Conta de luz terá bandeira vermelha 2 e ficará ainda mais cara em outubro

Acionamento do novo patamar e ampliação do uso das térmicas se devem à seca extrema que atinge o Brasil
segunda-feira, 30 de setembro de 2024
por Jornal A Voz da Serra
(Foto: Henrique Pinheiro)
(Foto: Henrique Pinheiro)

A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) anunciou na última sexta-feira, 27, que vai acionar a bandeira tarifária vermelha patamar 2, na conta de luz, a partir desta terça-feira, 1º de outubro. A medida vai acrescentar R$ 7,87 para cada 100 quilowatts-hora (kWh) consumidos. 

A elevação do nível tarifário foi justificada pelo risco hidrológico e pelo aumento do PLD (Preço de Liquidação de Diferenças), o valor de referência da energia no mercado atacadista. A bandeira vermelha 2 chegou a ser anunciada para o mês de setembro, mas a Aneel voltou atrás alegando ter encontrado erros nos cálculos e adotou o patamar 1 (acréscimo de R$ 4,46 a cada 100 Kwh consumidos) .

O aumento da conta de luz em outubro será o terceiro deste ano. Houve uma sequência de bandeiras verdes de abril de 2022 a maio de 2024. Em julho, foi adotada a bandeira amarela, e a verde chegou a retornar em agosto, mas foi interrompida pela vermelha nível 1 em setembro.

O acionamento da bandeira vermelha e a ampliação do uso das térmicas são respostas do setor à seca extrema que atinge o Brasil que, de um lado, reduz a disponibilidade de água para geração de energia, e, de outro, aumenta a demanda da população por ela.

 

Publicidade
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Publicidade
Inauguração SENAC
Publicidade
Publicidade

Apoie o jornalismo de qualidade

Há 79 anos A VOZ DA SERRA se dedica a buscar e entregar a seus leitores informações atualizadas e confiáveis, ajudando a escrever, dia após dia, a história de Nova Friburgo e região. Por sua alta credibilidade, incansável modernização e independência editorial, A VOZ DA SERRA consagrou-se como incontestável fonte de consulta para historiadores e pesquisadores do cotidiano de nossa cidade, tornando-se referência de jornalismo no interior fluminense, um dos veículos mais respeitados da Região Serrana e líder de mercado.

Assinando A VOZ DA SERRA, você não apenas tem acesso a conteúdo de qualidade, mantendo-se bem informado através de nossas páginas, site e mídias sociais, como ajuda a construir e dar continuidade a essa história.

Assine A Voz da Serra

TAGS: