Criada força-tarefa para vacinar pessoas em situação de rua

Nesta quinta é dia de vacinação dos adultos de 30 anos em Nova Friburgo
quarta-feira, 04 de agosto de 2021
por Jornal A Voz da Serra
Sem-teto se abrigam no antigo Fórum (Arquivo AVS)
Sem-teto se abrigam no antigo Fórum (Arquivo AVS)

Nos últimos dias, a Prefeitura de Nova Friburgo tem promovido uma operação de força-tarefa entre várias secretarias para oferecer abrigo temporário às pessoas em situação de rua, durante este período de frio intenso, no município. Além do abrigo municipal, no bairro Duas Pedras, a Escola Municipal Dante Magliano, na Ponte da Saudade, também tem funcionado como ponto de apoio temporário para essas pessoas que lá recebem agasalhos, alimento, podem tomar banho quente e podem passar a noite com segurança.     

Através dessa ação, foram identificadas algumas pessoas que ainda não haviam recebido a vacina contra a Covid-19. Com isso, a prefeitura está disponibilizando doses para esse público. Só nesta semana, seis pessoas em situação de rua acolhidas nos abrigos foram vacinadas com doses únicas do imunizante Janssen. Até o mês passado, outras 72 pessoas cadastradas no Centro de Atenção Psicossocial (Caps) receberam a dose única.

Nesta quinta-feira, 5, a Prefeitura de Nova Friburgo dá sequência à campanha de vacinação contemplando adultos de 30 anos sem comorbidades (doenças crônicas). A aplicação é oferecida das 9h às 15h nos ginásios poliesportivos Alberto da Rosa Pinheiro (Pastão), no distrito de Conselheiro Paulino, e João Antunes Nogueira (Bieca), no bairro Cordoeira; na quadra da escola de samba Imperatriz de Olaria, na Rua Vicente Sobrinho, no bairro Olaria; no campus Friburgo da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj), na Vila Amélia, e nas unidades do programa Estratégia de Saúde da Família (ESF) de Centenário, São Lourenço, Campo do Coelho, Conquista, Nova Suíça, Amparo, Riograndina, Lumiar, São Pedro da Serra, Vargem Alta, Stucky, Varginha, Mury, Olaria (1, 2 e 3) e São Geraldo.

Segunda dose

A aplicação das doses de reforço contra a Covid-19 também continua hoje, 5, para os obesos acima de 18 anos com IMC (Índice de Massa Corporal) igual ou superior a 40 e doentes crônicos de 54 a 59 anos. A vacinação acontece das 9h às 15h em todas as unidades básicas de saúde e também nas ESFs de Mury, Stucky, Vargem Alta, Lumiar, São Pedro da Serra, Varginha e São Geraldo, também das 9h às 15h.

 Amanhã, 6, estagiários dos anos finais dos cursos técnicos e universidades na área da saúde poderão receber a segunda dose na Uerj no mesmo horário. É necessário apresentar o CPF, carteira de identidade, cartão do Sistema Único de Saúde (SUS), comprovante de residência e a carteirinha de vacinação para quem for receber a segunda dose.

Combate à gripe 

A vacinação contra a gripe também continua sendo oferecida para todos os públicos, de segunda a sexta-feira, das 9h às 16h, nos postos Sylvio Henrique Braune, no Suspiro; Tunney Kassuga, no bairro Olaria, e Waldir Costa, no distrito de Conselheiro Paulino, além do posto de São Geraldo que passou a oferecer a vacinação contra a gripe somente às terças e quintas-feiras, das 9h às 15h. É obrigatória a apresentação do CPF, carteira de identidade, comprovante de residência, caderneta de vacinação e o cartão do SUS. Quem tomou a vacina contra a Covid-19 deve aguardar 15 dias para receber a dose contra a gripe.

 

LEIA MAIS

Confira a origem da data e a importância do profissional na sociedade

Instituição recebeu medicamentos que deveriam ter sido descartados há dois anos

Droga Paxlovid será distribuída em unidades de saúde para pacientes com mais de 65 anos

Publicidade
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Apoie o jornalismo de qualidade

Há 79 anos A VOZ DA SERRA se dedica a buscar e entregar a seus leitores informações atualizadas e confiáveis, ajudando a escrever, dia após dia, a história de Nova Friburgo e região. Por sua alta credibilidade, incansável modernização e independência editorial, A VOZ DA SERRA consagrou-se como incontestável fonte de consulta para historiadores e pesquisadores do cotidiano de nossa cidade, tornando-se referência de jornalismo no interior fluminense, um dos veículos mais respeitados da Região Serrana e líder de mercado.

Assinando A VOZ DA SERRA, você não apenas tem acesso a conteúdo de qualidade, mantendo-se bem informado através de nossas páginas, site e mídias sociais, como ajuda a construir e dar continuidade a essa história.

Assine A Voz da Serra