Depois de um período com chuvas abaixo da média, em algumas regiões do país, como no Sudeste, o período chuvoso vem chegando com força. Este fenômeno é muito comum em países tropicais, como é o caso do Brasil, que possui praticamente duas estações ao longo do ano: uma fria e seca e outra quente e chuvosa.
Com a chegada de novembro, conforme informações do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), é importante redobrar a atenção. Isso porque “os modelos climáticos apontam que ao menos nos meses de novembro e dezembro de 2021 os acumulados de chuva tendem a ficar acima da média climatológica do período. Em relação a temperatura, os modelos apontam que, principalmente em dezembro, elas ficarão acima da média. Vale ressaltar que em 21 de dezembro tem início o verão, estação com maior ocorrência de tempestades, e com isso os alertas e medidas preventivas em relação aos riscos de fenômenos meteorológicos adversos devem ser redobrados”.
Em anos anteriores, assim como já ocorreu em setembro deste ano em Nova Friburgo, houve registros de tempestades, quedas de árvores e objetos lançados sobre a rede de distribuição de energia elétrica. Por isso é preciso ficar atento aos riscos que essas situações trazem e adotar medidas preventivas.
“A concessionária de energia Energisa se prepara com frequência para enfrentar as situações de contingência. Simulamos situações críticas, treinamos nossas equipes, definimos as responsabilidades para atuarmos com agilidade e segurança, minimizando os impactos se algo vier a acontecer. Torcemos sempre para que nada aconteça, mas precisamos estar sempre preparados para todas as situações”, explica Anderson Rabelo, gerente de Operações da Energisa.
Ele destaca também o quanto é importante a atenção da população em adotar medidas de segurança em dias de chuva e tempestades com raios. “Os raios podem atingir diretamente as pessoas e imóveis ou por meio de objetos metálicos, telefonia, antenas externas, redes de TV e internet via cabo. Por isso, ao perceber uma tempestade se aproximando, o recomendável é retirar todos os equipamentos da tomada e ficar em local seguro. Os ventos, que muitas das vezes chegam a ultrapassar os 60 km/h, podem lançar objetos sobre as redes de energia”, observa Rabelo que recomenda um vídeo bem fácil (ACESSE AQUI) para quem quer se proteger.
O perigo dos raios
Segundo o Inpe, o Brasil é líder em incidência de raios no mundo, com mais de 75 milhões de descargas para o solo a cada ano. Considerando somente o município de Nova Friburgo, a concessionária Energisa registrou em 2020, a queda de pelo menos oito mil raios (nuvem-solo). A empresa recomenda que em caso de ocorrência com a rede elétrica nunca se deve tocar nos fios. A população deve imediatamente entrar em contato com a Energisa pelos canais de atendimento: aplicativo para celular Energisa On; Gisa: (22) 9 9292-4081 (assistente virtual da Energisa pelo WhatsApp); site www.energisa.com.br e o call center: 0800 032 0196.
Deixe o seu comentário