Desmatamento em Stucky embargado após fiscalização

Proprietário do terreno terá 20 dias para se justificar
quinta-feira, 30 de novembro de 2023
por Jornal A Voz da Serra
(Foto: Divulgação/Secom-NF)
(Foto: Divulgação/Secom-NF)

Fiscais da Secretaria Municipal do Meio Ambiente e Desenvolvimento Urbano Sustentável e da Subsecretaria de Fiscalização de Edificações e do Meio Ambiente, embargou um grande desmatamento às margens da rodovia RJ-142 (Nova Friburgo-Casimiro de Abreu), na altura da localidade de Stucky, no distrito de Mury. O flagrante ocorreu no último dia 21, mas só foi divulgado pela prefeitura na terça-feira, 28. Alertados por denúncia, a fiscalização flagrou a irregular  movimentação de terra e retirada de vegetação, o que caracterizou infrações ambientais, já que o corte das árvores e a movimentação de terra não tinham  licença ambiental da prefeitura. 

Dessa forma, os fiscais municipais emitiram um auto de notificação, nos termos da legislação municipal ambiental e a ordem de embargo imediato das atividades, a fim de cessar a continuidade do dano ambiental no local. As atividades no terreno permanecerão embargadas, cabendo ao responsável apresentar sua defesa prévia à prefeitura no prazo de 20 dias úteis, sob pena de incidirem as sanções cabíveis, além da obrigação de reparação ambiental.

Corte de árvore no Centro 

Já na manhã de terça-feira, 28, a Secretaria Municipal de Defesa Civil, com o apoio do Corpo de Bombeiros, realizou o corte raso de uma árvore na Rua Duque de Caxias, no Centro. A medida foi necessária visando a segurança dos pedestres, pois a árvore já estava comprometida, com risco de queda. E, com a ocorrência de ventos fortes, comuns nesta época do ano, essa árvore poderia cair e causar um acidente. 

A vistoria foi realizada pela Defesa Civil, que constatou o comprometimento da árvore que estava sem folhas e com galhos secos. Além disso, foram notados parasitas e fungos em seu tronco que tinha ainda uma bifurcação com seu corpo 'rachado', indicando o risco iminente de queda. O secretário de Defesa Civil, major bombeiro Evi Gomes, explicou que o órgão atua de forma preventiva, realizando vistorias e, quando necessário, recomendando o corte, poda ou a remoção da árvore que esteja colocando em risco a população.

A Prefeitura de Nova Friburgo esclareceu que se trata de um procedimento excepcional visando a segurança da população, e que, em regra, as solicitações de supressão de vegetação devem ser direcionadas à Secretaria de Meio Ambiente. Quem quiser solicitar a vistoria da Defesa Civil, pode comparecer à sede da secretaria, que fica na Avenida Alberto Braune, 223, Centro (prédio da antiga Rodoviária Leopoldina, anexo à prefeitura). Em casos de emergência, o contato com a Defesa Civil pode ser feito pelo 199.

Foto da galeria
Publicidade
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Apoie o jornalismo de qualidade

Há 79 anos A VOZ DA SERRA se dedica a buscar e entregar a seus leitores informações atualizadas e confiáveis, ajudando a escrever, dia após dia, a história de Nova Friburgo e região. Por sua alta credibilidade, incansável modernização e independência editorial, A VOZ DA SERRA consagrou-se como incontestável fonte de consulta para historiadores e pesquisadores do cotidiano de nossa cidade, tornando-se referência de jornalismo no interior fluminense, um dos veículos mais respeitados da Região Serrana e líder de mercado.

Assinando A VOZ DA SERRA, você não apenas tem acesso a conteúdo de qualidade, mantendo-se bem informado através de nossas páginas, site e mídias sociais, como ajuda a construir e dar continuidade a essa história.

Assine A Voz da Serra

TAGS: