Artistas locais criam cartazes para alertar sobre a necessidade de prevenção

"Arte em Ação" é um movimento que surgiu nos distritos de Lumiar e São Pedro da Serra
sexta-feira, 25 de setembro de 2020
por Jornal A Voz da Serra
Artistas locais criam cartazes para alertar sobre a necessidade de prevenção

O projeto "Arte em Ação" é uma iniciativa coletiva e de cunho social, que vem mobilizando artistas dos distritos de Lumiar e São Pedro da Serra para criarem cartazes originais, de impacto visual, sobre questões sociais, ambientais e de saúde pública. A proposta é usar a arte como uma forma também de conscientização, reforçando e divulgando – de forma criativa – informações essenciais, inclusive sobre a necessidade de prevenção à Covid-19 e a importância do uso das máscaras. Após a ação ter sido iniciada em Lumiar, hoje, 25, é a vez de São Pedro da Serra conhecer o projeto. 

Com o apoio da AMA - Lumiar (Associação de Moradores e Amigos de Lumiar), a iniciativa foi idealizada e é coordenada pela designer Tita Nigrí e produzida pela artista Bi Mayer. Nesta edição, eles estão abordando as prevenções de disseminação e contágio da Covid-19. 

Apesar da ampla divulgação nas mídias sobre as medidas de prevenção a Covid-19, os distritos de Lumiar e São Pedro da Serra, vivenciam o desrespeito às regras e podem vir a ter um surto da doença. Nos vilarejos muitos moradores ainda não perceberam o perigo do contágio. “Muitos turistas chegam à região achando que a região é um paraíso, onde as tragédias e o coronavírus parecem distantes. Lumiar e São Pedro não têm hospitais e o pronto-socorro é precário. Tudo isso aumenta os riscos de contágio e disseminação da doença, que são extremamente preocupantes”, observam os idealizadores da ação.

O poder dos cartazes

A principal característica dos cartazes é o seu alto poder de visibilidade em ambientes públicos. A mídia surgiu no final do século 19 para divulgar informações nas ruas, onde diversas pessoas circulam e interagem socialmente. Além disso, o

cartaz é um veículo extremamente importante em locais distantes, de baixa renda e com índices de analfabetismo, já que imagens são tão informativas quanto o texto escrito. Com a pandemia do coronavírus, artistas, iniciativas privadas e globais têm usado o cartaz para divulgar informações. O ‘Arte em Ação’ se inspira nas ações como “Stay Sane, Stay Safe”, “Poster for Tomorrow”, “Green Patriotic Poster”, entre outras.

Artistas convidados

Todos os artistas que participam do projeto têm casa ou residem na região e aceitaram participar sem receber qualquer remuneração. A criação foi livre e o artista pôde optar por um estilo e técnica, desde que o cartaz seja informativo e a mensagem – visual e textual – clara. Cada arte foi reproduzida em cartazes A4, A3 e A2 e fixados em pontos estratégicos de Lumiar, São Pedro da Serra e nos vilarejos.

A arte conscientiza e sugere novas atitudes, com os seguintes subtemas: informar que a Covid já chegou à região; cuidados com o próximo; gentileza, pensar no outro; ter empatia com os moradores e com os turistas; cuidar da cidade; ter solidariedade; uso da máscara; distanciamento social; a não aglomeração e higiene das mãos. 

Quem participa (veja fotos na galeria abaixo):

André Amaral - Trabalha com ilustração para editoras e EAD. É artista visual, DJ e doutorando em design pela Puc Rio. Adora cachoeiras e jardinagem. Veja mais em @amaralgrafico. 

Bi Mayer - Designer pela PUC-Rio, com experiência em marketing e produção de grandes marcas e artistas no Rio de Janeiro. Artista plástica e entusiasta em impactar a vida das pessoas através da arte.  

Denise Mayer - Artista plástica, já participou de várias exposições como O Botequim, Le Bon Café, Babilônia Feira Hype, Carioquíssima, entre outras.  

Fabrício Vinhas - Programador visual web, desenvolve produtos para internet, aplicativos, jogos e outros projetos multimídia. Tem interesse especial por projetos relacionados à sustentabilidade e educação. 

Marcos La Mano - Artista plástico e pintor. Graduado em Belas Artes pela UFRJ, estudou pintura na Accademia di Belle Arti di Firenze na Itália, o que trouxe forte influência da arte clássica em sua pintura. Lecionou pintura e desenho na UFRJ e em outras universidades no Rio de Janeiro.  

Maria Cristiane - Artista têxtil e historiadora de formação. Desenvolve trabalhos com esculturas como mandalas e painéis têxteis há mais de seis anos. Recentemente encantou-se com o bordado livre.  

Tita Nigrí - Designer visual, serigrafista, doutoranda e professora de design. Cria projetos para diversas editoras, para cinema e exposições. Acredita que o design deve estar presente em todas as iniciativas que visem melhorias sociais e ambientais.  

Valentina Mendes - Tem prática em edição, montagem audiovisual e designer gráfico. É roteirista e editora. Trabalha atualmente como assistente de coordenação de pós produção. 

 

LEIA MAIS

Confira a origem da data e a importância do profissional na sociedade

Instituição recebeu medicamentos que deveriam ter sido descartados há dois anos

Ao todo, cerca de 18 imunizantes estarão disponíveis para todas as idades, mas especialmente para as crianças e adolescentes

Publicidade
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Apoie o jornalismo de qualidade

Há 79 anos A VOZ DA SERRA se dedica a buscar e entregar a seus leitores informações atualizadas e confiáveis, ajudando a escrever, dia após dia, a história de Nova Friburgo e região. Por sua alta credibilidade, incansável modernização e independência editorial, A VOZ DA SERRA consagrou-se como incontestável fonte de consulta para historiadores e pesquisadores do cotidiano de nossa cidade, tornando-se referência de jornalismo no interior fluminense, um dos veículos mais respeitados da Região Serrana e líder de mercado.

Assinando A VOZ DA SERRA, você não apenas tem acesso a conteúdo de qualidade, mantendo-se bem informado através de nossas páginas, site e mídias sociais, como ajuda a construir e dar continuidade a essa história.

Assine A Voz da Serra