Comércio autorizado a funcionar neste feriadão

Lojistas estão esperançosos com as vendas
quarta-feira, 20 de abril de 2022
por Jornal A Voz da Serra
Fotos: Henrique Pinheiro
Fotos: Henrique Pinheiro

Um acordo firmado entre os sindicatos do Comércio Varejista (Sincomércio) e dos Empregados no Comércio autoriza as lojas de Nova Friburgo e municípios da região a funcionarem nesta quinta-feira, 21, feriado nacional em homenagem a Tiradentes, e sábado, 23, feriado estadual em comemoração a São Jorge. Para abrir nestes dois dias as lojas precisam oficializar, junto aos dois sindicatos, o termo de adesão à convenção coletiva da categoria.

Muitos turistas, em especial os cariocas, que optarem por sair da capital neste feriadão que promete ser movimentado por lá devido ao carnaval fora de época, devem optar por Nova Friburgo como destino em busca de tranquilidade e clima ameno. O município serrano prevê que a  ocupação mantenha-se em 88,4%, índice bem próximo da média estadual, que é 90,26%. A pesquisa foi feita nos principais destinos turísticos do Estado do Rio pela Associação Brasileira da Indústria de Hotéis (ABIH-RJ) considerando três feriados neste mês de abril: o carnaval carioca de 21 a 24; Tiradentes e São Jorge. Com isso, os lojistas estão esperançosos com as vendas, e a expectativa é de um bom movimento na economia local. 

Braulio Rezende, presidente do Sincomércio, explica que a autorização para o comércio funcionar nos feriados dá liberdade de decisão aos empresários e garante atendimento aos consumidores em ramos essenciais, como supermercados e farmácias. Ele ressalta que a abertura em feriados é facultativa, assim como a extensão de horário próximo a datas especiais, como dias das Mães, Namorados, Pais, Crianças e Natal, igualmente prevista na convenção.

"Ambas ficam a critério de cada empreendedor, que escolhe o melhor para o seu negócio. A empresa ganha alternativa, desde que acate as normas contidas no nosso instrumento coletivo quanto aos direitos dos trabalhadores", reforça ele, também presidente da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL).

Além de Nova Friburgo, os municípios da área de abrangência do Sincomércio e do Sindicato dos Empregados no Comércio, que devem seguir o acordo coletivo são Bom Jardim, Cachoeiras de Macacu, Cantagalo, Carmo, Cordeiro, Duas Barras, Macuco, Santa Maria Madalena, São Sebastião do Alto e Sumidouro.

 

Um pouco sobre Tiradentes…

Todo dia 21 de abril, é feriado em todo o Brasil em homenagem a Joaquim José da Silva Xavier, o Tiradentes. Devido a seu envolvimento na Inconfidência Mineira, um dos primeiros movimentos organizados pelos habitantes do território brasileiro, no sentido de conseguir a independência do país em relação a Portugal, Tiradentes foi enforcado e esquartejado em 21 de abril de 1792. Séculos depois, o inconfidente ainda é lembrado por seu sacrifício. 

Executado como um criminoso, Tiradentes se transformou no primeiro herói brasileiro, logo após a Independência, em 1822. Mas foi apenas em 9 de dezembro de 1965 que o dia 21 de abril - data do enforcamento de Tiradentes, no Rio de Janeiro - foi considerado feriado nacional. Isso foi instituído pelo presidente Castelo Branco, por meio da lei 4.897. Tal lei também concedeu o título de "Patrono da Nação Brasileira" a Tiradentes. (Com informações do Uol Educação)

 

Publicidade
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Apoie o jornalismo de qualidade

Há 79 anos A VOZ DA SERRA se dedica a buscar e entregar a seus leitores informações atualizadas e confiáveis, ajudando a escrever, dia após dia, a história de Nova Friburgo e região. Por sua alta credibilidade, incansável modernização e independência editorial, A VOZ DA SERRA consagrou-se como incontestável fonte de consulta para historiadores e pesquisadores do cotidiano de nossa cidade, tornando-se referência de jornalismo no interior fluminense, um dos veículos mais respeitados da Região Serrana e líder de mercado.

Assinando A VOZ DA SERRA, você não apenas tem acesso a conteúdo de qualidade, mantendo-se bem informado através de nossas páginas, site e mídias sociais, como ajuda a construir e dar continuidade a essa história.

Assine A Voz da Serra

TAGS: