Os estudantes com dívidas do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) podem renegociar seus débitos a partir desta quarta-feira, 13, por meio do programa Desenrola Fies, do Governo Federal, que prevê descontos para a quitação de até 99% sobre o valor da dívida. A resolução CG-Fies 66, que trata da renegociação, foi publicada na edição de terça-feira, 12, do Diário Oficial da União.
Pode participar o estudante com contrato firmado até 2017 e que estava em fase de amortização – ou seja, em fase de pagamento – em 4 de maio de 2026. A negociação pode ser feita até 31 de dezembro de 2026.
“Os estudantes do Fies que querem aderir ao Desenrola poderão renegociar débitos diretamente junto à Caixa Econômica e ao Banco do Brasil”, informou o ministro da Educação, Leonardo Barchini. Ele acrescentou que “a negociação deve ser realizada nos canais digitais dos bancos".
“Neste Desenrola, temos também condições especiais para quem paga em dia e quer aproveitar as condições para quitar sua dívida mais rápido: os adimplentes terão 12% de desconto para zerar os débitos”, completou o ministro da Educação. A expectativa do MEC é que mais de um milhão de estudantes sejam beneficiados com o refinanciamento de suas dívidas.
O programa
O Desenrola Fies faz parte do Novo Desenrola Brasil, lançado pelo Governo Federal no último dia 4. A iniciativa visa estimular a reorganização financeira de milhões de brasileiros e a ampliação do acesso ao crédito em melhores condições.
A medida, no entanto, não prevê a utilização do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) para abatimento das dívidas, como acontece em outras renegociações do Desenrola Brasil.
(Agência Brasil)

Deixe o seu comentário