Dupla de pilotos da AFK está no Brasileiro de Kart Indoor

Dirley Guaceroni e Kleber Tavares participam das provas na categoria graduados
sábado, 03 de outubro de 2020
por Vinicius Gastin
Kleber Tavares participa pelo segundo ano consecutivo e tenta melhorar o 20º lugar de 2019 (Fotos: Ariane Zebende)
Kleber Tavares participa pelo segundo ano consecutivo e tenta melhorar o 20º lugar de 2019 (Fotos: Ariane Zebende)

Uma das grandes competições nacionais de kart vai contar com a participação de dois pilotos de Nova Friburgo. Dirley Guaceroni e Kleber Tavares se juntam a mais 24 pilotos do Estado do Rio de Janeiro no Festival Brasileiro de Kart Indoor, promovido em Cotia, no interior de São Paulo. A dupla, integrante da Associação Friburguense de Kart (AFK) participa das provas na categoria graduados.

O evento teve início na sexta-feira, 2, e prossegue até este domingo, 4, no Kartódromo Internacional da Granja Viana (KGV). Reconhecido como o templo do kartismo nacional, o espaço promove competições de renome, à exemplo das 500 milhas, com a participação de ex-pilotos de F1 como Rubens Barrichello e Nelsinho Piquet, dentre outros.

O Festival Brasileiro de Kart Indoor foi criado em 2005 pela Amika (Associação de Amigos do Kart Amador), entidade que desde 2002 realiza eventos e campeonatos em karts de locação, figurando como a maior associação de kart amador do Brasil, certificada pelo livro dos recordes brasileiro. O grande objetivo da competição é promover a interação social entre aqueles que praticam o mesmo esporte.

“Nesse aspecto os resultados sempre foram muito positivos, já que pilotos de dezenas de estados tem a oportunidade de competirem entre si e fazer grandes amizades, fortalecendo os laços em torno da prática do kartismo amador de locação”, avalia Kleber Tavares, um dos mentores da Associação Friburguense de Kart.

Essa será a segunda participação do piloto, que tentará melhorar a colocação obtida na temporada passada. “Em 2019 participei da categoria novatos e terminei em 23º lugar. Esse ano, já em outra categoria, espero ter um bom resultado final. Claro que, além do prazer de guiar o kart em um dos melhores kartódromos do Brasil, tem o lado do networking com pilotos e representantes do automobilismo nacional, que é fundamental para os planos da AFK em Friburgo.”

Companheiro de equipe, Dirley Guaceroni destaca a responsabilidade de representar a associação, o município e o estado no festival. “Espero fazer um bom trabalho nas pistas e representar de forma honrosa a associação na qual eu faço parte”, prevê.

No primeiro dia de treinos, na última quinta-feira, 1º, um acidente mudou o traçado da pista. Um kart quebrou o motor e jogou óleo na altura da curva 2, e os pilotos que vinham atrás rodaram e bateram. Um atleta gaúcho pode ter quebrado costelas e perfurado o pulmão, mas segundo o médico responsável, a situação está controlada. Ele continua em observação, pelo menos, até este domingo, 4. Outros pilotos se machucaram de forma mais leve.

Campeonato friburguense

Em busca do sonho maior de ter um kartódormo em Nova Friburgo, a Associação Friburguense de Kart vai movimentando a modalidade no município e região. Um dos destaques é a realização do Campeonato Friburguense de Kart Amador - Rental Kart 2020, retomado após a reabertura do Kartódromo de Guapimirim. O calendário foi adaptado por conta da pandemia, e já há previsão para o torneio de 2021, provavelmente com início em março.

O Campeonato Friburguense de Kart Amador - Rental Kart 2020 foi dividido em quatro divisões com peso de lastro único: 90 quilos. Todas as etapas são disputadas no KIG-Kartódromo Internacional de Guapimirim.

Na etapa realizada no dia 8 de julho, Adilson Mozer foi o grande vencedor da divisão 1; Deivid Aljava, da divisão 2 e Ademir Mozer, da divisão 3A. Na 3B, o mais rápido dentre os pilotos foi Juliano de Jesus. Com os resultados, Adilson Mozer lidera a divisão 1. Na 2, o primeiro lugar pertence a Thiago Emmerick, e na 3, o líder é Rodrigo Villaverde.

O campeonato também se adequou aos protocolos de segurança estabelecidos pelo KIG em virtude da pandemia. As baterias possuem 30 minutos de duração, ao invés de 20, pois os dez minutos adicionais são reservados para a higienização dos karts e para que o sorteio e a preparação dos pilotos sejam realizados respeitando o distanciamento social. Somente será permitida as entradas dos pilotos no kartódromo, sem acompanhantes.

  • Dirley Guaceroni é mais um representante de Nova Friburgo no festival em pista reconhecida nacionalmente

    Dirley Guaceroni é mais um representante de Nova Friburgo no festival em pista reconhecida nacionalmente

  • Participação no evento reforça o crescimento do kartismo municipal e os projetos para Nova Friburgo

    Participação no evento reforça o crescimento do kartismo municipal e os projetos para Nova Friburgo

LEIA MAIS

Briga pelas primeiras posições está cada vez mais acirrada na competição

Disputa continua bastante equilibrada, panorama que deve se manter até o fim

Autódromo de Guapimirim é a casa do kart friburguense mais uma vez em 2022

Publicidade
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Apoie o jornalismo de qualidade

Há 79 anos A VOZ DA SERRA se dedica a buscar e entregar a seus leitores informações atualizadas e confiáveis, ajudando a escrever, dia após dia, a história de Nova Friburgo e região. Por sua alta credibilidade, incansável modernização e independência editorial, A VOZ DA SERRA consagrou-se como incontestável fonte de consulta para historiadores e pesquisadores do cotidiano de nossa cidade, tornando-se referência de jornalismo no interior fluminense, um dos veículos mais respeitados da Região Serrana e líder de mercado.

Assinando A VOZ DA SERRA, você não apenas tem acesso a conteúdo de qualidade, mantendo-se bem informado através de nossas páginas, site e mídias sociais, como ajuda a construir e dar continuidade a essa história.

Assine A Voz da Serra

TAGS: kart