Com a chegada das férias escolares e do verão, saiba como evitar o desperdício de energia

Energisa alerta sobre aumento no consumo de energia nos dias mais quentes e dá dicas de economia para não ter susto com a conta ao final do mês
quarta-feira, 28 de dezembro de 2022
por Jornal A Voz da Serra
(Fotos: Divulgação)
(Fotos: Divulgação)

Férias escolares, família reunida em casa, TV e videogame ligados, bebida gelada para aliviar o calor e festas de fim de ano. Esse cenário desperta a atenção para um assunto bem sério: desperdício de energia elétrica. Aliás, muitas pessoas esquecem que a soma de pequenas atitudes diárias pode contribuir para uma conta de energia pesada ao final do mês.

Luciano Lima, gerente da Energisa Minas Rio, lembra que o consumo de energia aumenta significativamente nos períodos de temperaturas mais altas que coincide com as férias escolares. “O verão é sempre marcado pelo calor intenso e dias mais longos, o que automaticamente nos leva a deixar o ar-condicionado e ventiladores ligados por mais tempo. E, em virtude do calor, esses equipamentos demandam mais energia ao trabalharem para deixar o ambiente fresco nos dias quentes”.

O mesmo acontece com a geladeira que, se aberta a todo momento, ocasiona a troca de calor, gastando ainda mais energia para manter o espaço interno refrigerado. “Quanto mais tempo e pessoas há em casa, maior a frequência do ‘abre e fecha’ da geladeira. Então, além de conscientizar a todos da casa, que tal organizar ‘rodadas de comes e bebes’? Assim, bebidas, doces e petiscos que ficam na geladeira e freezers podem ser retirados de uma vez”, orienta Luciano.

Aparelhos ligados por mais tempo ou em stand-by e luzes acesas sem necessidade também contribuem, e muito, para o aumento da conta de energia. “E se na casa tiver mais de uma televisão, tente reunir a família para assistir todos juntos, o que evita vários aparelhos ligados ao mesmo tempo. E durante as férias escolares, a atenção deve ser redobrada: vale estabelecer horários para as crianças brincarem nos equipamentos eletrônicos como os videogames e TVs. E cuidado: não deixe as crianças brincarem com o celular ligado na tomada”, alerta o gerente.

Quando o uso do ar-condicionado for indispensável, mantenha as portas e janelas fechadas para bloquear a entrada do ar quente. Juntar o máximo de roupas sujas possível para usar a máquina de lavar de uma só vez também é uma prática de consumo eficiente de energia e de água. E no verão, dá para economizar bastante usando o chuveiro na temperatura verão ou desligado, e ainda utilizando o ferro apenas com roupas essenciais.

Como economizar? Atitudes simples podem economizar energia o ano todo:

  • tire os aparelhos da tomada após o uso;

  • evite banhos longos no modo ‘inverno’ e prefira banhos mais rápidos na posição ‘verão’;

  • feche a torneira ou o chuveiro se não estiver realizando enxágue.

  • se possível, substitua os equipamentos antigos por novos, que possuem controle de consumo de energia e selo Procel A;

  • desligue a luz ao sair dos ambientes e prefira lâmpadas LED, que são mais econômicas e duram mais tempo;

  • acumule as roupas e lave tudo de uma vez. O mesmo vale para o uso do ferro de passar. 

Acompanhe aqui a série do Descomplicador com Paulo Vieira e fique por dentro.

Uma imagem contendo homem, segurando, mesa, telefone

Descrição gerada automaticamente

Serviço    

Em caso de ocorrências envolvendo a rede elétrica, a comunidade deve entrar em contato com a Energisa pelos canais de atendimento:   

Publicidade
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Apoie o jornalismo de qualidade

Há 79 anos A VOZ DA SERRA se dedica a buscar e entregar a seus leitores informações atualizadas e confiáveis, ajudando a escrever, dia após dia, a história de Nova Friburgo e região. Por sua alta credibilidade, incansável modernização e independência editorial, A VOZ DA SERRA consagrou-se como incontestável fonte de consulta para historiadores e pesquisadores do cotidiano de nossa cidade, tornando-se referência de jornalismo no interior fluminense, um dos veículos mais respeitados da Região Serrana e líder de mercado.

Assinando A VOZ DA SERRA, você não apenas tem acesso a conteúdo de qualidade, mantendo-se bem informado através de nossas páginas, site e mídias sociais, como ajuda a construir e dar continuidade a essa história.

Assine A Voz da Serra

TAGS: