O Detran implantou uma novidade tecnológica para quem vai tirar a primeira habilitação no Estado do Rio de Janeiro: desde o início da semana, os examinadores das 40 áreas de provas práticas do departamento, de todo o estado, usam tablets para fazer a transferência dos resultados das provas práticas, de forma online, agilizando o processo de emissão da Carteira Nacional de Habilitação (CNH). Além disso, os tablets passam a fazer o reconhecimento facial dos candidatos, substituindo a biometria.
O novo procedimento permite que o candidato aprovado tenha acesso à primeira CNH de forma digital, em cerca de três dias, no Posto Digital do Detran-RJ (no site www.detran.rj.gov.br) ou pelo aplicativo Carteira Digital de Trânsito (CDT), da Senatran. O documento físico continuará a ser emitido pelo departamento em 15 dias, em média. A novidade tecnológica será usada também para agilizar outros serviços de habilitação - como adição e mudança de categoria.
“É a tecnologia trabalhando a favor dos usuários do Detran. Os tablets, além de agilizar todo o processo para quem quer tirar a carteira de motorista, ainda diminuem a possibilidade de fraudes por conta do reconhecimento facial”, explica o presidente do Detran-RJ, Adolfo Konder.
Deixe o seu comentário