O Governo do Estado do Rio de Janeiro deu mais um passo no avanço rumo à digitalização completa dos serviços públicos com a criação dos certificados e diplomas escolares digitais para os alunos e ex-alunos das escolas estaduais. Com a novidade, estudantes e egressos da rede poderão solicitar os documentos de forma digital, remota e totalmente gratuita.
A iniciativa que já está disponível não só simplifica o processo de obtenção de certificados, mas também garante o acesso rápido e seguro a um documento crucial para a vida dos estudantes. A medida é voltada para os concluintes do 3° ano do Ensino Médio em todas as suas modalidades de ensino da rede estadual, que incluem ainda o Ensino de Jovens e Adultos (EJA) e a Educação Profissional. O pedido pode ser feito a qualquer momento após a conclusão do curso, comprovando assim que o aluno concluiu os estudos e facilitando seu progresso na vida acadêmica ou profissional.
“Esse é mais uma prova de que o Estado continua avançando na transformação digital e essa iniciativa é mais uma prova disso. O mundo de hoje é conectado e dinâmico e o Rio de Janeiro não poderia ficar para trás, ainda mais em uma área tão importante como a educação. Agora, nossos jovens podem solicitar o documento mesmo que não estejam no estado ou até no país. Isso é um avanço significativo e muito importante para tornar a vida do cidadão mais simples e menos burocrática”, afirmou o governador Cláudio Castro ao lançar a medida, na semana passada.
A disponibilização dos certificados digitais envolve ainda a Secretaria estadual de Transformação Digital e o Centro de Tecnologia de Informação e Comunicação do Estado do Rio de Janeiro (Proderj), que juntos com a Secretaria estadual de Educação (Seeduc) puderam implementar essa mudança.
O primeiro certificado 100% digital foi expedido para o aluno Gustavo Cirilo, do Colégio Estadual Antônio Prado Júnior, na Praça da Bandeira, na capital. O jovem concluiu o Ensino Médio em 2016, mas ainda não tinha retirado o documento físico, o qual precisava apresentar na instituição de Ensino Superior onde cursa graduação. Para ele, a iniciativa vai revolucionar a vida de todos. “O que foi feito aqui é um marco no estado e um legado gigantesco para os alunos. Foram poucos cliques para conseguir o certificado digital. Acredito que os estudantes vão ficar muito felizes”, afirmou Cirilo.
Como solicitar
Para formalizar o pedido basta acessar o portal oficial do Governo do Estado do Rio de Janeiro (www.rj.gov.br) e pesquisar por “Certificado de Conclusão do Ensino Médio”. Em seguida, o interessado irá acessar o serviço usando sua conta gov.br e preencher os dados.
Após esta etapa, a secretaria irá providenciar a documentação que será remetida para a escola onde o aluno estudou providenciar as devidas assinaturas. Feito isso, o arquivo é remetido ao e-mail do solicitante, informado no ato do pedido. O prazo para o envio é de até 90 dias, podendo ocorrer antes.
A medida se soma a outras iniciativas do Governo do Estado para reduzir a burocracia na obtenção de documentos, além de auxiliar pessoas que não moram mais nos municípios fluminenses e contribuir diretamente com a sustentabilidade e o meio ambiente com a menor emissão de papéis.
Documento físico
Além da versão digital enviada por e-mail, o documento físico estará ainda à disposição na escola onde o aluno concluiu o Ensino Médio, caso seja necessário ou o aluno queira. O link para solicitação do certificado digital é: https://www.rj.gov.br/servico/solicitar-certificado-de-conclusao-do-ensino-medio-para-alunos-da-rede-estadual27
Deixe o seu comentário