Estado cria Fórum dos Conselhos Comunitários de Segurança

Estrutura permanente gerida pelo Estado prevê maior participação social na segurança pública
quarta-feira, 23 de junho de 2021
por Jornal A Voz da Serra
Estado cria Fórum dos Conselhos Comunitários de Segurança

O Governo do Estado do Rio  anunciou nesta semana a criação do Fórum Permanente dos Conselhos Comunitários de Segurança que será administrado pelo Instituto de Segurança Pública (ISP). O fórum terá o governador Cláudio Castro como presidente e contará com a participação dos secretários estaduais das Polícias Civil e Militar.

De acordo com o  decreto 47.651/2021, publicado no Diário Oficial do Estado do Rio, o novo regulamento dos conselhos comunitários de segurança (CCS) tem como objetivo atualizar a normatização do funcionamento desses órgãos e modernizar suas estruturas, que estão em atuação desde 1999. O novo regulamento será apresentado aos 62 presidentes dos Conselhos de Segurança de todo o estado, inclusive o de Nova Friburgo, no primeiro Fórum Permanente, nesta quarta-feira, 23, no Rio de Janeiro.

Vale ressaltar que os conselhos comunitários de segurança do ISP são canais de comunicação entre a sociedade civil e as secretarias estaduais de Polícia Civil e de Polícia Militar, atuando como colaboradores voluntários, não remunerados e comprometidos com a redução da violência e da criminalidade.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Cada conselho atua em uma Área Integrada de Segurança Pública (Aisp) e seu funcionamento se dá de forma democrática. A cada dois anos, os presidentes são eleitos através de um pleito com voto secreto. Qualquer pessoa que tenha comparecido a 50% das reuniões e que tenha vínculo com a Aisp está apta a votar e se candidatar aos cargos da diretoria.

 

LEIA MAIS

Serão liberados R$ 150 milhões para financiar projetos nos municípios

Polícias Civil e Militar fizeram comunicado sobre mensagens compartilhadas em redes sociais sobre possível massacre de estudantes em Nova Friburgo

Município é o 4º que mais socorre vítimas de agressores na Região Serrana; 11º BPM ganhará picape 4x4 para locais de difícil acesso

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Apoie o jornalismo de qualidade

Há 79 anos A VOZ DA SERRA se dedica a buscar e entregar a seus leitores informações atualizadas e confiáveis, ajudando a escrever, dia após dia, a história de Nova Friburgo e região. Por sua alta credibilidade, incansável modernização e independência editorial, A VOZ DA SERRA consagrou-se como incontestável fonte de consulta para historiadores e pesquisadores do cotidiano de nossa cidade, tornando-se referência de jornalismo no interior fluminense, um dos veículos mais respeitados da Região Serrana e líder de mercado.

Assinando A VOZ DA SERRA, você não apenas tem acesso a conteúdo de qualidade, mantendo-se bem informado através de nossas páginas, site e mídias sociais, como ajuda a construir e dar continuidade a essa história.

Assine A Voz da Serra

TAGS: Segurança