Quanto mais se conhece a respeito dos malefícios dos produtos químicos e de outros processos que incluem maus tratos aos animais, entre outras práticas, mais ideologias e movimentos sociais surgem para refutar este ou aquele procedimento. Na mesma proporção cresce o interesse por alimentos naturais. Entre eles, vamos aqui dos orgânicos, dos veganos e dos integrais.
Pessoas que optaram pela dieta vegana não consomem qualquer produto orgânico. Neste caso, a diferença deste para os alimentos veganos é que também existem tanto produtos derivados de origem animal, quanto diversos tipos de carnes propriamente orgânicas. Os integrais não passam por nenhum processo de refinamento e industrialização, e por isso, conservam boa parte de seus nutrientes. No entanto, especialistas recomendam não exagerar neste tipo de dieta, pois a quantidade de calorias que possuem é tão alto quanto a dos alimentos industrializados.
Resumindo, o fortalecimento das mídias sociais, o ‘boca a boca’ e o consequente aumento da quantidade de pessoas interessadas pelos alimentos mais naturais, indicam que esta é uma tendência que veio para ficar.
Alimentos veganos
O veganismo é mais do que uma simples opção alimentar, significa toda uma ideologia de movimento que é contra qualquer tipo de produto (desde o que inclui roupas e acessórios até maquiagens etc.) que seja de origem ou possua qualquer tipo de ingrediente de origem animal ou que pratique algum tipo de experiência com o mesmo. Ou seja, vai muito além de parar de consumir ovos, mel, leite, produtos oriundos diretamente do animal. Em resumo, uma pessoa que é verdadeiramente vegana, muda não somente os hábitos alimentares, mas todo o hábito de consumo.
Alimentos orgânicos
Os orgânicos são produzidos com métodos naturais, sem contaminar os seus alimentos com agrotóxicos, transgênicos e fertilizantes químicos. A diferença para os veganos é que também existem tanto produtos derivados de origem animal, quanto diversos tipos de carnes propriamente orgânicas. Assim como o veganismo, os orgânicos não se restringem apenas aos alimentos. No mundo da moda, por exemplo, é tido como orgânicas roupas e acessórios feitos com o mínimo possível de produtos químicos e que não causam impacto no meio ambiente.
Alimentos integrais
Os integrais são aqueles que não passaram por nenhum processo de refinamento e industrialização e por isso, conservam boa parte de seus nutrientes. Esse tipo de alimento ajuda a controlar tanto o colesterol quanto o índice glicêmico. Apesar disso, aconselha-se não exagerar no consumo dos alimentos integrais, pois a quantidade de calorias que possuem é tão alto quanto a dos alimentos industrializados.
(Fonte: www.felizmelhoridade.com.br/)
Deixe o seu comentário