A temporada da categoria Pastilha promete bastante equilíbrio em 2023, com a chegada de novos clubes e praticantes e o Estadual disputado em mais etapas. A largada foi dada no final de março, com a disputa do 1º Open de Pastilha do Botafogo. E se o assunto é futebol de mesa, Nova Friburgo sempre brilha. O friburguense Marcus Vinicius, atleta do Vasco da Gama, faturou o título da competição, que teve participação destacada de botonistas da AFFM / Friburguense: Anísio ficou em segundo lugar, e Campito, na terceira colocação.
Incluído dentro das festividades de inauguração do novo e moderno CT alvinegro, o evento foi aberto a atletas federados e não federados, e contou com a participação de 16 botonistas, de Botafogo, Fluminense, Friburguense, Light e Vasco. Eles foram divididos inicialmente em dois grupos de oito, onde quatro se classificavam por grupo e, na sequência, se enfrentaram sucessivamente em eliminatória simples.
A grande final envolveu dois veteranos da modalidade, e Marcus Vinícius, do Vasco da Gama, conquistou o título de forma invicta ao vencer Anísio, do Friburguense, por 5 a 2. Campito e Raphael, ambos do Friburguense, completaram o pódio em 3º e 4º lugares, respectivamente.
Em 2023, o Estadual de Pastilha retorna ao formato de duas etapas e a primeira acontecerá no próximo dia 30, no Rio, quando o Fluminense, pela primeira vez, sediará um evento oficial da modalidade.
Bola 12 Toques
Também foi realizada a quarta edição do Rio Open de Futebol de Mesa da modalidade Bola 12 Toques, a regra brasileira reconhecida internacionalmente. De forma invicta, o vascaíno Igor Quintaes se sagrou campeão ao derrotar Rodolfo (Fluminense) na final pelo placar 7 a 3. Felipinho (Vasco) completou o pódio na terceira posição.
A competição foi disputada por 32 atletas na sala da Divisão de Futebol de Mesa do Vasco da Gama, no mezanino do ginásio principal de São Januário. Além de atletas não federados, participaram sete clubes: América, América de Três Rios, Flamengo, Fluminense, Friburguense, Liga Campista e Vasco.
Esta competição aconteceu, pela primeira vez, no Clube Combinado 5 Julho de Niterói, em 2015, e o vencedor foi Lucas Assumpção, do América. Foi retomada em 2021 e devidamente incluída no calendário oficial da modalidade. Sendo realizada no Botafogo, com título do atleta Thiago Penna, na época jogador do Glorioso. Já em 2022 foi realizada na Fundação Municipal de Esportes de Campos dos Goytacazes e Filipe Maia (Vasco) foi o campeão
Deixe o seu comentário