Em duas semanas, mais de 8 mil testes foram realizados em Friburgo

Do total, 4.073 resultaram positivo para a doença, número que está caindo. Lumiar abre mais um dia de testagem, após denúncia de leitor
terça-feira, 01 de fevereiro de 2022
por Adriana Oliveira (aoliveira@avozdaserra.com.br)
O ponto de triagem da Via Expressa (Arquivo AVS/ Henrique Pinheiro)
O ponto de triagem da Via Expressa (Arquivo AVS/ Henrique Pinheiro)

Do último dia 19 de janeiro até esta segunda-feira, 31 de janeiro, um total de 8.461 exames de detecção da Covid-19 foram realizados nos pontos de triagem de  Nova Friburgo, incluindo o da Via Expressa, da UPA, da Praça das Colônias, de Lumiar e do Hospital Municipal Raul Sertã. Esse total dá uma média de 650 exames por dia. Do total, segundo a prefeitura,  4.073 resultaram positivo para a doença, o que representa uma taxa de 48%. Ou seja, pouco mais da metade, 4.388 resultaram negativo.

Somente na última sexta-feira, 28 de janeiro, foram realizados 1.049 exames gratuitos nos pontos de testagem do Sistema Único de Saúde (SUS). A maioria deu negativo: 561, ou 53,47% do total. Já outros 488, ou 46,52% do total, testaram positivo.

Para frear a nova onda de coronavírus, a Secretaria Municipal de Saúde passou a disponibilizar os testes de detecção da doença também nos fins de semana. Neste último, foram realizados 1.605 testes, sendo 835 no sábado e 770 no domingo. 

A novidade é que caiu expressivamente a quantidade de casos positivos: 47,30% no sábado e 37,4% no domingo. No total, foram 633 pessoas que testaram positivo no fim de semana, contra 923 negativados para a doença. Os testes são oferecidos na UPA, na Via Expressa e na Praça das Colônias, de forma gratuita, para todas as pessoas que estiverem com sintomas de Covid. O horário de funcionamento é das 8h às 17h, sendo que a distribuição de senhas termina às 15h30 para que todos sejam devidamente atendidos até o final do dia.

Um dia a mais de testagem em Lumiar

Depois da denúncia de um leitor publicada porl A VOZ DA SERRA, a Secretaria Municipal de Saúde decidiu abrir, a partir desta semana, mais um dia de testagem no distrito de Lumiar. Esse ponto atende também moradores de São Pedro da Serra, Boa Esperança e localidades próximas. 

Além das segundas-feiras, a testagem será oferecida também às quintas na Ação Rural, que fica próxima è Estratégia de Saúde da Família (ESF), do distrito, das 9h até o meio-dia. Segundo a prefeitura, o objetivo é evitar a locomoção até o Centro.

Na última segunda-feira, 24, A VOZ DA SERRA publicou a denúncia de um leitor de que, no posto de saúde de Lumiar, a população que chegava às 10h, de bairros e distritos próximos, não conseguia mais pegar senhas para fazer o teste de Covid. A orientação recebida era se dirigir a outro posto de triagem ou retornar na segunda-feira seguinte.

A Secretaria Municipal de Saúde alegou que era “humanamente impossível” atender mais de 100 pessoas entre 9h e meio-dia, devido ao número de profissionais atuando na ação rural. Mesmo assim, como haviam apenas sete pessoas aguardando, a Subsecretaria de Atenção Básica, através da Coordenação de ESFs, solicitou e autorizou a testagem daquelas pessoas, evitando incômodos. 

 

LEIA MAIS

Confira a origem da data e a importância do profissional na sociedade

Instituição recebeu medicamentos que deveriam ter sido descartados há dois anos

Ao todo, cerca de 18 imunizantes estarão disponíveis para todas as idades, mas especialmente para as crianças e adolescentes

Publicidade
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Apoie o jornalismo de qualidade

Há 79 anos A VOZ DA SERRA se dedica a buscar e entregar a seus leitores informações atualizadas e confiáveis, ajudando a escrever, dia após dia, a história de Nova Friburgo e região. Por sua alta credibilidade, incansável modernização e independência editorial, A VOZ DA SERRA consagrou-se como incontestável fonte de consulta para historiadores e pesquisadores do cotidiano de nossa cidade, tornando-se referência de jornalismo no interior fluminense, um dos veículos mais respeitados da Região Serrana e líder de mercado.

Assinando A VOZ DA SERRA, você não apenas tem acesso a conteúdo de qualidade, mantendo-se bem informado através de nossas páginas, site e mídias sociais, como ajuda a construir e dar continuidade a essa história.

Assine A Voz da Serra

TAGS: saúde