Detran abre a Semana de Trânsito com ações educativas

Objetivo é conscientizar motoristas sobre direção segura e melhor sintonia entre veículos e pedestres
sexta-feira, 20 de setembro de 2024
por Jornal A Voz da Serra
(Foto: Alexandre Somonini)
(Foto: Alexandre Somonini)

Iniciada na última quarta-feira, 18, a Semana Nacional de Trânsito vai até a próxima quarta-feira, 25, com a promoção de uma série de atividades e ações educativas em todo o estado estimulando a conscientização por um trânsito mais seguro. A Coordenadoria de Educação para o Trânsito do Detran-RJ abriu as atividades de conscientização com uma ação educativa na Ponte Rio-Niterói, em parceria com a concessionária Ecoponte, a Polícia Rodoviária Federal (PRF) e a Operação Lei Seca. 

Os motoristas abordados receberam dicas importantes de segurança no trânsito e puderam participar das dinâmicas que simulam a colisão de um veículo e o uso de álcool e drogas ao volante. Os motoristas também tiveram a oportunidade de assistir um vídeo educativo sobre o perigo de conduzir um veículo que desrespeita as leis de trânsito.

O tema da Semana Nacional de Trânsito deste ano é “Paz no trânsito começa por você”. O supervisor de vendas Fábio Bastos, de 53 anos, morador de São Gonçalo, recebeu material educativo e participou de um circuito educativo do Detran utilizando óculos que simulam o efeito do uso de álcool. Ele ficou impressionado com suas reações ao realizar a dinâmica.

“Pude perceber o quanto os reflexos ficam prejudicados. Além de pôr nossa vida em risco, podemos provocar acidentes com diversas vítimas. Se cada um fizer a sua parte, as chances de colisão reduzem bastante. Temos que ter consciência de que pequenos deslizes podem ser fatais”, disse Fábio.

Por mais educação no trânsito 

O coordenador de Educação para o Trânsito do Detran.RJ, Marcus Moreira, disse que para reduzir o número de acidentes é necessário que os condutores adotem novo comportamento, deixando o trânsito mais humano, harmônico e seguro. “A educação no trânsito está atrelada à direção defensiva. Para promover um trânsito mais pacífico e seguro, temos que mudar nossa atitude nas vias, ter mais empatia e um olhar voltado para o coletivo. É responsabilidade de cada um de nós proteger a própria vida e de todos ao redor. Só assim iremos reduzir os alarmantes índices de sinistros de trânsito”, afirmou Moreira.

O grande destaque da ação, o simulador de impacto que leva o condutor a sentir a sensação real da colisão de um veículo a 40 quilômetros por hora, levou os participantes a refletirem sobre os perigos de um acidente de trânsito.

“Achei realista e impactante. A gente sente o movimento do carro perfeitamente. Qualquer pessoa que faça a dinâmica vai perceber que algo mais grave aconteceria se a velocidade fosse maior. Sensacional!”, disse o servidor público, Erivelton Guedes.

A Semana 

A Semana Nacional de Trânsito acontece todos os anos no mês de setembro. Nesse período, os órgãos e entidades ligadas ao trânsito promovem diversas atividades e campanhas em todo o país, com o intuito de alertar a população sobre a necessidade de respeitar as leis de trânsito e os riscos envolvidos no ato de dirigir.

 

Publicidade
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Apoie o jornalismo de qualidade

Há 79 anos A VOZ DA SERRA se dedica a buscar e entregar a seus leitores informações atualizadas e confiáveis, ajudando a escrever, dia após dia, a história de Nova Friburgo e região. Por sua alta credibilidade, incansável modernização e independência editorial, A VOZ DA SERRA consagrou-se como incontestável fonte de consulta para historiadores e pesquisadores do cotidiano de nossa cidade, tornando-se referência de jornalismo no interior fluminense, um dos veículos mais respeitados da Região Serrana e líder de mercado.

Assinando A VOZ DA SERRA, você não apenas tem acesso a conteúdo de qualidade, mantendo-se bem informado através de nossas páginas, site e mídias sociais, como ajuda a construir e dar continuidade a essa história.

Assine A Voz da Serra

TAGS: