Covid-19: percentual de imunização em Friburgo é maior que o estado e o Brasil

Cerca de 20% dos moradores do município já foram vacinados
quinta-feira, 06 de maio de 2021
por Jornal A Voz da Serra
Covid-19: percentual de imunização em Friburgo é maior que o estado e o Brasil

Até a última quarta-feira, 5, segundo a Prefeitura de Nova Friburgo, 10,35% dos moradores do município já completaram o esquema vacinal contra a Covid-19 (1ª e 2ª doses). O percentual de imunização no Estado do Rio é de 6,80%, e no Brasil, 6,82%. A Prefeitura de Nova Friburgo, através da Secretaria Municipal de Saúde, atualizou nesta semana os dados referentes à vacinação contra a Covid-19 no município. Desde o início da imunização, 59.524 vacinas já foram utilizadas no município, sendo 39.738 destinadas à primeira dose do imunizante e outras 19.786 para a segunda aplicação.

Considerando que, segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), a população estimada de Nova Friburgo em 2020 era de 191.158 habitantes, com relação à primeira aplicação, 20,78% dos moradores de Nova Friburgo já receberam a vacina. Por fim, 10,35% da população friburguense já recebeu as duas doses do imunizante. Cabe ressaltar que, até agora, estão sendo oferecidas no município as vacinas Coronavac/Butantan e Aztrazeneca/Oxford.

Diante disso, Nova Friburgo permanece à frente do Estado do Rio de Janeiro e do Brasil quando se trata do percentual da população que já foi imunizada. No estado, por exemplo, até as 9h desta quarta-feira, 5, ao todo, 2.394.891 pessoas já haviam recebido a primeira dose do imunizante. Esse número corresponde a 14,97% da população fluminense. Com relação à segunda aplicação, 6,80% dos moradores dos 92 municípios fluminenses já completaram o esquema vacinal.

Quando a comparação é com o Brasil, Nova Friburgo também aparece à frente no percentual de pessoas imunizadas. Em nível nacional, até a última quarta-feira, 30.388.354 brasileiros já haviam recebido a primeira dose, número que corresponde a 14,34% da população. Quanto a aplicação da segunda dose do imunizante, 14.447.730 pessoas já receberam, o equivalente a 6,82% da população brasileira.

Vacinação para profissionais de saúde de 18 a 26 anos nesta sexta

Nesta sexta-feira, 7, profissionais de saúde cadastrados, com idades entre 18 e 26 anos, deverão se imunizar contra a Covid-19 somente no posto de saúde Sylvio Henrique Braune, no Suspiro, das 9h às 15h, para a aplicação da primeira dose. Será necessário apresentar documento que comprove a vinculação ativa do trabalhador com o serviço de saúde ou apresentação de declaração emitida pelo serviço de saúde; carteira do conselho profissional ou documento comprobatório com foto; cartão do SUS e CPF. Para os educadores físicos é necessário estar vinculado a um serviço de saúde. Profissionais como personal trainers ou que trabalhem com condicionamento físico, além de toda a documentação necessária, deverão comprovar vínculo com atividade da área da saúde apresentando o CNES, caso contrário, não será imunizado nessa etapa.

Já para recepcionistas, seguranças, trabalhadores da limpeza, cozinheiros e auxiliares, além de motoristas de ambulâncias, será necessário apresentar a carteira de trabalho com vínculo ativo ou contracheque com documento com foto, cartão do SUS e CPF. No caso dos cuidadores, será necessária apresentação de declaração assinada pelo cuidador e seu empregador, comprovando o exercício da profissão.

Publicidade
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Apoie o jornalismo de qualidade

Há 79 anos A VOZ DA SERRA se dedica a buscar e entregar a seus leitores informações atualizadas e confiáveis, ajudando a escrever, dia após dia, a história de Nova Friburgo e região. Por sua alta credibilidade, incansável modernização e independência editorial, A VOZ DA SERRA consagrou-se como incontestável fonte de consulta para historiadores e pesquisadores do cotidiano de nossa cidade, tornando-se referência de jornalismo no interior fluminense, um dos veículos mais respeitados da Região Serrana e líder de mercado.

Assinando A VOZ DA SERRA, você não apenas tem acesso a conteúdo de qualidade, mantendo-se bem informado através de nossas páginas, site e mídias sociais, como ajuda a construir e dar continuidade a essa história.

Assine A Voz da Serra

TAGS: