Corpus Christi e Santo Antônio terão celebrações online

Missa será celebrada pelo administrador apostólico Dom Paulo de Conto sem participação de fiéis no templo
quarta-feira, 10 de junho de 2020
por Jornal A Voz da Serra
A capela de Santo Antonio (Foto: Henrique Pinheiro)
A capela de Santo Antonio (Foto: Henrique Pinheiro)

De modo diferente, mas com muita fé e devoção, os fiéis católicos de Nova Friburgo não deixarão de participar nesta quinta-feira, 11, da solenidade de Corpus Christi, a grande festa da Eucaristia (o sacramento do Corpo e do Sangue de Jesus Cristo). A data, celebrada sempre na primeira quinta-feira após a Festa da Santíssima Trindade, segue o calendário litúrgico da Igreja e é feriado nacional. Devido à pandemia para evitar aglomerações e seguindo às recomendações das autoridades governamentais, sanitárias e eclesiásticas, não serão realizadas este ano a tradicional confecção dos tapetes de sal na Avenida Alberto Braune e a procissõ do Santíssimo Sacramento. 

A missa solene de Corpus Christi será celebrada às 15h na Igreja de São Bento, no bairro Ypu, pelo administrador apostólico Dom Paulo de Conto, sem a participação de fiéis no templo, mas com transmissão on-line pelo Facebook da Diocese de Nova Friburgo. Em seguida haverá o translado do Santíssimo Sacramento pelas ruas Moisés Amélio e Avenida Alberto Braune até a Catedral São João Batista, em carro aberto, mas sem o acompanhamento dos fiéis. Neste percurso, um outro veículo recolherá doações de cobertores e agasalhos para a campanha Corpus Christi Solidário, promovida pela Cáritas Diocesana. O sacerdote, o condutor do veículo e o cortejo de poucas pessoas deverão utilizar máscaras de proteção. O mesmo poderá ocorrer nos arredores das paróquias. As famílias são convidadas a adornar suas casas enfeitando suas janelas, sacadas e portões, dispondo de um pequeno altar com uma toalha branca, vela, crucifixo e flores, aguardando em oração Jesus Eucarístico passar.

Corpus Christi teve sua origem na Diocese de Liége (Bélgica), no século 13, por meio da monja Agostiniana Juliana de Cornillon, que teria sido inspirada para que o mistério da Eucaristia fosse celebrado com destaque. Em 1264, o papa Urbano IV estendeu a festa para toda a Igreja.

Santo Antônio 

Neste sábado, 13, a Igreja Católica celebra o Dia de Santo Antônio, o casamenteiro. Por causa da pandemia, a tradicional festa na capelinha da Praça do Suspiro no mais puro clima dos arraiás juninos não acontecerá este ano, assim como não está prevista a também tradicional distribuição dos pãezinhos bentos que, segundo os devotos do santo, garantem fartura se colocados em potes ou vasilhas de alimentos, em casa. As celebrações religiosas em louvor a Santo Antônio serão transmitidas pela internet. 

A paróquia de Santo Antônio e Cristo Ressuscitado, no Prado, distrito de Conselheiro Paulino, já divulgou a programação. Nesta quinta-feira, 11, a igreja estará aberta para oração dos fiéis das 8h às 12h e das 13h às 15h. No sábado, 13, dia do padroeiro, das 8h às 12h e das 13h às 15h, a igreja permanecerá aberta para os fiéis poderem levar para casa o seu tradicional “pãozinho de Santo Antônio” e às 19h, missa em louvor a Santo Antônio. Tanto no sábado, como no domingo, 14, haverá angu à baiana delivery, com tickets a R$ 10. 

 

LEIA MAIS

Confira a origem da data e a importância do profissional na sociedade

Instituição recebeu medicamentos que deveriam ter sido descartados há dois anos

Ao todo, cerca de 18 imunizantes estarão disponíveis para todas as idades, mas especialmente para as crianças e adolescentes

Publicidade
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Apoie o jornalismo de qualidade

Há 79 anos A VOZ DA SERRA se dedica a buscar e entregar a seus leitores informações atualizadas e confiáveis, ajudando a escrever, dia após dia, a história de Nova Friburgo e região. Por sua alta credibilidade, incansável modernização e independência editorial, A VOZ DA SERRA consagrou-se como incontestável fonte de consulta para historiadores e pesquisadores do cotidiano de nossa cidade, tornando-se referência de jornalismo no interior fluminense, um dos veículos mais respeitados da Região Serrana e líder de mercado.

Assinando A VOZ DA SERRA, você não apenas tem acesso a conteúdo de qualidade, mantendo-se bem informado através de nossas páginas, site e mídias sociais, como ajuda a construir e dar continuidade a essa história.

Assine A Voz da Serra