Acordo firmado entre o Sindicato do Comércio Varejista (Sincomércio) e o Sindicato dos Empregados no Comércio autoriza as lojas de Nova Friburgo e municípios vizinhos a estenderem o horário de funcionamento no mês de dezembro para atender melhor os consumidores em suas compras de Natal. A ampliação, facultativa, demanda homologação de termo de adesão à convenção coletiva junto às duas entidades.
Desta sexta-feira, 1º de dezembro, ao dia 9, as empresas do setor podem permanecer abertas até 21h; do dia 11 à véspera do Natal (dia 24), até 22h. Além do dia 24, o comércio fica liberado para funcionar nos domingos 3, 10 e 17 e nas manhãs dos dias 4, 11 e 18, segundas-feiras, quando normalmente o comércio local adota a Semana Inglesa.
O presidente do Sincomércio, Braulio Rezende, diz que a ampliação do expediente contribui para aumentar as vendas e facilitar a vida dos consumidores que procuram as lojas da cidade nesta época do ano. “A maioria das pessoas tem muitos compromissos em dezembro e gosta de contar com lojas abertas até mais tarde. Não devemos nos esquecer de que o comércio de Nova Friburgo atrai clientes de cidades da região e inclusive de lugares mais distantes, como comprovamos pelas consultas ao nosso SPC”, detalha ele, também presidente da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL), à qual está ligado o Serviço de Proteção ao Crédito.
Braulio esclarece ainda que a oficialização do termo de adesão, nos sindicatos patronal e laboral, consiste num processo rápido e simples que objetiva regulamentar o funcionamento em datas especiais, bem como garantir os direitos trabalhistas dos comerciários. “Nossa convenção prevê um único documento para o período inteiro de expediente ampliado. Já para os feriados, exige um termo para cada data”, salienta.
Encontram-se na área de abrangência do Sincomércio e do Sindicato dos Empregados no Comércio os municípios de Bom Jardim, Cachoeiras de Macacu, Cantagalo, Carmo, Cordeiro, Duas Barras, Macuco, Santa Maria Madalena, São Sebastião do Alto e Sumidouro, que seguem a convenção coletiva de Nova Friburgo em todas as suas cláusulas.
Deixe o seu comentário