Colégio Ibelga é destaque no Globo Rural

Escola rural alterna sala de aula com campo
terça-feira, 17 de outubro de 2023
por Jornal A Voz da Serra
(Fotos: Arquivo AVS)
(Fotos: Arquivo AVS)

Os friburguenses que assistiram ao programa Globo Rural, da Rede Globo, na manhã do último domingo, 15, ficaram felizes: O Colégio CEFFA Rei Alberto I (Instituto Bélgica-Nova Friburgo - Ibelga), no distrito de Campo do Coelho, foi pauta na edição do programa que pode ser conferido aqui

O programa mostrou o método de trabalho da fazenda-escola que usa a metodologia da pedagogia de alternância, na qual os estudantes passam uma semana na escola e outra em casa, ajudando os pais nas lavouras.

O Ibelga e a pedagogia da alternância

O Colégio CEFFA Rei Alberto I existe graças à iniciativa do belga Charles Van Hombeek. Apaixonando-se por essa localidade, conseguiu junto a algumas instituições, a exemplo da ONG belga Disop e da Prefeitura Municipal de Nova Friburgo, a instalação do Instituto Bélgica-Nova Friburgo.

Inaugurado em 17 de julho de 1990, a escola, em São Lourenço, iniciou as atividades da escola quatro anos depois. O Instituto Bélgica – Nova Friburgo é uma sociedade civil de direito privado, sem fins lucrativos, de caráter cultural, educacional, beneficente e filantrópico. Tem por finalidade estimular o desenvolvimento sustentável nos aspectos socioeconômico, cultural e ambiental através da educação e da elevação do nível técnico das comunidades rurais.

O Ibelga implantou Centros Familiares de Formação por Alternância, os Ceffas, que utilizam a pedagogia da alternância, sistema educativo surgido na França, em 1935, e que chegou ao Brasil 33 anos depois. Os ceffas funcionam em regime de alternância e consistem na organização da formação em espaços e tempos diferenciados. Em Nova Friburgo, os alunos alternam períodos de uma semana no centro educativo e outra no meio sócio-profissional-familiar.

Neste sistema pedagógico, o processo de ensino e aprendizagem desenvolve-se a partir da experiência e da realidade concreta dos educandos, onde o meio sócio-profissional-familiar representa o eixo principal da proposta pedagógica. 

Vale lembrar que, Vargem Alta, no sétimo distrito friburguense (São Pedro da Serra), região de cultivo de flores de corte, foi igualmente beneficiada em 2002, com uma escola do Ibelga, com formação em floricultura, denominada de Ceffa Flores.

Foto da galeria
Publicidade
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Apoie o jornalismo de qualidade

Há 79 anos A VOZ DA SERRA se dedica a buscar e entregar a seus leitores informações atualizadas e confiáveis, ajudando a escrever, dia após dia, a história de Nova Friburgo e região. Por sua alta credibilidade, incansável modernização e independência editorial, A VOZ DA SERRA consagrou-se como incontestável fonte de consulta para historiadores e pesquisadores do cotidiano de nossa cidade, tornando-se referência de jornalismo no interior fluminense, um dos veículos mais respeitados da Região Serrana e líder de mercado.

Assinando A VOZ DA SERRA, você não apenas tem acesso a conteúdo de qualidade, mantendo-se bem informado através de nossas páginas, site e mídias sociais, como ajuda a construir e dar continuidade a essa história.

Assine A Voz da Serra

TAGS: