Criado manual de boas práticas para hotéis e pousadas

Documento vai contribuir para conscientizar visitantes e hoteleiros sobre regras sanitárias
quinta-feira, 30 de julho de 2020
por Jornal A Voz da Serra
O Encontro dos Rios, ponto turístico da região de Lumiar e São Pedro da Serra (Arquivo AVS)
O Encontro dos Rios, ponto turístico da região de Lumiar e São Pedro da Serra (Arquivo AVS)

Empresários do setor hoteleiro e também os visitantes que escolherem Nova Friburgo como destino para passeios nesta retomada gradual do setor serão orientados a seguir um manual para evitar a propagação do coronavírus, mantendo as regras sanitárias recomendadas pelas autoridades de saúde. O manual é uma iniciativa do Conselho Municipal de Turismo de Nova Friburgo (CMT), em parceria com a Secretaria Municipal de Turismo, Subsecretaria de Planejamento e Desenvolvimento Econômico, Vigilância Sanitária, Universidade Federal Fluminense (UFF), através do seu Laboratório de Microbiologia Aplicada e Experimental/ Departamento de Ciências Básicas no campus de Nova Friburgo e o Centro Federal de Educação Tecnológica (Cefet). 

As orientações traçadas pelo documento têm por finalidade contribuir para tomada de consciência e adoção de atitudes sanitárias no combate à Covid-19 pelo setor do Turismo, em especial os meios de hospedagem para hóspedes que venham prestar serviços essenciais no município de Nova Friburgo. “Essas orientações têm como finalidade adotar uma nova atitude sanitária, compreendendo que toda e qualquer retomada da atividade econômica ou desenvolvimento de atividades econômicas passam necessariamente por uma revisão das condutas para prevenção do coronavírus. Sendo assim, o manual busca orientar os empreendedores dos segmentos do turismo, meios de hospedagem e alimentação para que adotem essas medidas como vantagem comparativa, instrumento que vai permitir com que esses setores tenham o maior desenvolvimento das suas atividades no momento, durante e após pandemia”, destaca o subsecretário de Planejamento e Desenvolvimento Econômico da Prefeitura de Nova Friburgo, Thiago Chaves de Mello. 

O manual de boas práticas apresenta medidas de prevenção e controle de infecções causadas pela Covid-19 e, sugerindo que o setor busque os treinamentos e adequações à nova realidade imposta pela pandemia. O projeto estimulará a retomada das atividades de forma segura, introduzindo práticas e rotinas, assim como demais adaptações gerenciais e procedimentais compatíveis com os desafios colocados. 

A Secretaria de Turismo acredita que o engajamento de todos será decisivo para que os clientes tenham a confiança em escolher Nova Friburgo como destino turístico ao saberem que aqui são tomadas com muito cuidado as medidas de segurança com os hóspedes e seus familiares, recomendando que cada meio de hospedagem deva implementar seu plano de ação para adaptação de seu estabelecimento às condições necessárias de prevenção.

“Temos orgulho de poder anunciar que Nova Friburgo tem um protocolo e que as entidades estão adotando esse procedimento, que eles tenham conhecimento, que eles repliquem o máximo possível. Vale ressaltar que não tem finalidade impositiva de ordem, é mais uma instrução, uma capacitação, uma qualificação do setor para que consiga atuar de maneira responsável e dinâmica ao mesmo tempo, é um documento de caráter pedagógico”, complementou o secretário de Turismo, Ricardo Reis. O manual pode ser conferido no site da prefeitura (www.pmnf.rj.gov.br).

 

LEIA MAIS

Confira a origem da data e a importância do profissional na sociedade

Instituição recebeu medicamentos que deveriam ter sido descartados há dois anos

O tema será “Arte, Educação e Cultura”. A entrada é franca

Publicidade
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Apoie o jornalismo de qualidade

Há 79 anos A VOZ DA SERRA se dedica a buscar e entregar a seus leitores informações atualizadas e confiáveis, ajudando a escrever, dia após dia, a história de Nova Friburgo e região. Por sua alta credibilidade, incansável modernização e independência editorial, A VOZ DA SERRA consagrou-se como incontestável fonte de consulta para historiadores e pesquisadores do cotidiano de nossa cidade, tornando-se referência de jornalismo no interior fluminense, um dos veículos mais respeitados da Região Serrana e líder de mercado.

Assinando A VOZ DA SERRA, você não apenas tem acesso a conteúdo de qualidade, mantendo-se bem informado através de nossas páginas, site e mídias sociais, como ajuda a construir e dar continuidade a essa história.

Assine A Voz da Serra