O Departamento de Transportes Rodoviários do Estado do Rio de Janeiro (Detro-RJ) aplicou 293 multas em julho em operações de fiscalização em transportes intermunicipais. Desse total, 185 foram registradas em ônibus, 19 em vans intermunicipais e 89 em veículos particulares flagrados realizando transporte remunerado sem autorização do poder concedente.
Em Nova Friburgo foram aplicadas pelo órgão cinco multas no mês passado, todas após a constatação de irregularidades em coletivos da empresa Expresso Brasil Transporte e Turismo, que opera linhas que ligam Nova Friburgo a municípios das regiões Centro-Norte, Noroeste e Norte do estado, e Além Paraíba (MG). Entre as irregularidades, estão o não cumprimento do quadro de horários, alteração ou descumprimento do itinerário autorizado e paralisação de linhas por 24 horas.
Além de Nova Friburgo, os municípios que mais registraram autuações em operações recentes do Detro foram: Rio de Janeiro, São Gonçalo e Niterói, além de Nova Iguaçu e Duque de Caxias, na Baixada Fluminene. As ações tiveram o objetivo de verificar a qualidade dos serviços prestados pelos ônibus e vans intermunicipais, além de coibir o transporte de passageiros sem autorização do poder concedente.
As principais irregularidades flagradas em ônibus foram: não cumprimento do quadro de horário; mau estado de conservação; ausência de documento de porte obrigatório; descumprimento das normas sanitárias e de questões relacionadas à acessibilidade. Os usuários das linhas intermunicipais podem denunciar irregularidades pelo e-mail ouvidoria@detro.rj.gov.br ou pelo WhatsApp Fale Detro (21) 9 8596 8545. Além das ações de inteligência, as informações ajudam a nortear as fiscalizações.
Deixe o seu comentário