Estado ganha programa de segurança alimentar para pessoas em situação de rua

Novidade foi instituída na semana passada por força de lei
segunda-feira, 31 de março de 2025
por Jornal A Voz da Serra
(Foto: Banco de Imagens / Alerj)
(Foto: Banco de Imagens / Alerj)

O Estado do Rio de Janeiro ganhou um Programa de Segurança Alimentar para Atendimento de Pessoas em Situação de Rua por força da nova lei 10.702/25, de autoria do deputado estadual Danniel Librelon (Republicanos), i sancionada pelo governador Cláudio Castro e publicada no Diário Oficial do Executivo da última quinta-feira, 27 de março. 

A nova lei garante que a segurança alimentar das pessoas que se encontram em situação de rua seja fortalecida através da colaboração entre os Centros de Referência Especializados de Assistência Social (Creas), Centros de Referência Especializados para População de Rua (Centros Pop) e os restaurantes populares. Além disso, o programa poderá contar com apoio da iniciativa privada para a distribuição de cestas básicas ou kits de alimentação com itens essenciais.

O deputado Daniel Librelon enfatiza que a atenção às pessoas que se encontram em vulnerabilidade social passa pela construção de políticas públicas: “É exatamente por isso que precisamos estruturar o segmento da alimentação desta população, sem passar, necessariamente, por iniciativas isoladas e sem nenhum tipo de apoio do poder público”, observou.

A proposta ainda prevê que o Governo do Estado busque subsídios para a criação de novas unidades de atendimento ou utilize espaços públicos e privados, como cozinhas comunitárias e refeitórios de escolas estaduais. O programa deverá ser instituído em conformidade com a lei 9.302/21, que instituiu a Política Estadual para a População em Situação de Rua no estado.

 

Publicidade
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Publicidade
ART E BIER - FESTIVAL DA CERVEJA ARTESANAL
Publicidade
Publicidade

Apoie o jornalismo de qualidade

Há 79 anos A VOZ DA SERRA se dedica a buscar e entregar a seus leitores informações atualizadas e confiáveis, ajudando a escrever, dia após dia, a história de Nova Friburgo e região. Por sua alta credibilidade, incansável modernização e independência editorial, A VOZ DA SERRA consagrou-se como incontestável fonte de consulta para historiadores e pesquisadores do cotidiano de nossa cidade, tornando-se referência de jornalismo no interior fluminense, um dos veículos mais respeitados da Região Serrana e líder de mercado.

Assinando A VOZ DA SERRA, você não apenas tem acesso a conteúdo de qualidade, mantendo-se bem informado através de nossas páginas, site e mídias sociais, como ajuda a construir e dar continuidade a essa história.

Assine A Voz da Serra

TAGS: