Cinco artistas de Friburgo expõem juntas na galeria do Sesc

Integrantes do grupo In-verso iniciam domingo a mostra coletiva “Da memória ao Cosmos”
sexta-feira, 06 de março de 2020
por Jornal A Voz da Serra
Maria Amélia Curvello, Rose Aguiar, Sônia Guaraldi, Marília Jaci e Conceição Durães (Divulgação)
Maria Amélia Curvello, Rose Aguiar, Sônia Guaraldi, Marília Jaci e Conceição Durães (Divulgação)

As artistas plásticas de Nova Friburgo que integram o Grupo In-verso, Maria Amélia Curvello, Rose Aguiar, Sônia Guaraldi, Marília Jaci e Conceição Durães, inauguram neste fim de semana a mostra coletiva “Da memória ao Cosmos”, na galeria de artes do Sesc Nova Friburgo. Nesta exposição, as artistas destacam o equilíbrio como objeto de atenção. Para tanto, os trabalhos reúnem construções que se originam das observações de certos aspectos da existência humana buscando dar conta desta proposta, em meio ao tempo voraz e veloz dos dias atuais, em que tudo se olha e nada se vê, devido a correria e o excesso de informações simultâneas. “Da memória ao Cosmos” traz em seu conceito abordagens sobre equilíbrio, envolvidas pela solidez, força, estabilidade, busca e harmonia. Esse projeto instiga o aprofundamento do olhar, como também, momentos de pausa para o equilíbrio e sobrevivência. Para essa leitura, o grupo aborda elementos como homem-natureza-cosmos.  

Para esta exposição, cada trabalho foi elaborado a partir do mesmo conceito e assim, se complementam. A leitura começa pela abordagem do ser social, do indivíduo ao coletivo num jogo de velar e revelar, partindo da identidade, documentos, momentos privilegiados de memórias e fatias do tempo.

Parte do projeto sugere o desequilíbrio social dos sistemas de poder, sobretudo, na divisão de bens materiais existentes no planeta num processo instável e crescente. O objeto “Pinar”, circular, leve, que compõe uma das estruturas, aborda aspectos relativos ao peso, gravidade, forças contrárias pela busca do equilíbrio ideal para o voo. A água, elemento fundamental, desencadeia um “devir “improvável e preocupante. A variação das intempéries e oscilações provocam registros diferenciados, fazendo com que cada imagem seja única.

No trabalho Frente x Verso projeta-se as polaridades que são vistas como saída para o equilíbrio do micro ao macrocosmos. Equilíbrio, condição explorada pelo grupo como campo de pesquisa para apresentar esta exposição na área de ciência e arte.

A exposição “Da memória ao Cosmos” será aberta com cerimônia neste sábado, 7, às 18h e terá visitação gratuita a partir de domingo, 8, até 21 de junho, sempre de terça-feira a domingo, das 9h às 18h, na galeria do Sesc.

 

LEIA MAIS

Sani Guerra mostra seu mais novo trabalho, "O corpo da paisagem"

"Arte em Ação" é um movimento que surgiu nos distritos de Lumiar e São Pedro da Serra

Espiritualidade, vida e arte se misturam e inspiram a artista

Publicidade
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Apoie o jornalismo de qualidade

Há 79 anos A VOZ DA SERRA se dedica a buscar e entregar a seus leitores informações atualizadas e confiáveis, ajudando a escrever, dia após dia, a história de Nova Friburgo e região. Por sua alta credibilidade, incansável modernização e independência editorial, A VOZ DA SERRA consagrou-se como incontestável fonte de consulta para historiadores e pesquisadores do cotidiano de nossa cidade, tornando-se referência de jornalismo no interior fluminense, um dos veículos mais respeitados da Região Serrana e líder de mercado.

Assinando A VOZ DA SERRA, você não apenas tem acesso a conteúdo de qualidade, mantendo-se bem informado através de nossas páginas, site e mídias sociais, como ajuda a construir e dar continuidade a essa história.

Assine A Voz da Serra