Conselho Tutelar: eleições para escolha dos novos membros no próximo domingo

Mandato é de quatro anos e a escolha dos membros, através do voto popular acontece sempre no ano seguinte às eleições para presidente da República
terça-feira, 26 de setembro de 2023
por Jornal A Voz da Serra
(Foto: Freepik)
(Foto: Freepik)

No próximo domingo, 1º de outubro, os friburguenses são convidados a participarem das eleições para a escolha dos novos membros do Conselho Tutelar do município. O órgão que tem a função de proteger os direitos das crianças e adolescentes tem duas unidades em Nova Friburgo, uma no Centro, na Rua Mac Niven, 4, e outra no distrito de Conselheiro Paulino. O mandato é de quatro anos e a escolha dos membros, através do voto popular acontece sempre no ano seguinte às eleições para presidente da República. A votação para conselheiro tutelar, no entanto, é facultativa.  

Desta vez, 21 candidatos concorrem a dez vagas (cinco em cada CT) e, pela primeira vez em uma eleição para o Conselho Tutelar, nos municípios com mais de 150 mil eleitores, como é o caso de Nova Friburgo, serão utilizadas urnas eletrônicas. O Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro (MPRJ), por meio do seu Centro de Apoio Operacional das Promotorias de Justiça da Infância e Juventude (CAO Infância/MPRJ) emitiu um comunicado na semana passada conclamando os eleitores a participar destas eleições, que acontecerão das 8h às 17h em 19 escolas públicas (veja a lista nesta matéria).

O Conselho Tutelar é o órgão que aplica medidas de proteção a crianças e adolescentes que tenham seus direitos violados. Qualquer eleitor pode participar do pleito, votando nos candidatos de seu município, de forma voluntária. Para participar dessas eleições, é necessário que o eleitor apresente um documento de identidade com foto e o título eleitoral.

No dia da votação, o Ministério Público terá seus promotores de Justiça nos locais de votação averiguando a regularidade dos trabalhos, o exercício do direito de voto dos eleitores e atuando para coibir eventuais irregularidades praticadas por candidatos e seus representantes. 

Passo a passo para votar

O eleitor deverá votar na área de seu domicílio eleitoral, em ponto de votação definido pelo Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA). A relação dos locais de votação em Nova Friburgo também pode ser conferida nesta página. 

Em Nova Friburgo, o processo eleitoral será conduzido pela professora Roseni de Almeida Silva, presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente. A apuração será no mesmo dia e a posse está prevista para 10 de janeiro de 2024. A campanha eleitoral foi iniciada no mês passado e vai até o próximo sábado, 30, véspera do pleito. 

Os eleitores friburguenses, no entanto, devem ficar atentos, pois nem todas as seções estarão funcionando como nas eleições gerais do ano passado. Para a votação do Conselho Tutelar, serão utilizadas 27 urnas eletrônicas.

Locais de votação

 

Foto da galeria
Candidatos
Publicidade
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Apoie o jornalismo de qualidade

Há 79 anos A VOZ DA SERRA se dedica a buscar e entregar a seus leitores informações atualizadas e confiáveis, ajudando a escrever, dia após dia, a história de Nova Friburgo e região. Por sua alta credibilidade, incansável modernização e independência editorial, A VOZ DA SERRA consagrou-se como incontestável fonte de consulta para historiadores e pesquisadores do cotidiano de nossa cidade, tornando-se referência de jornalismo no interior fluminense, um dos veículos mais respeitados da Região Serrana e líder de mercado.

Assinando A VOZ DA SERRA, você não apenas tem acesso a conteúdo de qualidade, mantendo-se bem informado através de nossas páginas, site e mídias sociais, como ajuda a construir e dar continuidade a essa história.

Assine A Voz da Serra

TAGS: