Enem: divulgação do gabarito oficial será antecipada

Ministério da Educação acredita que resultado seja conhecido ainda esta semana
segunda-feira, 11 de novembro de 2024
por Jornal A Voz da Serra
(Foto: Freepik)
(Foto: Freepik)

No último domingo,10, ocorreu o segundo dia de provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), quando os inscritos testaram os conhecimentos em 90 questões de múltipla escolha de ciências da natureza (química, física e biologia) e de matemática. No domingo anterior, 3, primeiro dia de provas, os candidatos submeteram-se às provas de linguagens e ciências humanas e uma redação.

Ainda na noite de domingo, 10, o ministro da Educação, Camilo Santana, informou que a divulgação do gabarito oficial do Enem será antecipada. A previsão era divulgar o gabarito no próximo dia 20, mas o ministro disse que o resultado sairá ainda nesta semana. Segundo o ministro, o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), responsável pela aplicação do exame, informará a nova data. Conforme o cronograma, a entrega final dos resultados está prevista para o dia 13 de janeiro de 2025. 

Presença e abstenção

No segundo dia de provas, pelo menos 69,4% dos candidatos compareceram. O percentual é inferior aos presentes no primeiro dia de provas (73,4%). A abstenção no segundo dia foi de 30,6%, superior ao primeiro dia de provas (26,6%) e ligeiramente menor em comparação ao segundo dia de provas em 2023 (32%). No total, foram mais de 4,3 milhões de inscritos no Enem em todo o Brasil. 

Também foi registrado aumento no número de concluintes do ensino médio oriundos de escolas públicas. O número saltou de 58% (1,1 milhão) no ano passado para 94% (1,6 milhão) neste ano. "Esse foi um esforço feito pelo MEC, não tenho dúvida do impacto do programa pé-de-meia. Para o aluno que está no 3º ano do ensino médio, é gratuita a inscrição. O Enem é a porta de entrada para o ensino superior e para o acesso a todas as políticas públicas estaduais e federais", ressaltou o ministro.

Ocorrências

Em coletiva de imprensa na qual fez um balanço do segundo dia de provas, o ministro Camilo Santana disse que não foram registradas ocorrências graves, ou seja, não foi necessário cancelar a aplicação das provas em nenhum local. Conforme dados do Inep, 1,9 mil participantes foram eliminados neste domingo,10, por descumprirem as regras do edital, como portar equipamentos eletrônicos ou deixar o local do exame com o caderno de provas antes dos 30 minutos finais do tempo de prova.

Quanto às ocorrências, foram registradas 1.037, como emergências médicas e falta de energia elétrica estão entre as situações ocorridas. No primeiro dia de provas, 4.999 candidatos foram eliminados e foram registradas 689 ocorrências. 

Reaplicação das provas 

Os participantes que perderam as provas, no primeiro e segundo dias, do Enem 2024 por problemas logísticos ou por com doenças previstas no edital já podem solicitar a reaplicação das provas. O prazo vai até o próximo dia 15. As provas serão reaplicadas nos dias 10 e 11 de dezembro. Haverá apenas uma reaplicação de provas do Enem 2024.

Policiamento

A Secretaria estadual de Polícia Militar do Rio de Janeiro mobilizou 4.200 agentes para o segundo dia de provas do Enem em todo o estado. As provas foram aplicadas em 700 locais da Região Metropolitana e do interior, e não foram registradas alterações durante a aplicação. De acordo com o planejamento do comando da corporação, foram empregadas mais de 920 viaturas e um helicóptero realizou sobrevoos nas cidades onde foi realizado o exame.

O planejamento da Subsecretaria de Gestão Operacional da corporação se concentrou na escolta das provas (ida e volta) e no patrulhamento ostensivo em vias públicas e modais de transporte nos 52 municípios fluminenses onde o exame foi aplicado para aproximadamente 300 mil estudantes. Na semana anterior, a mobilização de mais de 6.760 policiais militares garantiu a tranquilidade durante a realização da primeira etapa do Enem. (Com informações da Agência Brasil

 

Publicidade
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Apoie o jornalismo de qualidade

Há 79 anos A VOZ DA SERRA se dedica a buscar e entregar a seus leitores informações atualizadas e confiáveis, ajudando a escrever, dia após dia, a história de Nova Friburgo e região. Por sua alta credibilidade, incansável modernização e independência editorial, A VOZ DA SERRA consagrou-se como incontestável fonte de consulta para historiadores e pesquisadores do cotidiano de nossa cidade, tornando-se referência de jornalismo no interior fluminense, um dos veículos mais respeitados da Região Serrana e líder de mercado.

Assinando A VOZ DA SERRA, você não apenas tem acesso a conteúdo de qualidade, mantendo-se bem informado através de nossas páginas, site e mídias sociais, como ajuda a construir e dar continuidade a essa história.

Assine A Voz da Serra

TAGS: