Dia D de vacinação contra o sarampo lotou o posto do Suspiro no sábado

Com 5 casos confirmados na cidade e uma morte pela doença no estado, população agora se mobiliza
sábado, 15 de fevereiro de 2020
por Fernando Moreira (fernando@avozdaserra.com.br)
O fim da fila dando volta dentro do próprio posto neste sábado (Fotos: Fernando Moreira)
O fim da fila dando volta dentro do próprio posto neste sábado (Fotos: Fernando Moreira)

Quem deixou para se imunizar contra o sarampo no Dia D promovido pela Secretaria Municipal de Saúde neste sábado, 15, das 9h às 16h, em quatro unidades de saúde de Nova Friburgo, precisou redobrar a paciência e enfrentar longas e demoradas filas. A VOZ DA SERRA esteve na Policlínica Doutor Sylvio Henrique Braune, no Suspiro, por volta das 10h e a fila, com centenas de pessoas, dava uma volta dentro do posto.

No momento que chegamos à unidade de saúde, a Gisele Pinheiro da Silva era a próxima a se vacinar. Mas ela precisou aguardar bastante: “Cheguei às 7h40 e só vou ser vacinada agora, às 10h. E olha que quando cheguei já tinham entre 100 e 150 pessoas na minha frente na fila. Mas até que está sendo rápido o processo de vacinação, a procura é que está enorme mesmo”, disse Gisele, que completou: “Não tenho mais minha caderneta de vacinação. Mas uma enfermeira passou na fila fazendo uma espécie de triagem e a orientação é que nesses casos é preciso se imunizar. Assim agiliza mais e evita que a pessoa fique esperando esse tempo todo na fila e só depois descubra que não precisa se vacinar”, finalizou.

Enquanto a Gisele era imunizada, o Nilton Bizzotto, que chegou por volta das 10h, era o último da fila. Impressionado com a quantidade de pessoas aguardando a imunização, ele levou a situação com bom humor: “Já vim preparado para esperar umas duas horinhas nessa fila. Como não tenho mais minha caderneta de vacinação e tenho quase certeza que não tomei essa vacina, vou esperar para me imunizar”, afirmou.

Além da Policlínica Doutor Sylvio Henrique Braune, o Dia D contra o sarampo também está sendo promovido em outras três unidades de saúde do município: Posto de Saúde Waldyr Costa (Conselheiro Paulino); Posto de Saúde Tunney Kassuga (Olaria); e Unidade Básica de Saúde (ESF) José Copertino Nogueira (São Geraldo).

Segundo o Ministério da Saúde, o  foco deste Dia D são crianças e jovens na faixa etária de 5 a 19 anos. No entanto, em Nova Friburgo a vacina está disponível para todos os públicos – crianças a partir de 6 meses a adultos de até 59 anos. Cabe ressaltar que, além do Dia D, a vacinação continuará sendo oferecida nos postos de saúde até 13 de março. 

O sarampo em Friburgo

De acordo com boletim atualizado emitido na última quarta-feira, 12, pela Secretaria Municipal de Saúde, Nova Friburgo já contabiliza cinco casos confirmados de Sarampo e 44 em investigação. Das 50 notificações de casos suspeitos na cidade, apenas uma foi descartada. Os casos confirmados são quatro homens e uma mulher, moradores dos bairros Olaria, Cascatinha e São Geraldo, além do Centro e distrito de Conselheiro Paulino. Entre os casos suspeitos, são 25 homens e 19 mulheres, seis do bairro Cônego e sete de Olaria. Entre eles, há quatro bebês e a grande maioria (32) tem entre 29 e 39 anos.

Estado já tem uma morte por sarampo

Na sexta-feira, 14, a Secretaria Estadual de Saúde confirmou o primeiro óbito por Sarampo no Estado do Rio desde 2000. A vítima é um bebê de oito meses que morreu no dia 6 de janeiro, em Nova Iguaçu, na Baixada Fluminense, região que registra o maior número de casos da doença no Estado do Rio.

A vítima, David Gabriel dos Santos, de oito meses, deu entrada no Hospital Geral de Nova Iguaçu no dia 22 de dezembro com quadro de pneumonia e morreu 15 dias depois, quando foi coletada amostra para os exames, que confirmaram a doença em duas diferentes análises.

A doença

O Sarampo é uma doença altamente contagiosa que pode evoluir para complicações e levar à morte. A doença pode ser evitada com a vacina tríplice viral, que protege também contra a rubéola e a caxumba. Ela é aplicada aos 12 meses, com reforço aos 15 meses com a tetraviral (sarampo, rubéola, caxumba e varicela). Até os 29 anos, a recomendação é tomar duas doses do imunizante. Entre 30 e 59 anos, a pessoa deve ser vacinada uma vez. Para quem não sabe se já tomou o número adequado de doses, a orientação é se imunizar.

 

LEIA MAIS

Confira a origem da data e a importância do profissional na sociedade

Instituição recebeu medicamentos que deveriam ter sido descartados há dois anos

Droga Paxlovid será distribuída em unidades de saúde para pacientes com mais de 65 anos

Publicidade
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Apoie o jornalismo de qualidade

Há 79 anos A VOZ DA SERRA se dedica a buscar e entregar a seus leitores informações atualizadas e confiáveis, ajudando a escrever, dia após dia, a história de Nova Friburgo e região. Por sua alta credibilidade, incansável modernização e independência editorial, A VOZ DA SERRA consagrou-se como incontestável fonte de consulta para historiadores e pesquisadores do cotidiano de nossa cidade, tornando-se referência de jornalismo no interior fluminense, um dos veículos mais respeitados da Região Serrana e líder de mercado.

Assinando A VOZ DA SERRA, você não apenas tem acesso a conteúdo de qualidade, mantendo-se bem informado através de nossas páginas, site e mídias sociais, como ajuda a construir e dar continuidade a essa história.

Assine A Voz da Serra

TAGS: saúde | vacina