Começa a festa de São João Batista na Praça Dermeval

Arraiá vai até segunda-feira, dia do padroeiro de Nova Friburgo
sexta-feira, 21 de junho de 2024
por Jornal A Voz da Serra
(Foto: Henrique Pinheiro)
(Foto: Henrique Pinheiro)

Um dos eventos mais tradicionais de Nova Friburgo promete agitar a cidade neste fim de semana: a festa de São João Batista, que costuma atrair centenas de friburguenses e turistas ao arraiá montado na Praça Dermeval Barbosa Moreira, em frente a catedral do padroeiro, cujo dia é celebrado na próxima segunda-feira, 24. 

A programação religiosa da festa conta com diversas missas a partir desta sexta-feira, 21, na Catedral São João Batista. Em todas as celebrações haverá meditações sobre os muitos ensinamentos deixados pelo santo que é primo de Jesus Cristo e o batizou nas águas do Rio Jordão. Nas missas festivas, os padres celebrantes farão reflexões sobre os temas “João Batista, a voz que clama no deserto”, ‘Testemunha da luz” e “Um modelo de humildade”. 

Em todas as celebrações os devotos de São João Batista são convidados a fazerem doações de alimentos para doação às famílias assistidas pela catedral. São sugeridas as ofertas de massa de tomate, achocolatado em pó, alho, cebola, leite em pó ou caixinha longa vida, além de itens descartáveis para a festa. 

Nesta sexta-feira, 21, na catedral, tem missa dedicada à memória de São João Batista, às 8h, 12h e 19h; no sábado, 22, as missas serão às 8h e 19h; no domingo, 23, às 8h, 10h e 18h30, com o início da vigília do padroeiro. Na segunda-feira, 24, dia do padroeiro, as missas serão às 8h, 12h e 19h, esta solene e presidida pelo bispo da Diocese de Nova Friburgo, Dom Luiz Antônio Lopes Ricci.

Já a parte social da festa acontece na Praça Dermeval Barbosa Moreira, onde foi montado um palco para shows, barraquinhas com a venda de salgados, doces e refrigerantes e ainda um parquinho infantil que costuma garantir a alegria da garotada. A programação conta com apresentação do coro lírico Acrópolis, a partir das 20h, e show da banda Paralelo 14, às 21h. 

No sábado, as atrações são apresentação da quadrilha da catedral, às 17h30 e show da Banda Apaches, às 21h; no domingo, as atividades começam logo cedo com a Corrida de São João Batista, com largada às 9h, na Praça Dermeval; show do grupo Meu Xodó, às 15h30; quadrilha, às 17h30 e show da Banda Los Gringos, às 21h. Na segunda-feira, show da banda católica Reacender, às 21h.   

História do santo 

João Batista foi, segundo a Igreja Católica, filho do sacerdote Zacarias e de Izabel, prima de Maria, a mãe de Jesus. Para a maioria das denominações cristãs, São João é o único cujo nascimento e morte (24 de junho e 29 de agosto) são celebrados em duas solenidades, e não apenas no meio cristão; há diversos estudos elaborados sobre o tema que o colocam como uma das figuras fundamentais da Bíblia.

 

  • (Foto: Henrique Pinheiro)

    (Foto: Henrique Pinheiro)

  • (Foto: Henrique Pinheiro)

    (Foto: Henrique Pinheiro)

Publicidade
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Apoie o jornalismo de qualidade

Há 79 anos A VOZ DA SERRA se dedica a buscar e entregar a seus leitores informações atualizadas e confiáveis, ajudando a escrever, dia após dia, a história de Nova Friburgo e região. Por sua alta credibilidade, incansável modernização e independência editorial, A VOZ DA SERRA consagrou-se como incontestável fonte de consulta para historiadores e pesquisadores do cotidiano de nossa cidade, tornando-se referência de jornalismo no interior fluminense, um dos veículos mais respeitados da Região Serrana e líder de mercado.

Assinando A VOZ DA SERRA, você não apenas tem acesso a conteúdo de qualidade, mantendo-se bem informado através de nossas páginas, site e mídias sociais, como ajuda a construir e dar continuidade a essa história.

Assine A Voz da Serra

TAGS: