Como as pessoas narcisistas se comportam?

Os comportamentos narcisistas são variados e normalmente difíceis de lidar.
sexta-feira, 06 de setembro de 2024
por Jornal A Voz da Serra
(Foto: Freepik)
(Foto: Freepik)

Os comportamentos narcisistas são variados e normalmente difíceis de lidar. Quem convive com pessoas com esse transtorno percebe essas atitudes, mas podem não saber o que dizer ou como reagir. Confira algumas dessas situações:

Mania de grandeza — A mania de grandeza se manifesta de múltiplas formas, como gabar-se de posses e sucessos, não dividir créditos de projetos coletivos, tomar decisões visando somente o próprio bem-estar e destratar quem os ignora. No ambiente de trabalho, chefes com mania de grandeza podem exigir muito de profissionais, tratá-los com grosseria quando não correspondem e colocá-los em situações difíceis para que eles, os chefes, se sintam bem consigo mesmos.

Necessidade de chamar atenção — Pessoas narcisistas precisam se colocar sempre no centro das atenções. Comentam com frequência sobre suas conquistas profissionais, e durante essas conversas, demonstram pouco interesse na vida dos outros, a menos que seja alguém importante e que possa ajudá-las de alguma forma. Tentam mostrar o quanto são interessantes, inteligentes e bem-sucedidas.

Falta de empatia — A dificuldade para ter empatia é uma das principais características desse transtorno. Por não conseguirem se colocar no lugar do outro, pessoas narcisistas não conseguem entender as críticas feitas ao seu comportamento ou determinadas atitudes ou palavras. Assim, elas magoam os outros sem perceber, tendo dificuldade para formar relacionamentos duradouros.  

Insegurança — O comportamento que esbanja imponência é normalmente uma fachada para a insegurança.

Quando a pessoa narcisista não recebe a atenção necessária para se sentir valorizada ou saber se está no caminho certo, ela fica insegura. Assim, precisa fazer alguma coisa para ganhar a admiração dos outros, e as suas atitudes podem parecer forçadas ou estranhas. Por exemplo, ela pode se convidar para eventos onde acredita que estará entre pessoas de status social elevado.

Manipulação — Elas manipulam quem está ao seu redor para que as situações saiam conforme o planejado por elas. Os seus esforços, no entanto, nem sempre dão certo. A manipulação tende a ser mais efetiva quando os outros aceitam a posição de inferioridade e, assim, a pessoa se aproveita da vulnerabilidade alheia. Entre as táticas usadas para manipular os outros estão: fazer o outro se sentir especial para que ele baixe a guarda e depois bombardeá-lo de questionamentos; chantagem emocional para incitar culpa; duvidar da capacidade do outro, levando-a a duvidar de si mesmo; e ser passivo-agressivo, demonstrando afeição e depois hostilidade.

Se fazer de vítima — É igualmente comum se fazerem de vítima para conseguirem o que desejam, ou quando fazem algo errado e recebem críticas por isso. Elas podem fazer cenas teatrais, como forçar o choro, parecer derrotada para despertar simpatia, reclamar do quanto estão sofrendo e de como a vida é injusta. Quem desconhece os comportamentos narcisistas, acaba ficando com pena e se oferece para ajudar ou para escutar a pessoa narcisista. 

Culpar os outros — Ela se acha incapaz de cometer erros, então os outros são sempre os errados. Mesmo quando outras pessoas apontam a sua responsabilidade nos problemas, ela ignora e encontra um jeito de culpar o outro. Isso pode levá-la a confrontar os indivíduos que apontou como culpados da situação e difamá-los para que a sua versão se sobressaia. 

Sensibilidade às críticas — Embora a pessoa narcisista pareça ter confiança e autoestima elevada, ela pode estar sempre à espera de repreensões. Não suporta críticas, mas, por temer recebê-las, passa muito tempo pensando na possível reprovação que receberá. Deste modo, responde mal a comentários inócuos. Familiares e cônjuges de narcisistas aprendem rapidamente a não repreendê-las por comportamentos inadequados para evitar conflitos.

(Fonte: psicologosberrini.com.br)

 

Publicidade
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Apoie o jornalismo de qualidade

Há 79 anos A VOZ DA SERRA se dedica a buscar e entregar a seus leitores informações atualizadas e confiáveis, ajudando a escrever, dia após dia, a história de Nova Friburgo e região. Por sua alta credibilidade, incansável modernização e independência editorial, A VOZ DA SERRA consagrou-se como incontestável fonte de consulta para historiadores e pesquisadores do cotidiano de nossa cidade, tornando-se referência de jornalismo no interior fluminense, um dos veículos mais respeitados da Região Serrana e líder de mercado.

Assinando A VOZ DA SERRA, você não apenas tem acesso a conteúdo de qualidade, mantendo-se bem informado através de nossas páginas, site e mídias sociais, como ajuda a construir e dar continuidade a essa história.

Assine A Voz da Serra

TAGS: