Desenhos e aquarelas da artista friburguense Vanda Sinder

Espiritualidade, vida e arte se misturam e inspiram a artista
quinta-feira, 06 de fevereiro de 2020
por Ana Borges (ana.borges@avozdaserra.com.br)
Traços e pinceladas de seus desenhos e aquarelas vêm impregnados de poesia (Fotos: Divulgação)
Traços e pinceladas de seus desenhos e aquarelas vêm impregnados de poesia (Fotos: Divulgação)

Espiritualidade, vida e arte se misturam e inspiram a artista Maria Vanda Sinder, nascida e criada em Nova Friburgo, a que ela se refere como “minha amada cidade” onde viveu a maior parte de sua vida. Até que o desejo de mudanças em busca de mais conhecimentos a levou de “mala e cuia para o Rio de Janeiro”, onde mora há 16 anos.

“Minhas memórias da arte me transportam para a infância quando pegava gravetos para desenhar no chão de terra. Usava carvão e riscava paredes, pedras e madeiras e isso me dava uma satisfação, um prazer que não sabia de onde vinha. O desenho é um pedaço do tempo que fica retido pelo registro de seu próprio processo criativo”, comenta Vanda meio poética.

Aliás, ao se entregar à vida com espiritualidade e arte, seu trabalho expõe esse tipo de vivência. E talvez, por isso, têm-se a impressão de que os traços e pinceladas de seus desenhos e aquarelas vêm impregnados de poesia. 

Muito antes disso tudo, ela se formou em Letras, na Faculdade de Filosofia Santa Dorotéia, de Friburgo, ao mesmo tempo em que criava as três filhas, sempre atenta aos movimentos da arte. Até que, filhas adultas e encaminhadas, fez pós-graduação em Arteterapia, na Clínica Pomar, no Rio. “Foi quando entendi que expressar com verdade os sentimentos através da arte pode ser libertador”, conta.

Vanda lembra como foi prazeroso ter seu set de Arteterapia, em Friburgo, “e contribuir para a harmonia e compreensão de si mesma através das inúmeras formas de expressão artística. Enfim, fui apresentada à técnica de aquarela pelo renomado mestre Murilo Arlé e fiquei encantada!”. 

Daí a carreira tomou seu rumo. Dedicada, participou de workshops com mestres nacionais e internacionais. Fez exposições individuais e coletivas, recebeu medalhas de ouro, prata, entre outras premiações. E não parou de revisitar as técnicas do abstrato, figurativo, retrato, paisagens e esculturas como mola propulsora da criatividade. Em 2019 seu trabalho foi selecionado para o calendário do Sítio Burle Marx-RJ.

Integra o grupo aberto e gratuito de pintura ao ar livre Urban Sketchers Rio, o USK RIO, que reúne artistas iniciantes, amadores e profissionais. Em junho, artistas do Brasil e do exterior participarão do V Encontro Nacional Urban Sketchers Brasil Rio 2020. “Nos reunimos a cada 15 dias, passeamos, nos divertimos e registramos em desenhos, a beleza e a história da cidade, com suas arquiteturas, casarios, natureza, antiguidades e eventos culturais. Desta forma, contribuímos com a memória de um povo e sua cultura”, revelou. 

Atualmente, Vanda divide seu tempo entre ensinar desenho e aquarela para iniciantes em seu ateliê, e pintar, expor, vender suas telas, muitas delas espalhadas por vários estados do Brasil. “Sinto-me feliz e abençoada por estar, aos 73 anos, ao lado da minha família, ainda sonhando, realizando e estudando sempre, espiritualidade, vida e arte!”.  

Quem sabe, por expressar essa tríade, a aquarela “Carruagem de São Sebastião" foi incluída em matéria do Segundo Caderno, do Globo (edição 26 de janeiro de 2020) sobre o dia de São Sebastião, padroeiro da cidade do Rio. Confira seus trabalhos em www.instagram.com/vandasinder.

 

LEIA MAIS

Sani Guerra mostra seu mais novo trabalho, "O corpo da paisagem"

"Arte em Ação" é um movimento que surgiu nos distritos de Lumiar e São Pedro da Serra

Integrantes do grupo In-verso iniciam domingo a mostra coletiva “Da memória ao Cosmos”

Publicidade
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Apoie o jornalismo de qualidade

Há 78 anos A VOZ DA SERRA se dedica a buscar e entregar a seus leitores informações atualizadas e confiáveis, ajudando a escrever, dia após dia, a história de Nova Friburgo e região. Por sua alta credibilidade, incansável modernização e independência editorial, A VOZ DA SERRA consagrou-se como incontestável fonte de consulta para historiadores e pesquisadores do cotidiano de nossa cidade, tornando-se referência de jornalismo no interior fluminense, um dos veículos mais respeitados da Região Serrana e líder de mercado.

Assinando A VOZ DA SERRA, você não apenas tem acesso a conteúdo de qualidade, mantendo-se bem informado através de nossas páginas, site e mídias sociais, como ajuda a construir e dar continuidade a essa história.

Assine A Voz da Serra