Em meio ao calorão, unidades de saúde sem ar-condicionado

Prefeitura diz que empresa contratada para manutenção dos aparelhos não cumpriu com as suas obrigações contratuais
sexta-feira, 24 de novembro de 2023
por Jornal A Voz da Serra
(Frame: Reprodução/Maicon Queiroz)
(Frame: Reprodução/Maicon Queiroz)

Pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS) que buscam atendimentos nas unidades da rede municipal de Saúde de Nova Friburgo, denunciam a falta de ar-condicionado em pleno período de altas temperaturas como nos últimos dias. “É desumano permanecer no Hospital Raul Sertã nessa temporada de calor sem ar-condicionado. Infelizmente, só o ventilador não refresca o suficiente. É muito ruim", relatou um paciente que denunciou a falta dos aparelhos nesta última semana à redação de A VOZ DA SERRA. 

“Enfermarias fervendo, ar-condicionado quebrado e um calor insuportável. Isso é uma covardia com os pacientes e funcionários do Raul Sertā. Enquanto isso, a prefeitura prioriza gastos milionários com o Natal”, desabafa outra leitora do jornal, que complementou dizendo que “a falta dos aparelhos de ar-condicionado é muito perigoso para os pacientes e para os médicos, pois pode facilitar o contágio do vírus da Covid e outras infecções. Não tem condição um hospital sem ar, muitos ambientes sequer tem janela”, completou a mulher. “O ar está péssimo. Tem muitos idosos que não podem ficar sem ar-condicionado. Isso é inadmissível”, denunciou outro leitor. 

Nas redes sociais, vários friburguenses descontentes com a situação desabafaram com comentários contundentes nos últimos dias: “Absurdo total... e o prefeito foi à TV falar sobre a festa de Natal e não conseguiu explicar sobre o gasto com a decoração da cidade. Fiquei pasma com a cara de pau dele. Ele desconversou, várias vezes durante a entrevista. Uma covardia”; “Que lindo! Johnny Maycon sempre terceirizando…Três anos de omissão e negligência. Culpa do Papai Noel”; “No Raul Sertã nem ventilador tem, o corredor que espera atendimento todo fechado não tem uma circulação de ar. Faz muito calor e todo mundo respira o mesmo ar. A prefeitura deve estar falando do ar da sala de estar dos médicos, da sala de trauma, consultórios… São os únicos lugares que tem”, dizem os leitores.  

“Seis milhões de reais para festa de Natal a prefeitura sabe pedir. Agora dinheiro para reformar o hospital, para comprar aparelho de endoscopia, um ultrassom, colocar um ventilador, isso a prefeitura é incapaz de fazer. Depois que Serginho (vice-prefeito) foi retirado do governo, então, aí que ferrou de vez. Johnny Maycon têm demonstrado incompetência e negligência com a saúde de Nova Friburgo. Envergonha a cidade”, esbravejam outros.  

Maternidade também sofre

“Aproveitando, algum responsável competente poderia dar uma passada na Maternidade Mário Dutra de Castro e colocar pelo menos um ventilador na sala de espera. Neste calor infernal que tem feito é um absurdo, numa sala pequena, várias grávidas terem que passar calor enquanto aguardam atendimento. Uma coisa mínima a se fazer para o bem estar. É até vergonhoso ter ‘blogueira’ fazendo propaganda da maternidade enquanto nem um ventilador tem”, reclama uma usuária do SUS que enviou mensagem ao jornal. 

Esclarecimento da prefeitura nas redes sociais

A Secretaria Municipal de Saúde esclarece em comunicado nas redes sociais que “a empresa contratada para manutenção dos aparelhos de ar-condicionado em toda a rede municipal de saúde não cumpriu com as suas obrigações contratuais e por esta razão foi promovido o competente processo sancionador. Em paralelo a este trâmite foi aberto novo processo licitatório para contratação de empresa para os mesmos fins, que se encontra em fase final de cotação, objetivando a retomada do serviço no menor prazo possível.” 

Vereadora Priscilla Pitta emite nota

“Por meio de nossa assessoria, expressamos profunda preocupação com a situação nas Unidades Básicas de Saúde (UBS) do Centro, Olaria, Conselheiro Paulino, Cordoeira e São Geraldo, bem como nos hospitais municipaisl Raul Sertã e Maternidade Dr. Mário Dutra. É inaceitável que esses locais essenciais de cuidados de saúde, incluindo cinco UBS e os hospitais citados, operem sem sistemas adequados de ventilação, comprometendo o conforto dos usuários e a qualidade do atendimento médico. A ausência de climatização em ambientes médicos é uma questão crítica que impacta a experiência e a segurança dos pacientes.

A recente declaração da Secretaria de Saúde, através da rede social da prefeitura, responsabilizando a empresa de manutenção dos aparelhos, busca desviar o foco da falta de competência e planejamento da gestão. É crucial assumir responsabilidades e implementar soluções efetivas para resolver esse problema significativo.

A carência de climatização em todas as unidades de saúde mencionadas prejudica diretamente nossos bairros, privando os cidadãos de condições de atendimento adequadas. Estamos comprometidos em buscar respostas claras e ações imediatas para resolver essa situação.

Como representante do povo, a vereadora Priscilla Pitta tomará medidas para garantir que essa questão seja tratada com a seriedade que merece. Em caso de inação, estaremos dispostos a levar o assunto ao Ministério Público, assegurando que nossa cidade receba cuidados de saúde adequados e em condições dignas.”

Publicidade
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Apoie o jornalismo de qualidade

Há 79 anos A VOZ DA SERRA se dedica a buscar e entregar a seus leitores informações atualizadas e confiáveis, ajudando a escrever, dia após dia, a história de Nova Friburgo e região. Por sua alta credibilidade, incansável modernização e independência editorial, A VOZ DA SERRA consagrou-se como incontestável fonte de consulta para historiadores e pesquisadores do cotidiano de nossa cidade, tornando-se referência de jornalismo no interior fluminense, um dos veículos mais respeitados da Região Serrana e líder de mercado.

Assinando A VOZ DA SERRA, você não apenas tem acesso a conteúdo de qualidade, mantendo-se bem informado através de nossas páginas, site e mídias sociais, como ajuda a construir e dar continuidade a essa história.

Assine A Voz da Serra

TAGS: