Detran terá Dia D para atendimento a deficientes

Ação também será promovida em Friburgo nesta sexta
segunda-feira, 20 de janeiro de 2020
por Jornal A Voz da Serra
O Detran de Friburgo (Arquivo AVS)
O Detran de Friburgo (Arquivo AVS)

Nesta sexta-feira, 24, o Detran vai realizar a primeira edição do projeto Dia D de atendimento aos portadores de necessidades especiais. Na ocasião serão oferecidos serviços de identificação civil gratuitamente, sem a necessidade de agendamento prévio, além de procedimentos de habilitação e vistoria de veículos. Ao longo de 2020, estão previstas mais quatro ações idênticas.

Durante o Dia D, também estarão abertas inscrições para o curso Cidadania sobre Rodas, que oferecerá aulas gratuitas de direção para obtenção da carteira de habilitação para pessoas com deficiência. Quem quiser se candidatar ao curso gratuito de direção, deve comparecer a 9ª Circunscrição Regional de Trãnsito (Ciretran) mais próxima de Nova Friburgo, que fica na Rua Josefa Jorge Copelo, 390, bairro Araras, em Teresópolis.

Os demais serviços, de identificação e habilitação para os portadores de necessidades especiais, estarão disponíveis em 114 postos do Detran, espalhados por todo o Estado do Rio de Janeiro. Em Nova Friburgo, o atendimento será na Avenida dos Ferroviários, s/nº, das 8h às 17h. O Dia D também acontecerá nos postos do Detran de Bom Jardim (Praça Coronel  Monnerat, 228, loja 17; Cantagalo (Travessa Luiz Carlos Falcão, 1); Cordeiro (Rua São Sebastião, 8, loja 2); Duas Barras (Avenida Getúlio Vargas, 265); Macuco (Parque de Exposições Edgard Rodrigues Lutterback) e em Cachoeiras de Macacu, na Rua Moacyr Braga Land, s/nº.

Só no ano passado foram realizadas duas ações especiais para pessoas com deficiência. No total, foram atendidas 545 pessoas. Segundo o presidente do Detran RJ, Antonio Carlos dos Santos, os cuidados com os usuários PCDs precisa sempre de mais atenção, a medida que eles estão cada vez mais autônomos e demandando os serviços de Identificação e Habilitação.

As próximas datas do Dia D acontecerão nos dias 2 de abril (Dia do Transtorno do Espectro Autista), 12 de junho, 21 de setembro (Dia Nacional de Luta da Pessoa com Deficiência) e 3 de dezembro (Dia Internacional da Pessoa com Deficiência).

Os serviços serão feitos com a apresentação de laudo médico original, informando o Código Internacional de Doenças (CID) e a descrição da deficiência. Os interessados devem verificar no site do Detran (www.detran.rj.gov.br) quais os documentos obrigatórios para fazer cada serviço que deseje. Por exemplo, para identidade é necessário apresentar original e cópia da certidão de nascimento ou casamento – dependendo do estado civil do requerente. Caso seja menor de 12 anos, é preciso estar acompanhado pelo responsável (pai, mãe ou responsável legal) e identificação comprovando o parentesco ou a responsabilidade legal.

 

LEIA MAIS

Na Via Expressa, uma mulher de 41 anos morreu após ter sido atropelada

Desde o último sábado entrou em vigor decreto que revoga atribuições da equipe

Levantamento foi feito para a Semana Nacional de Trânsito

Publicidade
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Apoie o jornalismo de qualidade

Há 79 anos A VOZ DA SERRA se dedica a buscar e entregar a seus leitores informações atualizadas e confiáveis, ajudando a escrever, dia após dia, a história de Nova Friburgo e região. Por sua alta credibilidade, incansável modernização e independência editorial, A VOZ DA SERRA consagrou-se como incontestável fonte de consulta para historiadores e pesquisadores do cotidiano de nossa cidade, tornando-se referência de jornalismo no interior fluminense, um dos veículos mais respeitados da Região Serrana e líder de mercado.

Assinando A VOZ DA SERRA, você não apenas tem acesso a conteúdo de qualidade, mantendo-se bem informado através de nossas páginas, site e mídias sociais, como ajuda a construir e dar continuidade a essa história.

Assine A Voz da Serra

TAGS: Trânsito