Do último dia 19 de janeiro até esta segunda-feira, 31 de janeiro, um total de 8.461 exames de detecção da Covid-19 foram realizados nos pontos de triagem de Nova Friburgo, incluindo o da Via Expressa, da UPA, da Praça das Colônias, de Lumiar e do Hospital Municipal Raul Sertã. Esse total dá uma média de 650 exames por dia. Do total, segundo a prefeitura, 4.073 resultaram positivo para a doença, o que representa uma taxa de 48%. Ou seja, pouco mais da metade, 4.388 resultaram negativo.
Somente na última sexta-feira, 28 de janeiro, foram realizados 1.049 exames gratuitos nos pontos de testagem do Sistema Único de Saúde (SUS). A maioria deu negativo: 561, ou 53,47% do total. Já outros 488, ou 46,52% do total, testaram positivo.
Para frear a nova onda de coronavírus, a Secretaria Municipal de Saúde passou a disponibilizar os testes de detecção da doença também nos fins de semana. Neste último, foram realizados 1.605 testes, sendo 835 no sábado e 770 no domingo.
A novidade é que caiu expressivamente a quantidade de casos positivos: 47,30% no sábado e 37,4% no domingo. No total, foram 633 pessoas que testaram positivo no fim de semana, contra 923 negativados para a doença. Os testes são oferecidos na UPA, na Via Expressa e na Praça das Colônias, de forma gratuita, para todas as pessoas que estiverem com sintomas de Covid. O horário de funcionamento é das 8h às 17h, sendo que a distribuição de senhas termina às 15h30 para que todos sejam devidamente atendidos até o final do dia.
Um dia a mais de testagem em Lumiar
Depois da denúncia de um leitor publicada porl A VOZ DA SERRA, a Secretaria Municipal de Saúde decidiu abrir, a partir desta semana, mais um dia de testagem no distrito de Lumiar. Esse ponto atende também moradores de São Pedro da Serra, Boa Esperança e localidades próximas.
Além das segundas-feiras, a testagem será oferecida também às quintas na Ação Rural, que fica próxima è Estratégia de Saúde da Família (ESF), do distrito, das 9h até o meio-dia. Segundo a prefeitura, o objetivo é evitar a locomoção até o Centro.
Na última segunda-feira, 24, A VOZ DA SERRA publicou a denúncia de um leitor de que, no posto de saúde de Lumiar, a população que chegava às 10h, de bairros e distritos próximos, não conseguia mais pegar senhas para fazer o teste de Covid. A orientação recebida era se dirigir a outro posto de triagem ou retornar na segunda-feira seguinte.
A Secretaria Municipal de Saúde alegou que era “humanamente impossível” atender mais de 100 pessoas entre 9h e meio-dia, devido ao número de profissionais atuando na ação rural. Mesmo assim, como haviam apenas sete pessoas aguardando, a Subsecretaria de Atenção Básica, através da Coordenação de ESFs, solicitou e autorizou a testagem daquelas pessoas, evitando incômodos.
Deixe o seu comentário