O Governo do Estado do Rio de Janeiro lançou a Força Especial de Controle de Divisas, denominada Operação Foco. A nova ação substitui o programa Barreira Fiscal e inaugura em sua estrutura uma Coordenadoria de Inteligência que vai nortear as ações do programa visando à recuperação de ativos em ações de patrulhamento nas divisas do estado do Rio com os estados de Minas Gerais, São Paulo e Espírito Santo. No Centro-Norte fluminense, a há uma divisa com Minas no município de Carmo, vizinho a Além Paraíba-MG.
A nova operação vai atuar de forma integrada com órgãos estaduais, federais, municipais e, principalmente, com a Inteligência da Polícia Civil. “Vamos atuar em integração com vários órgãos, numa força-tarefa para realizar uma fiscalização de barreiras cada vez mais eficaz, com uma grande cooperação da Secretaria estadual de Fazenda. Um dos principais focos da nova operação é aumentar a arrecadação do estado do Rio, utilizando a inteligência no monitoramento das fronteiras do Rio de Janeiro”, afirmou o secretário estadual da Casa Civil, Nicola Miccione.
O objetivo é ter maior controle das divisas do estado do Rio e desmontar redes, aumentando o mercado formal que recolhe tributos. O controle, além de trabalhar na recuperação de ativos, também vai atuar na repressão ao crime e à entrada de armas e drogas no estado. “As fronteiras estaduais têm sido território de atuação de organizações criminosas responsáveis por grande parte da perda de arrecadação do estado. E, por isso, a Operação Foco é essencial na retomada do Rio de Janeiro. O objetivo é contribuir, por meio de uma atuação integrada e pautada pela inteligência, para a segurança e o aumento da arrecadação do nosso estado”, observou o subsecretário Especial de Controle de Divisas, Edu Guimarães.
A Operação Foco vai atuar de maneira volante em vários pontos de entrada para o estado, além de manter a fiscalização nos postos fixos de Itatiaia, Levy Gasparian, Campos dos Goytacazes, Angra dos Reis e Itaperuna. O programa visa aprimorar e intensificar a atuação conjunta com auditores fiscais da Secretaria estadual de Fazenda.
Deixe o seu comentário