Colégio N.S. das Graças abrigará polo EAD da Católica de Petrópolis

Novo ponto de ensino à distância da universidade, em Olaria, oferecerá inicialmente cinco cursos de graduação
quarta-feira, 25 de novembro de 2020
por Guilherme Alt (guilherme@avozdaserra.com.br)
O Colégio Nossa Senhora das Graças, em Olaria (Arquivo AVS)
O Colégio Nossa Senhora das Graças, em Olaria (Arquivo AVS)

A Universidade Católica de Petrópolis (UCP) está vindo para Nova Friburgo. Segundo confirmou a reitoria da universidade, a UCP vai ocupar as instalações do antigo Colégio Nossa Senhora das Graças, em Olaria – na Rua Maria D'Ângelo Magliano nº 58 – e oferecerá inicialmente, em Friburgo, cinco cursos de graduação na modalidade de ensino à distância (EAD): Pedagogia, Administração, História, Teologia e Filosofia (os mais recentes da instituição).

O anúncio da chegada da UCP ao município não poderia ser mais oportuno. Nesta sexta-feira, 27, é comemorado o Dia de Nossa Senhora das Graças.

Quando o padre Luiz Cláudio Azevedo de Mendonça assumiu a Paróquia Nossa Senhora das Graças, ele observou que o espaço do Centro Social Nossa Senhora das Graças estava ocioso e, sabendo do projeto de expansão da UCP, o ofereceu para a universidade petropolitana. “A partir disso, foi iniciado o diálogo entre a Diocese de Nova Friburgo e a UCP para a abertura do Polo EAD”, explicou o padre Pedro Paulo, reitor da UCP.   

O Colégio Nossa Senhora das Graças fechou as portas no início de 2016, após ‭ ‬57‭ ‬anos de atividades (relembre aqui reportagem sobre a obra grandiosa do Monsenhor Mielli). Em nota, a Diocese de Nova Friburgo explicou na época que o encerramento se deveu a motivos financeiros,‭ ao baixo número de inscritos para aquele ano letivo, e ao crítico cenário econômico vivenciado pelo‭ ‬país,‭ ‬entre outros aspectos.‭

O anúncio da utilização do prédio do antigo Colégio N.S das Graças para abrigar o polo EAD da Universidade Católica de Petrópolis reacendeu a esperança entre os educadores de Nova Friburgo, ex-alunos da escola e moradores do bairro Olaria quanto a possibilidade da universidade reativar o tradicional colégio que marcou época em Nova Friburgo. Muitos ex-alunos gostariam que o N.S. das Graças voltasse a funcionar. Atualmente no prédio do colégio funciona o Centro Social N.S. das Graças.        

UCP: compromisso com a educação

Nos cursos EAD, o candidato poderá optar pelas licenciaturas em Pedagogia, História e Filosofia, curso que também é ofertado no bacharelado, habilitação para os cursos de Administração e Teologia.

A UCP também já está com seu processo seletivo aberto para 22 cursos ofertados na modalidade presencial, em Petrópolis. As inscrições para todos os cursos vão até 15 de janeiro.

A novidade do vestibular para o primeiro semestre de 2021 é o prazo ampliado para a realização da prova, que será dividida em cinco períodos de realização de 15 em 15 dias.

Apesar das inscrições se encerrarem em janeiro, as provas já começaram. Quem deseja ingressar na universidade pelo Enem, por transferência ou segunda graduação, o prazo de inscrição vai até 29 de janeiro.

“Nosso compromisso é com a Educação. Por isso, com a expansão do polo em Friburgo, novos cursos em EAD e um novo processo seletivo foi ampliado de maneira a atender a todos”, disse o vice-reitor da UCP, maestro Vizani.

Detalhes sobre a inscrição e mais informações sobre os cursos disponíveis podem ser obtidas no site da UCP: www.vestibular.ucp.br

 

LEIA MAIS

Depois do aumento dos atentados pelo Brasil, foram adotadas medidas de precaução contra possíveis massacres de alunos

Serão liberados R$ 150 milhões para financiar projetos nos municípios

Ibelga Ceffa Flores, da rede municipal, trabalha com pedagogia diferenciada: sala de aula alternada com dia a dia no campo

Publicidade
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Apoie o jornalismo de qualidade

Há 79 anos A VOZ DA SERRA se dedica a buscar e entregar a seus leitores informações atualizadas e confiáveis, ajudando a escrever, dia após dia, a história de Nova Friburgo e região. Por sua alta credibilidade, incansável modernização e independência editorial, A VOZ DA SERRA consagrou-se como incontestável fonte de consulta para historiadores e pesquisadores do cotidiano de nossa cidade, tornando-se referência de jornalismo no interior fluminense, um dos veículos mais respeitados da Região Serrana e líder de mercado.

Assinando A VOZ DA SERRA, você não apenas tem acesso a conteúdo de qualidade, mantendo-se bem informado através de nossas páginas, site e mídias sociais, como ajuda a construir e dar continuidade a essa história.

Assine A Voz da Serra

TAGS: Educação