Dia D contra o sarampo neste sábado sem muitas filas

Bebês de 6 meses, crianças, jovens e adultos até 59 anos podem se imunizar em nas unidades de saúde de Friburgo
sábado, 07 de março de 2020
por Guilherme Alt (guilherme@avozdaserra.com.br)
A procura pela vacina no posto do Suspiro (Foto: Guilherme Alt)
A procura pela vacina no posto do Suspiro (Foto: Guilherme Alt)

Neste sábado, 7, acontece mais um Dia D de vacinação contra o sarampo em pelo menos 14 unidades municipais de saúde nas zonas urbana e rural. As doses gratuitas ficarão disponíveis até as 16h nos postos de saúde Sylvio Henrique Braune (Suspiro); Waldyr Costa (Conselheiro Paulino) e Tunney Kassuga (Olaria); na Unidade Básica de Saúde (UBS) José Copertino Nogueira (São Geraldo); e nas unidades do Programa Estratégia de Saúde da Família (ESF) dos distritos de Lumiar, São Pedro da Serra, Mury, Amparo, Campo do Coelho e Riograndina e das localidades de Conquista e Centenário, condomínio Terra Nova e bairro Varginha.

O público-alvo deste Dia D reúne bebês de 6 meses, crianças, jovens e adultos até 59 anos. Após este sábado, as doses continuarão sendo oferecidas nas unidades de saúde, obedecendo o calendário da vacinação de rotina.

Até por volta de meio-dia, apesar da grande procura, a vacinação ocorria sem transtornos, com um tempo de espera reduzido. De acordo informações dos funcionários do Posto de Saúde do Suspiro, seis pessoas trabalham na imunização daqueles que procuram a unidade. O tempo médio de cada paciente é de dois minutos.

A Campanha Nacional de Vacinação contra o Sarampo tem a meta de imunizar três milhões de crianças e jovens em todo o Brasil. A maior preocupação das autoridades de saúde é com relação às crianças, que são mais suscetíveis às complicações da doença. Por isso, desde agosto de 2019, o Ministério da Saúde passou a adotar, como medida preventiva, a ‘dose zero’. Assim, todas as crianças de seis meses a menores de 1 ano devem ser vacinadas contra o sarampo. Esta dose não é considerada válida para fins do Calendário Nacional de Vacinação, devendo ser agendada, a partir dos 12 meses (1ª dose), a vacina tríplice viral; e aos 15 meses (2ª dose) a vacina tetra viral ou tríplice viral mais varicela, respeitando o intervalo de 30 dias entre as doses.

De acordo com o último Boletim Epidemiológico do Ministério da Saúde, divulgado na quarta-feira, 4, só neste ano já foram confirmados 338 casos de sarampo em oito estados, sendo 93 no Rio de Janeiro, o segundo com maior incidência da doença, perdendo apenas para São Paulo, com 136 casos confirmados. O Rio já conta com um caso fatal da doença: a vítima foi um bebê de 8 meses que morreu no dia 6 de janeiro, em Nova Iguaçu, na Baixada Fluminense, sem ter sido vacinada.

Casos em Friburgo

Desde o início do ano o número de casos confirmados de sarampo não parava de crescer em Nova Friburgo, porém, o último boletim atualizado emitido quarta-feira pela Secretaria Municipal de Saúde, mostra que a doença parou de avançar no município, pelo menos na última semana. Nova Friburgo continua com os mesmos 11 casos confirmados de sarampo anunciados na semana passada. A única diferença é que os casos suspeitos subiram de 67 para 69. Com isso, os casos em investigação laboratorial também aumentaram de 54 para 56. Outros dois casos já foram descartados para a presença da doença. Os números foram apurados de 1º de janeiro à 3 de março. Os bairros com maior incidência de sarampo até o momento continuam sendo Varginha e Centro, com dois casos confirmados em cada. Nos outros sete bairros onde há registro da doença, há apenas um caso confirmado em cada: Olaria, São Geraldo, Jardim Ouro Preto, Catarcione, Cascatinha, Cordoeira e no distrito de Conselheiro Paulino. As vítimas têm entre 10 e 19 anos (um caso); 20 a 29 anos (5); 30 a 39 anos (4); e 40 a 49 anos (1). Dessas, sete são do sexo masculino e quatro do sexo feminino.

 

LEIA MAIS

Confira a origem da data e a importância do profissional na sociedade

Instituição recebeu medicamentos que deveriam ter sido descartados há dois anos

Droga Paxlovid será distribuída em unidades de saúde para pacientes com mais de 65 anos

Publicidade
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Apoie o jornalismo de qualidade

Há 79 anos A VOZ DA SERRA se dedica a buscar e entregar a seus leitores informações atualizadas e confiáveis, ajudando a escrever, dia após dia, a história de Nova Friburgo e região. Por sua alta credibilidade, incansável modernização e independência editorial, A VOZ DA SERRA consagrou-se como incontestável fonte de consulta para historiadores e pesquisadores do cotidiano de nossa cidade, tornando-se referência de jornalismo no interior fluminense, um dos veículos mais respeitados da Região Serrana e líder de mercado.

Assinando A VOZ DA SERRA, você não apenas tem acesso a conteúdo de qualidade, mantendo-se bem informado através de nossas páginas, site e mídias sociais, como ajuda a construir e dar continuidade a essa história.

Assine A Voz da Serra

TAGS: vacina | saúde