O Ministério da Saúde iniciou nesta segunda-feira, 5, uma nova Campanha Nacional de Multivacinação, em conjunto com as secretarias de Saúde dos estados e municípios de todo o Brasil. A campanha tem como objetivo atualizar a caderneta de crianças e adolescentes entre 6 meses e 15 anos. Todas as vacinas que integram os calendários de imunização farão parte desta ação.
A campanha também contará com um Dia D de mobilização, no próximo dia 17, um sábado. Em Friburgo, a vacinação acontece nos postos de saúde Sílvio Henrique Braune, no Suspiro; Tunney Kassuga, em Olaria; Wladir Costa, no distrito de Conselheiro Paulino, de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h e no posto José Ciopertino Nogueira, no bairro São Geraldo, às terças e quintas-feiras, das 8h às 16h.
Vacinação contra sarampo para adultos
Além de todas as vacinas para crianças e adolescentes, também está sendo oferecida nestea campanha a imunização contra o sarampo para crianças a partir de 6 meses, jovens e adultos até 59 anos. Com essa medida, o Ministério da Saúde pretende evitar a exposição desnecessária da população à Covid-19, pois “será possível aproveitar a ida dos responsáveis pelas crianças às unidades de saúde para atualizar a própria situação vacinal deles”.
A Subsecretaria de Vigilância em Saúde do Estado do Rio estima que cerca de 50% da população-alvo da campanha ainda necessita atualizar a caderneta de vacinação. A cobertura ideal varia entre 90% e 95% para cada imunizante até o fim do ano. Alexandre Chieppe, médico e assessor técnico da Subsecretaria de Vigilância em Saúde, explica que esses dados, no entanto, devem ser analisados com cuidado. Devido a uma mudança no sistema de informações do Ministério da Saúde que passou a utilizar o e-SUS, alguns municípios tiveram dificuldades de inserir os dados no sistema.
Ainda assim, de acordo com o médico, é possível observar que a pandemia afetou a cobertura vacinal do estado. Ele explica que, com a Covid-19, “as pessoas ficaram temerosas de sair de casa para ir às unidades de saúde”. Chieppe explica a importância da vacinação para evitar o reaparecimento de doenças já controladas no país.
As vacinas oferecidas
No calendário infantil, que inclui a imunização de crianças de até 10 anos, são 14 vacinas: BCG, hepatite B, penta (difteria, tétano, coqueluche, hepatite B e poliomielite), polio inativada, polio oral, rotavírus, pneumo 10, meningo C, febre amarela, tríplice viral (sarampo, caxumba e rubéola), tetra viral (sarampo, caxumba, rubéola e varicela), DTP (tríplice bacteriana), hepatite A e varicela.
No calendário do adolescente há mais vacinas, além de reforços das imunizações feitas na infância: hepatite B, febre amarela, tríplice viral, difteria e tétano adulto, DTPa, meningocócica ACWY, HPV quadrivalente e varicela.
Ação volante contra a pólio
Em Nova Friburgo, a Secretaria Municipal de Saúde iniciou também nesta segunda-feira, 5, a vacinação contra a poliomielite (paralisia infantil) para crianças de 1 a 4 anos. A ação vai até o próximo dia 31, de forma volante, com a divulgação semanal dos postos que estarão aplicando a vacina. Semanalmente a prefeitura vai divulgar quais as unidades de saúde irão receber a ação volante contra a polio.
A ação começa nesta terça-feira, 6, na Estratégia de Saúde da Família (ESF) de Campo do Coelho, das 9h às 15h; na ESF de Amparo, quarta-feira, 7, das 9h às 13h; e na ESF de São Pedro da Serra, quinta-feira, 8, das 9h às 15h.
O foco para crianças de 0 a 14 anos (até 11 meses e 29 dias) é o acerto da caderneta de vacinação; já para crianças de 1 a 4 anos, o foco é a imunização para poliomielite; e para os adultos de 20 a 49 anos, é a vacinação contra o sarampo.
O horário de funcionamento dos postos Waldir Costa, em Conselheiro Paulino; Silvio Henrique Braune, no Suspiro; e Tunney Kassuga, em Olaria é de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h. Já na Unidade Básica de Saúde José Copertino Nogueira, em São Geraldo, a o horário é às terças e quintas-feiras, das 8h às 16h.
Deixe o seu comentário