Escola da Cultura vai capacitar profissionais da área

Serão oferecidos cursos para elaboração de projetos e inscrições em editais e chamadas públicas
quarta-feira, 12 de maio de 2021
por Jornal A Voz da Serra
O programa Escola da Cultura foi lançado nesta semana, no Rio, com apresentação musical (Foto: Eliane Carvalho)
O programa Escola da Cultura foi lançado nesta semana, no Rio, com apresentação musical (Foto: Eliane Carvalho)

Para democratizar o acesso a recursos financeiros para produções culturais e garantir a recuperação econômica do setor, o Governo do Estado do Rio de Janeiro, através da sua Secretaria de Cultura e Economia Criativa, lançou nesta semana a Escola da Cultura. Com a novidade, serão oferecidos cursos livres para orientar profissionais da área e o público em geral na elaboração de projetos e inscrições em editais e chamadas públicas. A primeira capacitação acontece nesta quinta-feira, 13.

“Muito atingido pela pandemia, o setor cultural ganha mais uma ajuda com a criação da Escola da Cultura. Através dela, iremos auxiliar profissionais, agentes públicos e sociedade a entender melhor sobre a Lei Estadual de Incentivo e o Fundo Estadual de Cultura, por exemplo, para que possam concorrer nos editais de apoio ao setor. Em um ano, lançamos nove editais, que somam recursos no valor de R$ 110 milhões. Um investimento importante também para a retomada da economia fluminense”, disse o governador Cláudio Castro ao lançar a Escola da Cultura.

Segundo a secretária de Cultura e Economia Criativa, Danielle Barros, o Governo do Estado vai fechar parcerias, acordos e convênios com instituições públicas, como o Detran, e privadas, como a rede de lojas Caçula, para que possam auxiliar nas qualificações. A Escola da Cultura será itinerante e vai percorrer todas os municípios fluminenses.

“A escola vai atuar refletindo o ato administrativo em ações por todo o Estado do Rio, com aumento quantitativo e qualitativo das produções culturais, com impactos na economia local, no turismo e na geração de emprego e renda”, afirmou a secretária.

Primeira ação

Na primeira capacitação promovida pela Escola da Cultura, uma consultora do Senac vai detalhar as regras dos editais de carnaval, voltados para escolas de samba e blocos. Ao todo, serão destinados R$ 4,3 milhões para as agremiações. As inscrições podem ser feitas até dia 25 deste mês. Para se inscrever na palestra online, é só clicar aqui.  

Publicidade

Apoie o jornalismo de qualidade

Há 76 anos A VOZ DA SERRA se dedica a buscar e entregar a seus leitores informações atualizadas e confiáveis, ajudando a escrever, dia após dia, a história de Nova Friburgo e região. Por sua alta credibilidade, incansável modernização e independência editorial, A VOZ DA SERRA consagrou-se como incontestável fonte de consulta para historiadores e pesquisadores do cotidiano de nossa cidade, tornando-se referência de jornalismo no interior fluminense, um dos veículos mais respeitados da Região Serrana e líder de mercado.

Assinando A VOZ DA SERRA, você não apenas tem acesso a conteúdo de qualidade, mantendo-se bem informado através de nossas páginas, site e mídias sociais, como ajuda a construir e dar continuidade a essa história.

Assine A Voz da Serra

TAGS: