Continua a campanha nacional para atualização de todas as vacinas

Doses estão sendo aplicadas nos postos de saúde de Friburgo
segunda-feira, 05 de outubro de 2020
por Jornal A Voz da Serra
Continua a campanha nacional para atualização de todas as vacinas

 O Ministério da Saúde iniciou nesta segunda-feira, 5, uma nova Campanha Nacional de Multivacinação, em conjunto com as secretarias de Saúde dos estados e municípios de todo o Brasil. A campanha tem como objetivo atualizar a caderneta de crianças e adolescentes entre 6 meses e 15 anos. Todas as vacinas que integram os calendários de imunização farão parte desta ação.

A campanha também contará com um Dia D de mobilização, no próximo dia 17, um sábado. Em Friburgo, a vacinação acontece nos postos de saúde Sílvio Henrique Braune, no Suspiro; Tunney Kassuga, em Olaria; Wladir Costa, no distrito de Conselheiro Paulino, de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h e no posto José Ciopertino Nogueira, no bairro São Geraldo, às terças e quintas-feiras, das 8h às 16h. 

Vacinação contra sarampo para adultos

Além de todas as vacinas para crianças e adolescentes, também está sendo  oferecida nestea campanha a imunização contra o sarampo para crianças a partir de 6 meses, jovens e adultos até 59 anos. Com essa medida, o Ministério da Saúde pretende evitar a exposição desnecessária da população à Covid-19, pois “será possível aproveitar a ida dos responsáveis pelas crianças às unidades de saúde para atualizar a própria situação vacinal deles”.

A Subsecretaria de Vigilância em Saúde do Estado do Rio estima que cerca de 50% da população-alvo da campanha ainda necessita atualizar a caderneta de vacinação. A cobertura ideal varia entre 90% e 95% para cada imunizante até o fim do ano. Alexandre Chieppe, médico e assessor técnico da Subsecretaria de Vigilância em Saúde, explica que esses dados, no entanto, devem ser analisados com cuidado. Devido a uma mudança no sistema de informações do Ministério da Saúde que passou a utilizar o e-SUS, alguns municípios tiveram dificuldades de inserir os dados no sistema.

Ainda assim, de acordo com o médico, é possível observar que a pandemia afetou a cobertura vacinal do estado. Ele explica que, com a Covid-19, “as pessoas ficaram temerosas de sair de casa para ir às unidades de saúde”. Chieppe explica a importância da vacinação para evitar o reaparecimento de doenças já controladas no país.

As vacinas oferecidas

No calendário infantil, que inclui a imunização de crianças de até 10 anos, são 14 vacinas: BCG, hepatite B, penta (difteria, tétano, coqueluche, hepatite B e poliomielite), polio inativada, polio oral, rotavírus, pneumo 10, meningo C, febre amarela, tríplice viral (sarampo, caxumba e rubéola), tetra viral (sarampo, caxumba, rubéola e varicela), DTP (tríplice bacteriana), hepatite A e varicela.

 No calendário do adolescente há mais vacinas, além de reforços das imunizações feitas na infância: hepatite B, febre amarela, tríplice viral, difteria e tétano adulto, DTPa, meningocócica ACWY, HPV quadrivalente e varicela.

Ação volante contra a pólio

Em Nova Friburgo, a Secretaria Municipal de Saúde iniciou também nesta segunda-feira, 5, a vacinação contra a poliomielite (paralisia infantil) para crianças de 1 a 4 anos. A ação vai até o próximo dia 31, de forma volante, com a divulgação semanal dos postos que estarão aplicando a vacina. Semanalmente a prefeitura vai divulgar quais as unidades de saúde irão receber a ação volante contra a polio.

A ação começa nesta terça-feira, 6, na Estratégia de Saúde da Família (ESF) de Campo do Coelho, das 9h às 15h; na ESF de Amparo, quarta-feira, 7, das 9h às 13h; e na ESF de São Pedro da Serra, quinta-feira, 8, das 9h às 15h.

O foco para crianças de 0 a 14 anos (até 11 meses e 29 dias) é o acerto da caderneta de vacinação; já para crianças de 1 a 4 anos, o foco é a imunização para poliomielite; e para os adultos de 20 a 49 anos, é a vacinação contra o sarampo.

O horário de funcionamento dos postos Waldir Costa, em Conselheiro Paulino; Silvio Henrique Braune, no Suspiro; e Tunney Kassuga, em Olaria é de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h. Já na Unidade Básica de Saúde José Copertino Nogueira, em São Geraldo, a o horário é às terças e quintas-feiras, das 8h às 16h.

 

LEIA MAIS

Confira a origem da data e a importância do profissional na sociedade

Instituição recebeu medicamentos que deveriam ter sido descartados há dois anos

Droga Paxlovid será distribuída em unidades de saúde para pacientes com mais de 65 anos

Publicidade
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Apoie o jornalismo de qualidade

Há 79 anos A VOZ DA SERRA se dedica a buscar e entregar a seus leitores informações atualizadas e confiáveis, ajudando a escrever, dia após dia, a história de Nova Friburgo e região. Por sua alta credibilidade, incansável modernização e independência editorial, A VOZ DA SERRA consagrou-se como incontestável fonte de consulta para historiadores e pesquisadores do cotidiano de nossa cidade, tornando-se referência de jornalismo no interior fluminense, um dos veículos mais respeitados da Região Serrana e líder de mercado.

Assinando A VOZ DA SERRA, você não apenas tem acesso a conteúdo de qualidade, mantendo-se bem informado através de nossas páginas, site e mídias sociais, como ajuda a construir e dar continuidade a essa história.

Assine A Voz da Serra

TAGS: saúde | vacina