Estado do Rio ganha novo patrulhamento nas divisas

Novidade substitui a Barreira Fiscal e passa a ter uma Coordenadoria de Inteligência para atuar na investigação e recuperação de ativos
terça-feira, 31 de agosto de 2021
por Jornal A Voz da Serra
Barreira da Operação Foco (Divulgação)
Barreira da Operação Foco (Divulgação)

O Governo do Estado do Rio de Janeiro lançou a Força Especial de Controle de Divisas, denominada Operação Foco. A nova ação substitui o programa Barreira Fiscal e inaugura em sua estrutura uma Coordenadoria de Inteligência que vai nortear as ações do programa visando à recuperação de ativos em ações de patrulhamento nas divisas do estado do Rio com os estados de Minas Gerais, São Paulo e Espírito Santo. No Centro-Norte fluminense, a há uma divisa com Minas no município de Carmo, vizinho a Além Paraíba-MG. 

A nova operação vai atuar de forma integrada com órgãos estaduais, federais, municipais e, principalmente, com a Inteligência da Polícia Civil. “Vamos atuar em integração com vários órgãos, numa força-tarefa para realizar uma fiscalização de barreiras cada vez mais eficaz, com uma grande cooperação da Secretaria estadual de Fazenda. Um dos principais focos da nova operação é aumentar a arrecadação do estado do Rio, utilizando a inteligência no monitoramento das fronteiras do Rio de Janeiro”, afirmou o secretário estadual da Casa Civil, Nicola Miccione.

O objetivo é ter maior controle das divisas do estado do Rio e desmontar redes, aumentando o mercado formal que recolhe tributos. O controle, além de trabalhar na recuperação de ativos, também vai atuar na repressão ao crime e à entrada de armas e drogas no estado. “As fronteiras estaduais têm sido território de atuação de organizações criminosas responsáveis por grande parte da perda de arrecadação do estado. E, por isso, a Operação Foco é essencial na retomada do Rio de Janeiro. O objetivo é contribuir, por meio de uma atuação integrada e pautada pela inteligência, para a segurança e o aumento da arrecadação do nosso estado”, observou o subsecretário Especial de Controle de Divisas, Edu Guimarães.

A Operação Foco vai atuar de maneira volante em vários pontos de entrada para o estado, além de manter a fiscalização nos postos fixos de Itatiaia, Levy Gasparian, Campos dos Goytacazes, Angra dos Reis e Itaperuna. O programa visa aprimorar e intensificar a atuação conjunta com auditores fiscais da Secretaria estadual de Fazenda.

 

LEIA MAIS

Serão liberados R$ 150 milhões para financiar projetos nos municípios

Polícias Civil e Militar fizeram comunicado sobre mensagens compartilhadas em redes sociais sobre possível massacre de estudantes em Nova Friburgo

Município é o 4º que mais socorre vítimas de agressores na Região Serrana; 11º BPM ganhará picape 4x4 para locais de difícil acesso

Publicidade
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Apoie o jornalismo de qualidade

Há 79 anos A VOZ DA SERRA se dedica a buscar e entregar a seus leitores informações atualizadas e confiáveis, ajudando a escrever, dia após dia, a história de Nova Friburgo e região. Por sua alta credibilidade, incansável modernização e independência editorial, A VOZ DA SERRA consagrou-se como incontestável fonte de consulta para historiadores e pesquisadores do cotidiano de nossa cidade, tornando-se referência de jornalismo no interior fluminense, um dos veículos mais respeitados da Região Serrana e líder de mercado.

Assinando A VOZ DA SERRA, você não apenas tem acesso a conteúdo de qualidade, mantendo-se bem informado através de nossas páginas, site e mídias sociais, como ajuda a construir e dar continuidade a essa história.

Assine A Voz da Serra

TAGS: Segurança