Está chegando um dos momentos mais aguardados por milhares de estudantes do país, as provas do Enem, o Exame Nacional do Ensino Médio. E muitos candidatos aguardam por dicas que possam ajudá-los nessa fase. É através da nota desse exame que aqueles que buscam uma vaga no ensino superior, conseguem entrar em universidades públicas, garantem bolsas de estudo em faculdades particulares e até financiamento estudantil a juros baixos.
A prova do Enem é corrigida com base no TRI (Teoria de Resposta ao Item), conjunto de modelos matemáticos que representam a relação entre a probabilidade de o aluno responder corretamente a uma questão, seu conhecimento na área em que está sendo avaliado e as características (parâmetros) dos itens. Ou seja, cada item é analisado como: 1) poder de discriminação em relação à dificuldade da questão; 2) grau de dificuldade; 3) possibilidade de acerto ao acaso.
As provas do Enem serão aplicadas nos dias 3 e 10 de novembro, dois domingos. Com mais de 3,9 milhões de inscritos, o Enem é uma das principais maneiras de começar o ensino superior no Brasil. Se você está se preparando para o Enem 2024 ou ainda nem começou, aqui vão algumas dicas que podem ajudar a focar nos estudos:
Priorize o descanso
Uma boa noite de sono afeta diretamente a performance e o aprendizado, proporcionando mais qualidade no desempenho de maneira geral. Tenha uma rotina, busque dormir no mesmo horário e faça a higiene do sono, se desligue das telas (smartphones e computadores) por pelo menos uma hora antes.
Busque por uma atividade física
Já foi comprovado em pesquisas que atividade física contribui para o aumento de produtividade e foco. Pode ser uma caminhada ou corrida ao ar livre por pelo menos 30 minutos por dia, já faz diferença, tanto na saúde física quanto mental.
Faça pausas
Tão importante quanto uma boa noite de sono, fazer pausas é essencial para ajudar na memorização dos conteúdos. Entre os recursos, há a técnica Pomodoro, método de gerenciamento de tempo desenvolvido por Francesco Cirillo no final da década de 1980, que consiste em estabelecer quatro ciclos de 25 minutos de foco total e cinco minutos de pausa.
Direcione seus estudos
É super comum que cada aluno tenha mais facilidade com uma determinada matéria. Utilize isso ao seu favor, dessa forma você consegue priorizar as áreas que precisam de mais atenção. Algumas plataformas de educação, por exemplo, conseguem monitorar seu desempenho de respostas e acertos e fornecem um relatório bem detalhado sobre as áreas nas quais você tem mais aptidão.
Faça revisões
Estude todos os dias e revise os materiais nos fins de semana. Nessa hora, use e abuse da criatividade: faça flashcards, elabore mapas mentais, escreva resumos, releia o conteúdo em voz alta. Veja qual método encaixa melhor em sua rotina de estudos.
Resolva questões
Terminou a aula? Resolva questões. Assim, é possível sintetizar mais os conteúdos e mapear onde está errando na compreensão da matéria, facilitando, também, a hora da revisão semanal.
Faça simulados e utilize banco de questões
Separe alguns dias para fazer provas antigas do Enem no mesmo tempo do dia do exame. Com isso, você estará melhor preparado tanto em relação aos conteúdos quanto ao emocional para a avaliação.
Treine a redação
A redação é uma parte importante do Enem. Pratique escrevendo sobre diferentes temas e revise suas redações para melhorar. Esteja atento à estrutura dissertativo-argumentativa exigida pela prova e treine sua capacidade de argumentação e coerência textual.
Baseie-se em provas anteriores
Estudar com base em provas anteriores ajuda a entender o estilo das questões e a se familiarizar com os temas recorrentes. Além disso, isso pode aprimorar seu tempo de resolução, assim como identificar seus pontos fortes e fracos, direcionando seu estudo de forma mais eficaz.
Respire fundo e siga em frente
Além do frio na barriga, haverá dias de altos e baixos. O preparatório da prova e o exame demandam muito do emocional. Respire fundo, olhe para a sua evolução até aqui, acredite em sua capacidade e vá em frente, que a jornada está apenas começando.
Acompanhe as notícias
Esteja atualizado sobre os acontecimentos no Brasil e no mundo. Os temas de atualidades são frequentes na prova de Ciências Humanas e na redação. Isso não só ajudará nas questões que exigem conhecimento contextual, como também enriquecerá sua redação.
Cuide da sua saúde mental
O período de preparação para o Enem 2024 pode ser estressante, por isso é fundamental cuidar de você. Reserve momentos para lazer, ver séries, fazer atividades físicas, além de manter uma boa alimentação e noites de sono reguladas.
Dicas para o dia da prova
-
Pense que você estudou durante o ano;
-
Priorize alimentos leves;
-
Procure ter uma boa noite de sono;
-
Descanse no dia anterior;
-
Prepare o lanche e o material necessário para a prova no dia anterior;
-
Chegue ao local com antecedência. Se você está se sentindo muito ansioso, procure ajuda profissional. Conversar com outros colegas, a família e até professores também pode deixar esse momento mais leve.
Cronograma
- Aplicação das provas: 3 e 10 de novembro
- Divulgação do gabarito: 20 de novembro
- Divulgação do resultado: 13 de janeiro
(Fontes: CNN e MEC)
Deixe o seu comentário