Estamos vivendo um cenário muito difícil nestes primeiros meses do ano com o aumento exponencial dos casos de Covid-19 e o lockdown já é uma realidade para a grande parte das cidades do país e também em nosso estado. Cresce também a preocupação de empreendedores e empresários que buscam salvar os seus negócios neste período em que os comércios, indústrias e empresas no setor de serviços não classificados como essenciais estarão com restrições de funcionamento.
Quais são as principais ações que o empresário precisa fazer neste momento para garantir a sobrevivência do seu negócio? Separei algumas ações práticas que implantadas poderão contribuir para a manutenção de empresas neste momento desafiador.
O primeiro ponto e o mais importante neste momento é manter e aumentar o relacionamento com os clientes. A empresa e o consumidor ainda existem e os produtos e serviços ainda continuam sendo ofertados. O que mudou foi a maneira como o cliente adquiria os produtos e serviços. Possivelmente antes ele ia de encontro ao estabelecimento, que neste momento estará fechado. Estreite o relacionamento através das ferramentas digitais e redes sociais, seja pontual no retorno as solicitações e capriche no pós-venda. Faça com que o produto ou serviço chegue ao cliente seja através do delivery ou entrega própria.
O segundo ponto importante é ter os números do negócio. Se antes da pandemia administrar um negócio já exigia conhecer os custos, despesas, margem de lucro, estoque. Neste momento é preciso ter esses números atualizados constantemente para que possa ser medido o que está dando resultado e o que não está. E se não estiver dando o resultado esperado mude a estratégia e veja como outros empresários do ramo estão fazendo para ter resultados.
O terceiro ponto importante neste momento é garantir o caixa saudável. Venda no dinheiro, cartão e evite vendas como crediário ou boleto, onde existe não somente o risco de atraso, mas também da inadimplência. Se a empresa possui valores a receber na rua que estão em atraso, negocie com os clientes e faça com que este montante entre o mais rápido possível. Você precisará ter dinheiro em caixa para conduzir este momento.
O quarto ponto que o empresário precisa ter atenção neste momento são as compras. Evite comprar demasiadamente e ter estoque alto. Tenha um estoque necessário e compre uma quantidade maior apenas nos produtos de alto giro.
O quinto e último ponto importante neste momento é reduzir todos os custos, despesas desnecessários. Analise despesa a despesa e corte tudo o que puder e o que não for possível cortar, tente reduzir.
Conduzir um negócio vai muito além de seguir cinco pontos, porém, o grande desafio neste momento é focar naquilo que garantirá a sobrevivência do negócio. Não é momento de jogar a toalha, entregar os pontos ou mesmo ignorar tudo o que está acontecendo. É hora de entender o cenário e pensar em uma estratégia capaz de salvar o negócio, afinal de contas, temos ainda um caminho pela frente.
* Júnior Brunhol é consultor empresarial
Deixe o seu comentário