Dirigentes do Sincomércio são homenageados pelo Mesa Brasil Sesc

Braulio Rezende e Theóphilo Rodrigues participaram de encontro que agraciou colaboradores pelo apoio no combate à fome na pandemia
quarta-feira, 31 de agosto de 2022
por Jornal A Voz da Serra
Os homenageados (Divulgação)
Os homenageados (Divulgação)

O presidente do Sindicato do Comércio Varejista de Nova Friburgo (Sincomércio), Braulio Rezende, e o vice-presidente Theóphilo Rodrigues Pinto Neto, entre outros colaboradores do programa de segurança alimentar Mesa Brasil Sesc RJ, foram homenageados na última terça-feira, 30 de agosto, em evento na casa de espetáculos Vivo Rio, pelo seu trabalho no combate ao desperdício e à fome. Depois de dois anos sem acontecer, o encontro de parceiros teve caráter especial neste mês de agosto: externar reconhecimento àqueles que apoiaram o programa na pandemia. Segundo o Sesc Rio, desde o início de 2020 até agora, o Mesa Brasil distribuiu mais de seis mil toneladas de alimentos a pessoas em situação de vulnerabilidade social no Estado do Rio de Janeiro.

Criado em 2000, o Mesa Brasil Sesc RJ atua como ponte entre quem pode doar e quem precisa receber. Hoje, o programa recolhe alimentos não perecíveis e “in natura” junto a cerca de 200 parceiros e os reverte para mais de 1,3 mil instituições socioassistenciais cadastradas, que, por sua vez, os direcionam às pessoas necessitadas.

Na pandemia, o programa reforçou a distribuição, visando a reduzir os impactos econômicos e sociais provocados pela Covid-19. Estabeleceu, por exemplo, forças-tarefas para levar alimentos a diversas regiões do Estado. De abril a junho de 2021, os caminhões do Mesa Brasil transportaram 60 toneladas de hortifrutigranjeiros, que beneficiaram 26 mil pessoas em 24 municípios. Em julho, agosto e setembro, outra caravana se ocupou de cinco mil cestas básicas, ou 75 toneladas, que atenderam a 17 mil pessoas no mesmo número de cidades.

Até refeições prontas e lanches, que não consistem no foco do programa, o Mesa Brasil providenciou em 2020, no auge do isolamento social. Ao todo, o programa preparou 16 mil refeições e dez mil lanches.

Para Nova Friburgo, o Mesa Brasil Sesc RJ trouxe em 2021 dez toneladas de alimentos, além das doações mensais às entidades cadastradas. No mês de julho deste ano, o programa fez chegar mais nove toneladas à cidade, sempre sob coordenação de Braulio Rezende e Theóphilo Rodrigues.

“Num período de dificuldades por que passam as famílias, decorrentes da crise sanitária que enfrentamos, nosso objetivo é abrandar a fome e a insegurança alimentar em lares friburguenses. Por isso lutamos para aumentar as doações habituais e brindar Nova Friburgo com entregas extras”, explica Braulio, embaixador do Mesa Brasil na região.

Convênio com a FAO

 Durante a solenidade de terça-feira, 30 de agosto, o presidente do Sistema Fecomércio RJ (Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado do Rio de Janeiro) e do Sesc RJ, Antonio Florencio de Queiroz Junior, anunciou que em breve assinará protocolo de intenções com a FAO, agência da ONU para a Alimentação e a Agricultura, com vistas a manter com o órgão intercâmbio de informações e a executar projetos para assistência e segurança alimentar e nutricional no Estado do Rio. A cerimônia contou também com a presença do presidente da FAO no Brasil, Rafael Zavala Gomez Del Campos, que alertou que o país vive cenário grave de insegurança alimentar, que seria ainda pior sem iniciativas de programas como o Mesa Brasil Sesc RJ.

 

 

Publicidade
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Apoie o jornalismo de qualidade

Há 79 anos A VOZ DA SERRA se dedica a buscar e entregar a seus leitores informações atualizadas e confiáveis, ajudando a escrever, dia após dia, a história de Nova Friburgo e região. Por sua alta credibilidade, incansável modernização e independência editorial, A VOZ DA SERRA consagrou-se como incontestável fonte de consulta para historiadores e pesquisadores do cotidiano de nossa cidade, tornando-se referência de jornalismo no interior fluminense, um dos veículos mais respeitados da Região Serrana e líder de mercado.

Assinando A VOZ DA SERRA, você não apenas tem acesso a conteúdo de qualidade, mantendo-se bem informado através de nossas páginas, site e mídias sociais, como ajuda a construir e dar continuidade a essa história.

Assine A Voz da Serra

TAGS: