Diocese mantém isolamento e fará celebrações online

Administrador apostólico Dom Paulo Antônio de Conto orienta fiéis sobre a solenidade desta quinta
terça-feira, 09 de junho de 2020
por Jornal A Voz da Serra
A transmissão será ao vivo (Divulgação)
A transmissão será ao vivo (Divulgação)

Antes mesmo de a Justiça suspender a flexibilização das regras de isolamento decretadas pelo governador Wilson Witzel, do Estado do Rio de Janeiro, a Diocese de Nova Friburgo já havia se manifestado sobre como se posicionaria diante da situação. Em uma carta assinada pelo administrador apostólico Dom Paulo Antônio de Conto e endereçada aos padres e a toda a comunidade católica, a Diocese informa que “aguardará as manifestações do Ministério Público e das prefeituras dos 19 municípios que compõem a Diocese sobre como se dará a retomada gradual das atividades. 

“Alguns municípios que tentaram reabrir alguns serviços precisaram voltar atrás por força de decisões judiciais. Por isso, não autorizamos em nossa Diocese a volta das celebrações neste momento e aguardaremos até a próxima semana sobre a possibilidade definitiva de retorno das nossas celebrações presenciais”, destaca Dom Paulo na carta.

Solenidade de Corpus Christi

Em outro comunicado, a Diocese de Nova Friburgo informou que devido a pandemia da Covid-19, as comunidades católicas não deverão celebrar presencialmente a festividade de Corpus Christi (a festa da eucaristia, o corpo de Cristo simbolizado pela hóstia consagrada), nesta quinta-feira, 11, feriado. Este ano, a solenidade não será realizada como acontece tradicionalmente com a confecção dos tapetes de sal na Avenida Alberto Braune e Rua Moisés Amélio e a procissão com o Santíssimo Sacramento.

 A missa solene de Corpus Christi, no entanto, será celebrada conforme já orientado anteriormente: sem a presença dos fiéis no templo, mas com transmissão ao vivo por meio das redes sociais. No link facebook.com/diocesedenovafriburgo será transmitida a celebrçaão que será presidida por Dom Paulo de Conto. A Diocese autoriza ainda que o translado do Santíssimo Sacramento poderá ser realizado por todas as paróquias da Diocese com o auxílio de um veículo, e entoados cânticos e orações propícias.

Contudo, é importante os sacerdotes contatarem as autoridades para obterem o  consentimento para a realização do translado. O percurso deverá acontecer nos arredores das igrejas. O padre, o condutor do veículo e as demais - poucas pessoas envolvidas -, deverão utilizar máscaras de proteção. Neste ano, as ruas não poderão ser adornadas com os tradicionais tapetes de sal. No entanto, as famílias são convidadas a enfeitar as janelas e portões de suas casas, dispondo de um pequeno altar com uma toalha branca, vela, crucifixo e flores, aguardando a passagem do Santíssimo Sacramento. 

LEIA MAIS

Número superou expectativas de concessionária. Nesses 5 dias, ocorreram 9 acidentes com 3 vítimas, nenhuma delas fatal

Expectativa da concessionária Rota-116 é que 70 mil veículos passem pela rodovia até segunda

Confira o funcionamento dos cemitérios e celebrações religiosas nesta segunda

Publicidade
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Apoie o jornalismo de qualidade

Há 79 anos A VOZ DA SERRA se dedica a buscar e entregar a seus leitores informações atualizadas e confiáveis, ajudando a escrever, dia após dia, a história de Nova Friburgo e região. Por sua alta credibilidade, incansável modernização e independência editorial, A VOZ DA SERRA consagrou-se como incontestável fonte de consulta para historiadores e pesquisadores do cotidiano de nossa cidade, tornando-se referência de jornalismo no interior fluminense, um dos veículos mais respeitados da Região Serrana e líder de mercado.

Assinando A VOZ DA SERRA, você não apenas tem acesso a conteúdo de qualidade, mantendo-se bem informado através de nossas páginas, site e mídias sociais, como ajuda a construir e dar continuidade a essa história.

Assine A Voz da Serra

TAGS: feriado