O consumidor que já recebeu alguma conta de luz em casa com a mensagem ''fatura pela média'', certamente ficou com dúvida. A concessionária de energia elétrica de Nova Friburgo, Energisa, explica que isso acontece sempre que há impedimento para que seus funcionários façam a leitura do medidor nos imóveis. Ou seja, situações como portão fechado, ausência de pessoas, imóveis desocupados, cães bravos soltos, que impedem o acesso dos leituristas da concessionária aos relógios de luz.
Nesses casos, automaticamente a concessionária emite a fatura mensal de acordo com a média de consumo do cliente nos últimos 12 meses. Para evitar que isso aconteça, a concessionária recomenda a prática da autoleitura dos medidores para controlar o valor correto com base no seu consumo.
Em até três dias antes da data da leitura, informada na conta de energia, o cliente pode fazer a leitura do medidor, número que aparece no visor do padrão de energia, e informar à empresa por meios dos canais de atendimento da distribuidora. Esse procedimento pode ser realizado por meio do aplicativo ''Energisa On'', pela central de atendimento, no telefone 0800 032 0196, pelo site energisa.com.br ou em último caso, por conta da pandemia, informando pessoalmente na agência de atendimento.
Vale ressaltar que essa nova medida está disponível para os clientes das áreas urbanas e rurais, porém, de acordo com a Energisa, para que a leitura seja cadastrada é importante fazer a autoleitura no dia certo e também observar o número exato que aparece no visor do padrão de energia, evitando erros na emissão da conta de energia.
Deixe o seu comentário