Estado adota novas medidas para tentar conter avanço da pandemia

Superlotação em hospitais da capital pode fazer com que unidades de saúde friburguenses absorvam demanda de pacientes
quinta-feira, 26 de novembro de 2020
por Guilherme Alt (guilherme@avozdaserra.com.br)
Estado adota novas medidas para tentar conter avanço da pandemia

O governador em exercício Cláudio Castro anunciou na última terça-feira, 24, novas medidas para prevenir o avanço da Covid-19 no Estado do Rio de Janeiro. Segundo ele, estarão disponíveis para a população, em breve, 214 leitos na capital, testagem em massa e diagnósticos precoce, com exames de PCR e de imagem. As ações – que terão duração, a princípio de 15 dias – foram discutidas em reuniões com profissionais de saúde, prefeitos da Região Metropolitana e representantes de diversos setores da economia, como comércio, transporte, turismo e cultura. 

Durante uma entrevista coletiva no Palácio Guanabara, Castro ressaltou ainda a importância da participação da população fluminense no combate e prevenção à doença para que o Rio de Janeiro não precise adotar ações mais restritivas. Há a expectativa que as demais regiões, incluindo a Região Serrana, seja contempladas com essas medidas.    “Com o aumento dos indicadores da doença, me reuni com representantes da sociedade civil e de prefeituras da Região Metropolitana para estabelecer todas as medidas em conjunto. Firmamos um pacto para que não precisemos parar o Rio de Janeiro e vamos ser mais rigorosos em relação às prevenções como distanciamento social, uso de máscaras e aglomeração de pessoas. Precisamos nos unir para termos resultados positivos”, disse o governador em exercício.

Cláudio Castro ressaltou que o Rio de Janeiro ainda não enfrenta uma segunda onda da doença, mas que o Governo do Estado já está tomando todas as precauções em parceria com o Governo Federal e os municípios. Segundo o governador, a curva da doença é acompanhada diariamente pela Subsecretaria Extraordinária de Covid-19, da Secretaria estadual de Saúde, e as medidas anunciadas esta semana serão avaliadas ao longo dos próximos 15 dias.

“Contamos com a ajuda de empresários, dos shoppings, restaurantes e equipamentos de cultura, que vão aumentar os cuidados de higiene. Não podemos nos descuidar até que a vacina chegue. É importante deixar claro que estamos sempre monitorando os casos e vamos informar a população sobre as ações. Não haverá falta de transparência. O mais importante é garantir a segurança das pessoas e salvar vidas”, destacou Castro.

Novos leitos

Os novos leitos foram distribuídos nas seguintes unidades, em parceria com o Ministério da Saúde e a Secretaria Municipal de Saúde da capital: Hospital Estadual Anchieta (25 leitos); Hospital Universitário Pedro Ernesto (45); Hospital São Francisco na Providência de Deus (60); Hospital Universitário Clementino Fraga Filho (25); Hospital Universitário Graffrée e Guinle (13); Instituto Nacional de Infectologia da Fundação Oswaldo Cruz (36); e Hospital Estadual São Sebastião (10). A previsão é de que mais 400 leitos sejam disponibilizados nos próximos dias.

A partir do dia 7 de dezembro, serão suspensas as cirurgias eletivas nos hospitais de urgência e emergência do Sistema Único de Saúde (SUS) no Rio de Janeiro. No entanto, serão mantidas todas as cirurgias eletivas de alta complexidade, como oncologia, bariátrica, vasculares, ortopédicas e neurológicas. “Vamos acompanhar a regulação e, dessa forma, providenciar mais leitos. Nós estamos fazendo tudo em comum acordo com os órgãos de controle. Vamos seguir protocolos para o atendimento do paciente, de acordo com a faixa etária, possíveis comorbidades e segundo as necessidades de cada um. Todas as nossas decisões serão reavaliadas em encontros semanais”, afirmou o secretário de Saúde, Carlos Alberto Chaves.

Com hospitais lotados, Rio volta a ter fila para internações

Segundo o site G1, acabaram as vagas de leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) destinados a pacientes com coronavírus no Rio de Janeiro. Na última quarta-feira, 25, o número de pacientes que precisam de leitos de UTI de Covid-19 já é maior do que o número de vagas nos hospitais públicos da capital. Ainda de acordo com o portal de notícias, alguns pacientes chegam a esperar mais de 15 dias por uma transferência, sem o atendimento adequado. 

Na manhã de ontem, 25, por exemplo, 86 pacientes precisavam de terapia intensiva, mas só 37 leitos na cidade do Rio estavam livres. A prefeitura carioca informou que suspendeu as cirurgias eletivas na rede municipal, e que essa semana abriu mais 20 leitos de Covid-19. Com a superlotação nas unidades, caso haja a necessidade, há a possibilidade desses pacientes serem realocados em cidades vizinhas e Nova Friburgo pode ser um dos destinos, já que em ocasiões anteriores, quando houve a necessidade, o município absorveu a demanda. 

 

LEIA MAIS

Confira a origem da data e a importância do profissional na sociedade

Instituição recebeu medicamentos que deveriam ter sido descartados há dois anos

Ao todo, cerca de 18 imunizantes estarão disponíveis para todas as idades, mas especialmente para as crianças e adolescentes

Publicidade
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Apoie o jornalismo de qualidade

Há 78 anos A VOZ DA SERRA se dedica a buscar e entregar a seus leitores informações atualizadas e confiáveis, ajudando a escrever, dia após dia, a história de Nova Friburgo e região. Por sua alta credibilidade, incansável modernização e independência editorial, A VOZ DA SERRA consagrou-se como incontestável fonte de consulta para historiadores e pesquisadores do cotidiano de nossa cidade, tornando-se referência de jornalismo no interior fluminense, um dos veículos mais respeitados da Região Serrana e líder de mercado.

Assinando A VOZ DA SERRA, você não apenas tem acesso a conteúdo de qualidade, mantendo-se bem informado através de nossas páginas, site e mídias sociais, como ajuda a construir e dar continuidade a essa história.

Assine A Voz da Serra