Estado do Rio vai sediar os Jogos Escolares Brasileiros em 2021

Competições, reunindo 17 modalidades, terão uma semana de duração e estão previstas para acontecer entre setembro e outubro
segunda-feira, 11 de janeiro de 2021
por Vinicius Gastin
Experiente no quesito jogos estudantis, Nova Friburgo quase recebeu os JEBs há 11 anos
Experiente no quesito jogos estudantis, Nova Friburgo quase recebeu os JEBs há 11 anos

O Estado do Rio de Janeiro foi o escolhido par aser a sede dos próximos Jogos Escolares Brasileiros (JEBs) em 2021. Com a decisão, começam este ano os preparativos para o evento, que é organizado pela Confederação Brasileira de Desporto Escolar (CBDE), com suporte da Secretaria Especial do Esporte do Ministério da Cidadania e apoio do Governo do Estado do Rio de Janeiro, por meio da Secretaria estadual de Esporte, Lazer e Juventude.

Nova Friburgo, por pouco, não sediou a competição em 2010. À época, o município concorreu com as cidades de Poços de Caldas-MG, Maringá-PR, Goiânia-GO, Fortaleza-CE, João Pessoa-PB e Blumenau-SC para receber a 5ª edição dos Jogos. A indicação é feita pelo governo brasileiro, após avaliar as condições estruturais, praças esportivas, rede hoteleira e demais possibilidades de cada município.

Os supervisores de eventos do Comitê Olímpico Brasileiro (COB) chegaram a se reunir com o então prefeito Heródoto Bento de Mello e alguns secretários daquela gestão e explicaram todos os detalhes sobre as exigências do COB e as responsabilidades que couberam ao município. Poços de Caldas acabou sendo o escolhido para receber o evento. Ainda assim, Nova Friburgo acumula grande experiência quando o assunto é evento estudantil. Prova disso são os Jogos Universitários Friburguenses, que reúnem milhares de estudantes anualmente no município. Há ainda os Jogos Municipais e o Intercolegiais como exemplos.

Em 2021, as competições terão uma semana de duração e estão previstas para acontecer entre setembro e outubro. Serão disputadas 17 modalidades reunindo cerca de 7,5 mil crianças e adolescentes, dos 12 a 14 anos, aproveitando a estrutura dos Jogos Olímpicos e Paralímpicos Rio 2016. Das modalidades, dez valerão como seletivas para os Jogos Sul-Americanos Escolares.

“Contar com a realização do JEBs no Rio de Janeiro reforça a disseminação dos valores do esporte entre os adolescentes e jovens. São em competições como esta que são identificados potenciais atletas de alto rendimento, além de contribuírem no espírito de coletividade e na boa formação de cidadãos”, afirmou o secretário estadual de Esporte, Lazer e Juventude, Felipe Bornier.

Os Jogos Estudantis Brasileiros (JEBs) foram a primeira competição escolar de abrangência nacional. Criada em 1969 pela antiga divisão de Educação Física e Desporto do Ministério da Educação e Cultura (DEF/MEC), a edição de estreia foi realizada em Niterói. Entre os objetivos estão fomentar a prática do esporte escolar com fins educativos; possibilitar a identificação de talentos esportivos nas escolas; contribuir para o desenvolvimento integral do aluno e garantir o conhecimento do esporte de modo a oferecer mais oportunidade de acesso à prática do esporte escolar aos alunos.

Publicidade
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Apoie o jornalismo de qualidade

Há 79 anos A VOZ DA SERRA se dedica a buscar e entregar a seus leitores informações atualizadas e confiáveis, ajudando a escrever, dia após dia, a história de Nova Friburgo e região. Por sua alta credibilidade, incansável modernização e independência editorial, A VOZ DA SERRA consagrou-se como incontestável fonte de consulta para historiadores e pesquisadores do cotidiano de nossa cidade, tornando-se referência de jornalismo no interior fluminense, um dos veículos mais respeitados da Região Serrana e líder de mercado.

Assinando A VOZ DA SERRA, você não apenas tem acesso a conteúdo de qualidade, mantendo-se bem informado através de nossas páginas, site e mídias sociais, como ajuda a construir e dar continuidade a essa história.

Assine A Voz da Serra

TAGS: