhada entre o governo, os profissionais de saúde e toda a população. Todos devem trabalhar para que o Brasil se livre do Sarampo, e a única maneira de nos proteger é manter as vacinas em dia. As vacinas são seguras e a população tem que acompanhar e apoiar esse movimento”, disse Gross.

Onde se vacinar 

A vacinação será oferecida neste sábado em Friburgo nas seguintes unidades de saúde: Policlínica Sylvio Henrique Braune (Suspiro); postos de saúde Waldyr Costa (Conselheiro Paulino) e Tunney Kassuga (Olaria) e unidade básica de saúde José Copertino Nogueira (São Geraldo).

É importante que todos compareçam com o cartão de vacina em mãos para conferência. É necessário que cada pessoa receba ao longo da vida duas doses da vacina. Quem não tem o cartão precisa comparecer aos postos de saúde ou ESFs para atualizá-lo.

Casos em Friburgo 

A Secretaria de Saúde de Nova Friburgo informou na quarta-feira, 12, que subiu para cinco os casos confirmados de Sarampo no município, e para 44 os casos em investigação. Das 50 notificações de casos suspeitos na cidade, apenas uma foi descartada. Os casos confirmados são moradores dos bairros Olaria, Cascatinha e São Geraldo, além do Centro e distrito de Conselheiro Paulino. São quatro homens e uma mulher.

Entre os casos suspeitos, são 25 homens e 19 mulheres, seis do bairro Cônego e sete de Olaria. Entre eles, há quatro bebês e a grande maioria (32) tem entre 29 e 39 anos.

A doença

O sarampo é uma doença altamente contagiosa que pode evoluir para complicações e levar à morte. A doença pode ser evitada com a vacina tríplice viral, que protege também contra a rubéola e a caxumba. Ela é aplicada aos 12 meses, com reforço aos 15 meses com a tetraviral (sarampo, rubéola, caxumba e varicela). Até os 29 anos, a recomendação é tomar duas doses do imunizante. Entre 30 e 59 anos, a pessoa deve ser vacinada uma vez. Para quem não sabe se já tomou o número adequado de doses, a orientação é se imunizar.

Pesquisadores da Universidade de Harvard, nos Estados Unidos, conseguiram mostrar que o vírus do sarampo pode apagar, em média, 20% da memória imunológica do nosso organismo. Isso significa que pessoas que contraíram o vírus do Sarampo têm risco aumentado de terem outras doenças infecciosas, inclusive doenças que o organismo já havia criado defesas. É como se o vírus do Sarampo fosse a chave para liberar a entrada para novas doenças. 

Vacinar é importante para evitar complicações como cegueira e infecções generalizadas que podem levar a óbito. Por isso, o governo federal em parceria com os estados e municípios estão unindo esforços para vacinar 39,9 milhões de brasileiros, 20% da população, que hoje estão suscetíveis ao vírus do sarampo, de acordo com o Ministério da Saúde. A faixa etária de 20 a 29 anos concentra a maior parte desses brasileiros (35%).

 

LEIA MAIS

Confira a origem da data e a importância do profissional na sociedade

Instituição recebeu medicamentos que deveriam ter sido descartados há dois anos

Droga Paxlovid será distribuída em unidades de saúde para pacientes com mais de 65 anos

Publicidade
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Apoie o jornalismo de qualidade

Há 79 anos A VOZ DA SERRA se dedica a buscar e entregar a seus leitores informações atualizadas e confiáveis, ajudando a escrever, dia após dia, a história de Nova Friburgo e região. Por sua alta credibilidade, incansável modernização e independência editorial, A VOZ DA SERRA consagrou-se como incontestável fonte de consulta para historiadores e pesquisadores do cotidiano de nossa cidade, tornando-se referência de jornalismo no interior fluminense, um dos veículos mais respeitados da Região Serrana e líder de mercado.

Assinando A VOZ DA SERRA, você não apenas tem acesso a conteúdo de qualidade, mantendo-se bem informado através de nossas páginas, site e mídias sociais, como ajuda a construir e dar continuidade a essa história.

Assine A Voz da Serra

TAGS: saúde | vacina