Dia D neste sábado vai oferecer doses contra pólio e sarampo

Na campanha nacional também será atualizada a caderneta de vacinação das crianças
sexta-feira, 16 de outubro de 2020
por Fernando Moreira (fernando@avozdaserra.com.br)
Dia D neste sábado vai oferecer doses contra pólio e sarampo

A Prefeitura de Nova Friburgo, através da Secretaria Municipal de Saúde, avisa que neste sábado, 17, acontecerá a ação Dia D de vacinação contra a poliomielite e o sarampo e as cadernetas de vacinação tanto dos menores de 14 anos quanto dos adultos devem ser apresentadas nos postos de saúde para atualização das demais vacinas obrigatórias, se necessário. A prefeitura vai divulgar hoje, 16, as unidades de saúde que irão funcionar neste sábado para o Dia D. 

Além desta ação especial amanhã, a campanha de vacinação vai se estender até o próximo dia 31. Devem comparecer às unidades de saúde do município crianças de 0 a 14 anos (até 11 meses e 29 dias) para acerto de caderneta, crianças de 1 a 4 anos para vacinação indiscriminada contra poliomielite e adultos de 20 a 49 anos para vacinação indiscriminada contra o sarampo. 

Durante toda esta semana, a campanha de vacinação contra a poliomielite aconteceu de forma volante, em São Geraldo (UBS José Copertino Nogueira), Conselheiro Paulino (posto de saúde Waldir Costa), Suspiro (Policlínica Sylvio Henrique Braune) e Olaria (posto Tunney Kassuga), além das Unidades de Estratégia de Saúde da Família (ESF) de Mury e Centenário. A Prefeitura de Nova Friburgo havia informado que divulgaria semanalmente os postos volantes que estarão oferecendo a imunização, no entanto, os locais de vacinação da próxima semana serão divulgados apenas nesta sexta-feira, 16.

A estimativa do Ministério da Saúde é que haja, no país, aproximadamente 11,2 milhões de crianças na faixa etária da campanha de vacinação contra a poliomielite. A meta é imunizar 95% desse público. A Prefeitura de Nova Friburgo não informou, no entanto, quantas crianças friburguenses estão nessa faixa etária e qual a expectativa de imunização.

A campanha nacional também visa conscientizar a população sobre a importância da vacinação para a proteção contra diversas doenças, no âmbito do Movimento Vacina Brasil, lançado no ano passado com o objetivo de combater as fake news e o crescente movimento antivacina, além de aumentar a cobertura vacinal da população.

A pólio

A poliomielite, também chamada de pólio ou paralisia infantil, é uma doença contagiosa aguda causada pelo poliovírus, que pode infectar crianças e adultos e, em casos graves, pode levar a paralisias musculares, em geral nos membros inferiores, ou até mesmo à morte. A vacinação é a única forma de prevenção.

A falta de saneamento, as más condições habitacionais e a higiene pessoal precária são fatores que favorecem a transmissão do poliovírus, por meio do contato direto com fezes ou com secreções eliminadas pela boca das pessoas doentes. Não existe tratamento específico para a poliomielite, todas as pessoas contaminadas devem ser hospitalizadas, recebendo tratamento dos sintomas de acordo com o quadro clínico. 

Entre os sintomas mais frequentes estão febre, dor de cabeça e no corpo, vômitos, espasmos e rigidez na nuca. Na forma paralítica ocorre a súbita deficiência motora, acompanhada de febre, flacidez e assimetria muscular e persistência de paralisia residual (sequela) após 60 dias do início da doença. As sequelas são tratadas por meio de fisioterapia e de exercícios que ajudam a desenvolver a força dos músculos afetados. Além disso, pode ser indicado o uso de medicamentos para aliviar as dores musculares e das articulações.

Desde 2016, o esquema vacinal contra a poliomielite passou a ser de três doses da vacina injetável (VIP, aos 2, 4 e 6 meses) e mais as doses de reforço com a vacina oral bivalente (VOP, gotinha). A medida está de acordo com a orientação da Organização Mundial da Saúde (OMS) e faz parte do processo de erradicação mundial da pólio. Essa vacinação propicia imunidade individual e aumenta a imunidade de grupo na população em geral.

No Brasil, o último caso de infecção pelo poliovírus selvagem ocorreu em 1989, na cidade de Souza, na Paraíba. Em 1994, o país recebeu da Organização Pan-Americana da Saúde (Opas) a certificação de área livre de circulação do vírus. No cenário internacional, hoje, existem dois países endêmicos para a doença: o Paquistão e Afeganistão.

 

LEIA MAIS

Confira a origem da data e a importância do profissional na sociedade

Instituição recebeu medicamentos que deveriam ter sido descartados há dois anos

Droga Paxlovid será distribuída em unidades de saúde para pacientes com mais de 65 anos

Publicidade
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Apoie o jornalismo de qualidade

Há 79 anos A VOZ DA SERRA se dedica a buscar e entregar a seus leitores informações atualizadas e confiáveis, ajudando a escrever, dia após dia, a história de Nova Friburgo e região. Por sua alta credibilidade, incansável modernização e independência editorial, A VOZ DA SERRA consagrou-se como incontestável fonte de consulta para historiadores e pesquisadores do cotidiano de nossa cidade, tornando-se referência de jornalismo no interior fluminense, um dos veículos mais respeitados da Região Serrana e líder de mercado.

Assinando A VOZ DA SERRA, você não apenas tem acesso a conteúdo de qualidade, mantendo-se bem informado através de nossas páginas, site e mídias sociais, como ajuda a construir e dar continuidade a essa história.

Assine A Voz da Serra

TAGS: saúde | vacina