Dia Nacional do Rádio e da Radiodifusão é comemorado nesta segunda

Data foi escolhida em homenagem a Edgar Roquette-Pinto, uma figura notável que desempenhou um papel fundamental na história da radiodifusão no país
segunda-feira, 25 de setembro de 2023
por Jornal A Voz da Serra
(Foto: Pexels)
(Foto: Pexels)

Nesta segunda-feira, 25 de setembro, o Brasil comemora o Dia Nacional do Rádio e da Radiodifusão. A data foi escolhida em homenagem a Edgar Roquette-Pinto, uma figura notável que desempenhou um papel fundamental na história da radiodifusão no país. Médico, professor, escritor, antropólogo, etnólogo e ensaísta, Roquette-Pinto fundou a Rádio Sociedade do Rio de Janeiro, posteriormente conhecida como Rádio MEC, quando foi doada ao Ministério da Educação em 1936.

O Dia Nacional do Rádio não é apenas uma celebração de uma tecnologia, mas uma celebração da história do mundo. A invenção do rádio permitiu que a humanidade se comunicasse de continente a continente, revolucionando a forma como interagimos globalmente. Quando o rádio moderno e computadorizado surgiu, muitos acreditaram que ele estaria com seus dias contados, especialmente após a chegada da televisão no Brasil em 1950 e, posteriormente, a televisão colorida. No entanto, o rádio não apenas sobreviveu, mas prosperou, unindo comunidades e desempenhando um papel vital em momentos de crise e solidariedade.

O rádio tem sido um meio de comunicação essencial em situações de desastres naturais e emergências, conectando comunidades isoladas e mobilizando a ajuda necessária. Parabéns para todos os radialistas e profissionais da radiodifusão!  (Com informalçoes de rduirapuru.com.br)

Publicidade
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Apoie o jornalismo de qualidade

Há 79 anos A VOZ DA SERRA se dedica a buscar e entregar a seus leitores informações atualizadas e confiáveis, ajudando a escrever, dia após dia, a história de Nova Friburgo e região. Por sua alta credibilidade, incansável modernização e independência editorial, A VOZ DA SERRA consagrou-se como incontestável fonte de consulta para historiadores e pesquisadores do cotidiano de nossa cidade, tornando-se referência de jornalismo no interior fluminense, um dos veículos mais respeitados da Região Serrana e líder de mercado.

Assinando A VOZ DA SERRA, você não apenas tem acesso a conteúdo de qualidade, mantendo-se bem informado através de nossas páginas, site e mídias sociais, como ajuda a construir e dar continuidade a essa história.

Assine A Voz da Serra

TAGS: