A concessionária Águas de Nova Friburgo e a prefeitura celebraram, nesta semana, a assinatura do 8º termo aditivo do contrato de concessão, que garante uma série de benefícios à população. Entre as mudanças, destaca-se a implantação da Tarifa de Pequeno Comércio, que reduz em 50% o valor da conta de água para os estabelecimentos comerciais que consomem até cinco mil litros de água por mês e estão adimplentes com a empresa.
O termo aditivo garante também outros benefícios: a "Tarifa Social" que passará a atender mais de cinco mil famílias em situação de vulnerabilidade, e a “Tarifa Filantrópica”, que oferecerá 80% de desconto às instituições assistenciais que já prestam serviços sociais no município.
Além disso, o termo prevê descontos para novas ligações de água e esgoto, bem como para outras tarifas destinadas a famílias que integram o Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico). Também estão asseguradas, no mesmo documento, obras de extensões das rede de água e esgoto para os bairros Granja Spinelli e Varginha, e ainda no loteamento Horto do Vino, no distrito de Conselheiro Paulino.
Essa parceria entre a Prefeitura de Nova Friburgo e a concessionária garante um investimento de R$ 250 milhões nos próximos quatro anos, gerando emprego, renda e impactos econômicos positivos para o município e o meio ambiente. O estudo que ampara a aplicação desses benefícios foi elaborado pela Fundação para Pesquisa e Desenvolvimento da Administração, Contabilidade e Economia (Fundace), entidade sem fins lucrativos vinculada à Universidade de São Paulo (USP).
A Fundace atende às demandas da sociedade e de organizações públicas e privadas interessadas em práticas de gestão modernas e eficazes. O estudo avalia o equilíbrio econômico-financeiro da concessão, com o objetivo de compatibilizar e ajustar prazos, investimentos, estrutura e modicidade tarifária, garantindo o equilíbrio entre as demandas da sociedade, a sensibilidade do município e a capacidade de atendimento pela concessionária.
Nova Friburgo é referência em saneamento no Brasil e está avançando rumo à universalização dos serviços, conforme estabelece o Marco Legal do Saneamento. Nos próximos anos, para ampliar a coleta e o tratamento de esgoto, duas novas estações de tratamento de esgoto (ETEs) serão inauguradas: a ETE Cônego e a ETE Lumiar. Essas iniciativas aumentarão a cobertura dos serviços, contribuindo para o desenvolvimento da cidade e para a melhoria da qualidade de vida dos friburguenses.
Todos os benefícios passam a valer a partir do próximo mês e os clientes que tiverem dúvidas podem entrar em contato com a Águas de Nova Friburgo por meio dos canais de relacionamento da concessionária, disponíveis no site www.aguasdenovafriburgo.com.br.
Deixe o seu comentário